..
quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Crème Brûlée na Pressão

Você não leu errado, é isso mesmo, hoje ensinarei como preparar um delicioso crème brûlée em poucos minutos na panela de pressão elétrica!
Para quem não sabe essa receita dá um pouco de trabalho e leva muito tempo se preparada da maneira tradicional, mas com essa versão que criei agora isso é coisa do passado.
O crème brûlée é uma das sobremesas francesas mais famosas no mundo, tanto que inspirou muitas outras versões em outros países, e uma outra coisa que impede as pessoas de fazerem é o creme de leite, pois geralmente é feito com o fresco, mas nessa versão vocês poderão usar aquele de caixinha mesmo.



Ingredientes:
400g de creme de leite (2 caixinhas)
100ml de leite (2/5 de xícara)
60g de açúcar (1/3 de xícara)
5 gemas (1/3 de xícara)
1 colher de chá de extrato de baunilha (5ml) ou 1/2 fava de baunilha
Açúcar para caramelizar

O preparo é bem simples, em uma tigela coloque as gemas, se quiser pode peneirar para retirar a película, e o açúcar, bata bem com um batedor tipo fouet até que os grânulos de açúcar se dissolvam e a mistura comece a ficar esbranquiçada. Acrescente o creme de leite, leite e baunilha, misture muito bem e deixe essa mistura descansar por uns 10 minutos, então com uma colher retire toda a espuma da superfície, isso deixará o crème brûlée mais lisinho por cima.
Agora separe potinhos tipo ramekin, aqueles que usamos para suflê, e despeje delicadamente a mistura neles, deixando 1cm de borda livre, cubra todo o potinho com papel-alumínio e coloque na panela de pressão elétrica com cerca de 2 cm de água no fundo dela, um banho maria como fazemos para pudins.
Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe qualquer função de cozimento ajustando o tempo para 10 minutos. Se você preferir o creme mais molinho pode deixar apenas 8 minutos.



Quando o tempo terminar retire a pressão da panela, retire os potinhos, descubra e deixe eles esfriarem, depois de frios cubra com papel filme plástico e leve para a geladeira por no mínimo 4 horas.
Se em sua panela não couberam todos juntos basta repetir o processo com o restante dos potinhos, e se forem bem menores que os meus pode reduzir o tempo.

Caramelizar:
Para caramelizar o crème brûlée basta colocar uma camada fina de açúcar cristal ou refinado por cima dele, tradicionalmente se usa um maçarico culinário e lentamente vai derretendo o açúcar até ele caramelizar e formar aquela casquinha, mas se você não tiver o maçarico pode aquecer uma colher na boca do fogão e ir passando sobre o açúcar em movimentos circulares até caramelizar. Outra alternativa é preparar um caramelo só com açúcar e despejar por cima, vai endurecer na hora, mas não pode ser muito para que a casquinha fique fininha.

Rendimento: 4 unidades.

Armazenamento: Em geladeira por até 3 dias, depois basta caramelizar na hora de servir.

Dicas: Nessa receita o ideal é usar o creme de leite de caixinha mesmo, se usar o de lata ou fresco pode ficar com aspecto de talhado.
Eu gosto de tirar o papel-alumínio depois de pronto para que não se forme condensação de água e caia no creme, e também por isso acho melhor levar para gelar apenas após estarem frios.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


2 comentários:

  1. Posso fazer pudim em potinhos de vidro individuais na panela de pressã eletrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contanto que os potinhos sejam adequados para essa finalidade ok

      Excluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Crème Brûlée na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top