..
quarta-feira, 8 de março de 2017

Sardela na Pressão

Se você é fã de antepastos italianos como eu vai se apaixonar por essa receita, é uma sardela bem tradicional mas feita de uma maneira muito rápida. Fica suave, cremosa, não fica oleosa... perfeita para ser consumida com um belo pãozinho ou ainda compor sua mesa de happyhour com queijos e vinhos... huuummmm.
Além de tudo isso dá para presentear os amigos ou vender e ganhar uma graninha extra, imagine kits com essa sardela e a caponata que já ensinei aqui!



Ingredientes:
5 pimentões vermelhos
1/2 cebola média
3 dentes de alho
1 colher de sopa de orégano
1/2 xícara de azeite
50gr de aliche / anchova
1 lata de sardinha
1/2 colher de chá de pimenta calabresa (opcional)
Sal à gosto

Algumas dicas importantes para ter uma sardela incrível, primeiro escolha pimentões totalmente vermelhos, sem manchas de outras cores, quanto mais vermelhinhos melhor, azeite extra virgem de boa qualidade, a sardinha defumada de preferência, se não tiver use a tradicional e a pimenta é à gosto, se você gosta de um toque picante.
Corte o pimentão em tiras ou cubos pequenos, remova as partes do caule verde e as branquinhas do interior, tire todas as sementes, coloque na panela. Descasque o alho e corte ao meio, remova aquela pontinha do centro dele, isso faz com que não fique indigesto ou cause mal hálito, coloque na panela também. Pique a cebola e acrescente junto.
Por cima de tudo coloque o azeite, orégano, pimenta e o líquido da lata de sardinha, apenas da sardinha.
Tampe a panela e programe alguma função de cozimento ajustando o tempo para 10 minutos.



Quando o tempo terminar retire a pressão, acrescente as sardinhas e o aliche escorrido. Com um mixer de mão triture tudo muito bem, até não ficar nenhum pedacinho, prove, ajuste o sal se necessário e pronto. Ligue novamente a panela e deixe ferver por uns 5 minutos, isso dará uma encorpada e garantirá a durabilidade, não deixe apurar muito, lembre-se que depois de fria a sardela encorpa mais e intensifica a cor.
Se não tiver mixer pode bater no liquidificador ou processador de alimentos.

Rendimento: 600g em média.

Armazenamento: Em pote bem fechado e esterilizado na geladeira. Como é um tipo de conserva dura muitos meses, o ideal é dividir em frascos menores, assim vai abrindo conforme for consumindo e garante a durabilidade, por isso a validade é indeterminada, quanto mais limpos e esterilizados estiverem os utensílios utilizados maior a durabilidade. Se for guardar em frascos pode colocar quente e fechar, assim depois de frio forma vácuo e dura mais também.

Dicas: Se quiser uma sardela bem suave use duas latas de sardinha e não use o aliche, se quiser bem forte não use a sardinha e use 100gr de aliche e se quiser usar sardinha fresca limpe muito bem, remova rabo e barbatanas, deixe apenas o filé, coloque para cozinhar a sardinha já picada juntamente com o pimentão.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


5 comentários:

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Sardela na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top