..
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Pernil ou Lombo Desfiado na Pressão (Pulled Pork)

Quem aí também ama pulled pork? Aquela carne suína desfiada, suculenta e cheia de sabor, utilizada principalmente para fazer lanches, aliás se vê muito no exterior e aqui no Brasil em feirinhas, e é mega fácil de preparar. Uma boa opção para festinhas, eventos e lanches em família!



Ingredientes:
1kg de pernil ou lombo
2 cebolas médias (branca ou roxa)
3 dentes de alho
1/2 xícara de molho barbecue ou molho de tomate
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de páprica ou colorau
1/2 colher de chá de cominho
1 pitada de pimenta caiena ou 1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Corte o pernil ou lombo em pedaços, coloque-os na panela de pressão elétrica juntamente com todos os demais ingredientes, misture para que o tempero se espalhe, tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe ajustando o tempo para 60 minutos em qualquer função de cozimento. Caso sua panela só chegue à 30 minutos basta programar por mais 30 assim que o primeiro tempo acabar.



Quanto terminar deixe a panela fechada por mais uns 10 minutos e só então retire a pressão e abra. A carne estará macia, já desfiando só de passar a colher e terá se formado o molho. Você pode desfiar com uma colher mesmo dentro da panela ou pode retirar os pedaços, desfiar, remover a gordura e juntar o molho novamente à carne já desfiada. Depois disso coloque para ferver em fogo baixo por mais 10 minutos, assim o sabor penetrará melhor.
Agora é só servir. Geralmente é servido em pão tipo ciabatta com rúcula, molho pesto ou saladinha coleslaw, que é uma saladinha a base de repolho, mas nada impede de você servir como preferir.

Rendimento: Serve uma média de 20 pessoas.

Armazenamento: Em geladeira, recipiente bem fechado, até 3 dias, congelado por até 3 meses.

Dicas: Acrescente outras especiarias como louro, noz-moscada, pimentas, etc... ao seu gosto. Também fica ótimo servido em pães rústicos e até como ragu com massas.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


6 comentários:

  1. Adriana Cavalcante6 de setembro de 2018 16:31

    Olá, essa mesma receita pode ser feita com outra carne ? Lagarto por exemplo ? Obrigada.
    Nos seus livros têm as mesmas receitas dos blogs, ou tem mais receitas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure por carne louca aqui no blog. Algumas sim, outras não.

      Excluir
  2. Hummm.... Mauricio.. mais uma receita de sucesso com certeza. Vou testar, só tenho lombo de porco em casa mas vou comprar o pernil e testar com certeza. Hoje lembrei de voce, eu fiz Barriga de Porco na cerveja preta, suco de laranja e anis na panela de pressão elétrica. Ficou boa para a primeira tentativa mas ainda preciso de muito mais prática para chegar aos pés das suas receitas.

    ResponderExcluir
  3. Não sei como fui para no seu canal no youtube, mas depois de descobrir, comprei essa panela e passei a cozinhar. Salvou minha vida de solteiro aushaushau.

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Pernil ou Lombo Desfiado na Pressão (Pulled Pork) 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top