..
quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Salpicão de Frango na Panela de Pressão Elétrica

Vocês pediram e hoje ensinarei minha receita prática de salpicão de frango, feito com ajuda da panela de pressão elétrica! Fica bem saboroso, molhadinho, com cremosidade e toques de crocância, e pode ser servido como acompanhamento, com saladas e até mesmo como recheio de um belo sanduíche.




Ingredientes:
1kg de peito de frango
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
Ervas ao seu gosto
3 cenouras raladas
1 xícara de azeitonas fatiadas
1 xícara de salsão/aipo fatiado ou 1 maçã verde em cubinhos
2 colheres de sopa de azeite
1 e 1/2 xícara de maionese
1 caixinha de creme de leite (200g)
Suco e raspas de 1/2 limão
1/2 xícara de salsinha e cebolinha picados
Sal e pimenta a gosto
Ervas a gosto
200g de batata palha

Opcionais: Milho verde, ervilha, uvas passas, damasco, presunto, pimentão, batata...

Coloque os peitos de frango na panela de pressão elétrica e em seguida cerca de 1 a 2 xícaras de água, não é preciso cobrir o frango com água, basta chegar até a metade da altura. Adicione o pedaço de cebola, os dentes de alho, louro, ervas e sal a gosto. Tampe a panela e coloque a válvula na posição de pressão e programe qualquer função de cozimento ajustando o tempo para 15 minutos.



Quando o tempo terminar retire a pressão lentamente, abra, retire o frango e já poderá desfiar. Eu prefiro desfiar enquanto ainda estão mornos, para isso a opção mais prática é usar a batedeira, isso mesmo, use o batedor tipo raquete e dê pulsadas e em segundos o frango estará totalmente desfiado, e quanto mais bater mais desfiado e picado ficará. Outra opção e usar o processador de alimentos, pode inclusive usar aquela lâmina de plástico para massas, pois deixará o frango menos moído. Também poderá desfiar em um prato com ajuda de dois garfos ou ainda colocando em um pote fechado e agitando bastante com força, o frango se desfiará todo.
Já sei que vocês irão perguntar se pode sacudir o frango dentro da panela de pressão elétrica e eu respondo, não recomendo, não acho bom para o eletro ser chacoalhado com força dessa maneira.
Depois de frio, coloque o frango em uma tigela e acrescente todos os demais ingredientes, exceto a batata palha, e misture bem, passe para a travessa onde irá servir e na hora de servir decore com a batata palha por cima e mais ervas.

Rendimento: Serve 8 porções.

Armazenamento: Geladeira por até 3 dias.

Dicas: Você pode incrementar o salpicão com os opcionais que passei, em quantidade de seu gosto, de acordo com o que preferir.
Evite misturar tomate, cebola, e frutas como abacaxi pois isso fará com que o salpicão tenha que ser consumido todo no mesmo dia, pois ingredientes assim soltam líquidos e estragam o prato.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


0 comentários:

Postar um comentário

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Salpicão de Frango na Panela de Pressão Elétrica 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top