..
terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Especial Baby 8 à 10 meses - Papinhas e Purês para Bebês


Continuando com a nossa série de receitinhas para as mamães prepararem para seus bebês sem trabalho mas cheias de nutrientes, hoje iremos para a segunda fase da introdução de alimentos com papinhas e purês. Agora os alimentos já devem ter mais consistência, mas nada deve ser rígido, pois a criança não conseguirá mastigar de tudo.

LEMBRETES:
Aqui darei sugestões e variações, usando a panela de pressão elétrica, mas que nada disso dispensa o acompanhamento e orientações do médico que acompanha seu filho, então você poderá trabalhar a alimentação dele conforme necessário, avançar ou aguardar, e ainda aprender muitas dicas para otimizar seus dia-a-dia e preparo das refeições dos pequeninos.
Para quem não sabe, o preparo dos alimentos na panela de pressão elétrica, além de conservar todo o sabor e cor, e ser mais rápido, preserva todos os nutrientes, garantindo assim a melhor qualidade e saudabilidade do que você vai preparar.

Hoje ensinarei mais duas receitinhas, uma papinha e um purê.

Purê de Batata-doce
2 xícaras de batata-doce
2/3 de xícara de água filtrada

Coloque os ingredientes na panela de pressão elétrica, tampe, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 10 minutos.



Assim que o tempo terminar, retire a pressão, abra a panela, e coloque tudo em uma tigela, amasse com um amassador ou com um garfo e sirva. Se quiser mais molinho acrescente mais água.

Dicas: A batata-doce é bem energética, rica em fibras, e você pode fazer este mesmo processo substituindo ela por outros legumes, e ainda pode incrementar com outros alimentos e temperar com ervas. Uma dica é amassar apenas uma parte e a outra deixar mais pedaçuda, ofereça ao bebê e veja o que ele prefere, assim ele já vai se acostumando com pedacinhos.

Agora uma papinha mais consistente, com mais fibras ainda, e com uma textura bem diferente do que ensinei até agora.

Papinha de Espinafre com Cenoura
2 xícaras de espinafre (na hora de medir vá apertando na xícara)
1 xícara de cenoura em cubos
1/2 xícara de água

Coloque os ingredientes na panela de pressão elétrica, tampe, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 10 minutos.



Assim que o tempo terminar, retire a pressão da panela, abra e passe tudo para uma tigela, com um garfo e uma faca vá picando e amassando tudo, depois é só servir.

Dicas: Substitua a cenoura por outros legumes, substitua o espinafre por couve, tempere com ervas e se quiser acrescente carne bovina ou de aves bem triturada, o processador de alimentos é ótimo para isso, tome o cuidado de limpar bem a carne, removendo gordurinhas e nervinhos que podem fazer o bebê se engasgar. O ideal é você mesmo moer sua carne em casa, assim evita contaminações. Com o tempo você pode ir deixando os talinhos mais macios do espinafre, são muito ricos em fibras.

Armazenamento: Após o preparo você pode armazenar as papinhas em potinhos ou frascos bem fechados, em geladeira, os mesmos devem estar super limpos e secos. Armazene em geladeira por até 2 dias, ou congele por até 15 dias, na hora de servir basta reaquecer. Não armazene sobras.

Sal e temperos: Recomenda-se que não se use sal na alimentação dos bebês até pelo menos 1 ano, e depois caso decida usar que seja em quantidade bem reduzida, apenas para realçar o sabor. Após o bebê se acostumar com os sabores mais simples e combinados, você pode temperar os alimentos com cebola e ervas como orégano, salsinha, alecrim, manjericão, mas não exagere para que ele não estranhe. Alho também em pouquíssima quantidade, a maioria não gosta muito e rejeita os alimentos com ele.

Higienização: Sempre lave muito bem os alimentos, no início é bom sempre descascar, mas depois pode até manter com casca para agregar fibras. Alimentos orgânicos são sempre melhores.
Após lavar bem em água corrente e com esponjinha, deixe sempre os alimentos ao menos 20 minutos de molho em água com hipoclorito de sódio (você pega em postos de saúde ou compra em farmácias) e depois para eliminar a maior parte dos agrotóxicos em solução de água com bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa para cada litro.

Observações: Agora você já pode começar a incluir as proteínas aos poucos, moídas ou beeem picadinhas. Usar um fio de azeite ou óleos saudáveis também já é recomendado. Para enriquecer ainda mais, acrescente uma gema de ovo cozida, misturando na papinha, a clara é melhor apenas na próxima fase.

E não perca a próxima fase, na próxima postagem da série trarei mais receitinhas e dicas.

Acompanhe todas as postagens dessa série clicando AQUI!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


4 comentários:

  1. Parabéns Maurício ��...amei as dicas, minha ���� já tem + de 1 ano, esperando ansiosa o próxima fase!
    Amando esses posts!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas de fazer as comidinhas na pressão! Não havia me ocorrido fazê-las lá. Aqui a pediatra orientou começar com proteína, carbo, leguminosa e vegetais logo de cara! 1 porção de cada, na mesma papinha! No início foi complexo, mas agora ele devora tudo e o que mais ama é a moranga. Então tudo que faço, coloco moranga haha!

    ResponderExcluir
  3. Nem to acreditando que você tem post de babys!! Que maravilha! Queremos um programa de TV para você já! AlÔ, GNT!!!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Especial Baby 8 à 10 meses - Papinhas e Purês para Bebês 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top