..
quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Bolo Nega Maluca na Pressão - Bolo de Chocolate ou Brigadeiro

Tem comida mais acolhedora que um belo bolo de chocolate com cobertura? Acho esse bolo tão clássico, tão mãe, tão vó, tão infância, família rs...
Já ensinei vários bolos aqui no blog, inclusive fiz um festival de dezenas de sabores AQUI, e você também pode preparar desta mesma forma, além de poder variar um pouco.
Para a cobertura darei duas opções, uma com leite condensado e outra sem, aí vocês escolhem, dá até para fazer em versão sem glúten ou sem lactose.



Massa:
3 ovos
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de cacau em pó (ou 1 xícara de chocolate em pó ou achocolatado)
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento

Cobertura 01:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de cacau em pó (ou 1/2 xícara de chocolate em pó ou 1 xícara de achocolatado)

Cobertura 02:
1 xícara de leite de qualquer tipo
1 xícara de chocolate em pó
3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1/2 xícara de açúcar

Para decorar:
Granulados de chocolate ou confeitos à sua escolha

Essa receita é tão simples que nem precisa utilizar batedeira ou liquidificador, basta usar uma tigela e um fouet.
Coloque os ovos, manteiga e açúcar na tigela, misture até ficar bem homogêneo, acrescente o cacau e misture bem, depois o leite e a farinha e misture novamente (não precisa ficar batendo, apenas misturar e pronto) e por último acrescente o fermento, envolva na massa e pronto.
Unte o fundo da cuba da panela de pressão elétrica com manteiga e forre com um circulo de papel-manteiga (ou papel-toalha como muita gente gosta), despeje a massa pronta e alise por cima.
Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão ou sem pressão, tanto faz neste caso, programe qualquer função de cozimento ajustando o tempo para 30 minutos.



Enquanto o bolo fica pronto você pode ir fazendo a cobertura, é bem simples, basta misturar tudo em uma panela, fogo médio, mexendo sem parar, até começar a engrossar, então desligue o fogo e reserve.
Passado o tempo do bolo destampe a panela, retire a cuba, vire o bolo sobre um prato, desvire ele e cubra com a cobertura e granulados!

Rendimento: 10 ou mais fatias.

Armazenamento: 3 dias no máximo fora da geladeira e 1 semana em geladeira.

Dicas: Faça o bolo com outras coberturas, acrescente especiarias na massa ou sirva sem cobertura para o café ou lanche estilo bolinho da vovó.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


29 comentários:

  1. Seus bolos são demais, já fiz vários, vou ter que fazer este também.

    ResponderExcluir
  2. Vc é um querido ! Te sigo nas redes sociais! Já fiz várias receitas , preciso fotografar ..,e quero comprar a fritadeira .abç

    ResponderExcluir
  3. maravilhoso esse blog seu ! amei obrigado querido.

    ResponderExcluir
  4. Oie Maurício, tudo bem querido? Já te sigo na fritadeira e agora estou aqui rsrs. Não tenho a panela de pressão, mas tenho a elétrica de arroz e vou tentar adaptar suas receitas nela kkkkkkkkkk um BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. Não amiga, uma coisa não tem nada haver com a outra, são aparelhos completamente diferentes rs

      Excluir
  5. Olá Mauricio.
    Posso trocar o leite por água.
    Grato.

    ResponderExcluir
  6. Comprei uma estou ansiosa que chegue para fazer essas receitas maravilhosas....

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maurício, tudo bem? Essa receita tem valor sentimental para mim também. Eu adorei essa forma de fazer, pois ficou bem mais prático. Já fiz várias vezes. Eu adoro os seus blogs e faço muitas receitas. Beijo,

    ResponderExcluir
  8. Você está de parabéns, adoro suas receitas , bjus

    ResponderExcluir
  9. Finalmente comprei minha panela de pressão elétrica!! E pra estrear resolvi experimentar o Bolo Nega Maluca. Fiquei simplesmente maravilhada!!!!! Nunca fiz um bolo tão fofinho e gostoso assim! Aprovadíssimo! E a panela é surpreendente! Muito segura e fácil de usar. No começo fiquei em dúvida se ela estava funcionando porque não faz barulho nenhum. Completamente silenciosa! Amei! Vou testar várias outras receitas do blog. Parabéns Maurício!!!

    ResponderExcluir
  10. To apaixonada pela suas receitas😍ja fiz sopa de ervilha...agora vou fazer esse bolo de chocolate😚

    ResponderExcluir
  11. olá Maurício,estou amando suas receitas.Nunca fiz bolo na panela de pressão elétrica.Vou fazer esse.Sucesso p vc.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite lindooo...acabei de fazer o bolo com a cobertura 2,ficou MARAVILHOSO,mto fofo,minha panela e Philco e foi 40 minutos....adorei...bjossss

    ResponderExcluir
  13. Olá, Maurício! Fiz esse bolo hoje e ficou sensacional!!!! Parabéns pelas receitas, criatividade e simpatia e obrigada por compartilhar conosco. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Oii Friend! Descobri recente seu blog e canal no YT. Estou maravilhada com suas receitas, logo irei fazer boa parte delas! Kkkk
    Adorei suas dicas. :-*

    ResponderExcluir
  15. Eu faço esse bolo sempre devido a praticidade. Adaptei mudanças e descobri outros sabores incríveis com a base da massa: banana com canela, laranja, baunilha com marshmalow e por aí vai. Suas receitas são um sucesso aqui em casa. Você já tentou fazer pão de ló nessa panela?

    ResponderExcluir
  16. Salva-Vidas, adoro seu canal, comprei uma Fun Kitchen, mas acredito que seja tão boa quanto a Mondial, ela chegou hj, fiz feijão, bife a rolê e pretendo fazer o bolo antes de dormir pra o café de amanhã, já tenho o menu da semana KKK todas as receitas do seu canal, claro! Te desejo muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por compartilhar. Hoje eu enfim fiz e adorei o resultado, sendo que o leite tinha acabado, então eu fiz c/ café forte, até fiquei c/ medo d estragar a recita, mas deu certo

    ResponderExcluir
  18. Maurício você é demais ♥️
    Um dia estava pesquisando panela de pressão elétrica, e como de costume pesquisei no YouTube e encontrei teu canal, me apaixonei no mesmo instante.
    Que cara dez, educado, ótimas receitas e indicou a panela mais incrível que eu poderia ter...
    Hoje minha panela chegou!
    Fiz essa receita de bolo de chocolate e adorei..
    Fiquei tão feliz porque meus bolos sempre sai errado!
    Mas essa receita foi incrível, deu super certo, você não sabe o quão grata estou..♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá friend! Que ótimo, isso me deixa muito feliz. Bem-vinda♥

      Excluir
  19. Oi Maurício, fiz hj essa receita deu super certo,sigo vc em todas as plataformas, vc é demais ,obrigada por compartilhar suas receitas com todos nós

    ResponderExcluir
  20. Fiz o bolo agora mesmo!!! Maurício meu amigo!!!! Que delícia é esse bolo!!
    Dá super certo e fica fofissimo!! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  21. Te encontrei no youtube por um acaso e não sabia bem usar minha panela de pressão elétrica, tenho ela a quase 1 ano e usei uma vez só, agora já estou aqui me remexendo toda pra fazer suas receitas, que delicias ver os vídeos, da muita vontade de fazer e comer hummm. Obrigada!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Bolo Nega Maluca na Pressão - Bolo de Chocolate ou Brigadeiro 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top