..
quarta-feira, 4 de abril de 2018

Carne à Vinagrete na Pressão / Lagarto na Pressão

Com certeza você deve se lembrar desse prato que já fez a alegria das nossas festas e confraternizações na infância... pois bem, esse tipo de receita está voltando com tudo, porque é fácil, gostosa, acessível e traz aquelas lembranças dos bons tempos. 
Esse lagarto à vinagrete é dos céus, fica tipo uma conserva, é ótimo tanto para comer dentro de um pãozinho como lanche, como para acompanhar saladas e petiscar, garanto que todos vão amar!



Ingredientes:
1 peça de lagarto
1/2 xícara de água
Sal
Pimenta-do-reino
Ervas à gosto

Para o vinagrete:
1/2 pimentão vermelho ou amarelo
2 tomates médios ou grandes maduros
1 cebola grande
3 dentes de alho
1/2 xícara de azeitonas verdes ou pretas
1/2 xícara de vinagre de sua preferência
1 xícara de azeite
Sal, pimenta e ervas à gosto (salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, tomilho...)

Coloque a peça de carne na panela de pressão elétrica, acrescente a água, sal, pimenta e ervas. Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe qualquer função de cozimento ajustando o tempo para 60 minutos.
Assim que o tempo terminar retire a pressão, retire a carne, coloque em uma travessa ou pote, tampe, leve para a geladeira. O caldo que irá sobrar não será usado, mas você pode aproveitar em outros preparos ou descartar.


Quando a carne estiver beeem gelada, eu costumo deixar de um dia para o outro na geladeira, fatie com uma faca afiada, se preferir pode usar até fatiador de frios.
Enquanto isso, lave, higienize e seque bem os legumes do vinagrete. Remova as polpas, todas as sementes e talos, corte tudo em cubinhos. Coloque em uma tigela, acrescente todos os demais ingredientes, misture bem e reserve.

Montagem:
Separe um pote ou travessa, nela coloque um pouco do vinagrete, depois faça uma camada com fatias da carne, repita o processo até acabar, aperte bem para remover o ar que ficou entre as camadas, leve para gelar, após 2 horas já pode ser servido, embora após 1 dia seja o ideal.
Lembre-se de manter higiene total em todo o preparo, assim a durabilidade dessa "conserva" será maior, e de manter sempre em geladeira caso não esteja consumindo.

Armazenamento: De 7 à 8 dias em geladeira, pote ou recipiente bem fechado e higienizado.

Dicas: Não fure ou corte a carne com garfos ou facas, nem crua nem após estar cozida, isso irá cortar as fibras e na hora de fatiar as fatias não ficarão bonitas e inteiras. Se preferir você pode misturar de uma vez toda a carne e o vinagrete, para que todo o sabor se envolva melhor, depois siga com o mesmo processo.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


1 comentários:

  1. Amo suas receitas Maurício. Por favor faz mocotó,rabada,costela gaucha,galinha caipira e dobradinha na panela de 5 litros da Mondial.Continue sendo o gourmet maravilhoso que você é sempre.Sou sua eterna fã.Um forte abraço

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Carne à Vinagrete na Pressão / Lagarto na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top