..
quarta-feira, 10 de julho de 2019

Pudim de Ovos Português na Pressão

Vocês vão pirar nessa receitinha que trago hoje, é uma delícia super tradicional, o famoso pudim de ovos português, super perfumado, textura delicada, divino!
Esse pudim não leva leite condensado, é feito como antigamente. O aroma dele me lembra das pastelarias espalhadas aos montes por Portugal.



Ingredientes:
2 xícaras de ovos inteiros (8 ovos + ou -)
2 xícaras de açúcar comum (refinado)
2 xícaras de leite integral
1 colher de chá de extrato de baunilha
Raspas de um limão

Calda:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Como sempre falo e ensino, você deve usar medidores culinários, se não sabe o que é CLIQUE AQUI e aprenda como usar.
Em Portugal é utilizado o limão siciliano para as raspas, mas se você não tiver, pode usar o limão comum que encontramos no Brasil ou até o limão-cravo.
Vamos começar pela calda. Basta colocar o açúcar e a água em uma panela ou frigideira, fogo baixo, e deixar até começar a caramelizar, depois despeje na assadeira que irá utilizar, envolva todo o fundo e laterais e reserve. Não fique mexendo na calda durante o preparo nem deixe açúcar nas bordas da panela pois poderá açucarar.
Depois, em uma tigela, coloque o açúcar, as raspas de limão, baunilha e os ovos peneirados, misture bem. Para peneirar os ovos basta quebrá-los em uma peneira de furos maiores, estourar as gemas e deixar escorrer, para remover as películas do ovo.
Depois de bem misturado acrescente o leite e misture novamente. Você pode usar apenas um batedor / fouet ou colher para misturar, não precisa bater no liquidificador nem nada.
Despeje essa mistura na assadeira, cubra com papel-alumínio ou tampa se sua forma tiver, coloque 1 xícara de água na panela de pressão elétrica, coloque a forma com o pudim, tampe a panela de pressão elétrica, posicione a válvula na posição de pressão e programe qualquer função de cozimento ajustando o tempo para 15 minutos.



Assim que terminar retire a pressão da panela, retire a forma de dentro com cuidado, deixe esfriar e após isso leve para gelar bem, eu costumo deixar de um dia para o outro. Quando o pudim estiver bem gelado é só desenformar e servir!

Rendimento: Serve de 8 à 10 pessoas.

Armazenamento: Geladeira por até 4 dias.

Dicas: Você também pode fazer o pudim apenas com gemas, ficará mais intenso, não é o mais tradicional mas há alguns lugares onde também é feito assim, lembrando um quindim sem coco.


É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


6 comentários:

  1. Cumprimentos desde Lisboa, Portugal, grata pela partilha de receitas tão deliciosas.

    ResponderExcluir
  2. Oi boa noite,sou nova no canal,e estou amando as suas explicação ,e receitas de panela elétrica ! 😍

    ResponderExcluir
  3. Onde eu compro uma fôrma que caiba na panela? Qual a medida do diâmetro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que procurar, lojas, internet.... vc tem que medir sua panela e a forma na hora da compra

      Excluir
  4. Um beijoo de Portugal :* sem saberes és o 'meu melhor amigo', a seguir à panela de pressão eléctrica claroooooo :D

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Pudim de Ovos Português na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top