..
quinta-feira, 19 de maio de 2016

Músculo ao Molho Escuro na Pressão

Preciso falar mais alguma coisa? Gente, essa imagem acho que fala tudo! Essa receita super fácil de músculo bovino fica com esse resultado lindo, carne macia e suculenta, quase desmanchando de tão molinha, o molho lindo e escuro como de bons restaurantes e o aroma sensacional.
O músculo é uma carne relativamente barata e muito rica em nutrientes e excelente para este tipo de preparo.



Ingredientes:
1kg de músculo bovino em fatias grossas
1 cenoura grande picada em cubinhos pequenos
1/3 de xícara de shoyo, molho inglês ou cerveja preta
1/2 xícara de molho de tomates pronto
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de cebola picada ou triturada
1 colher de sopa de alho picado ou triturado
1 unidade de caldo de carne
1 colher de chá de páprica ou colorau
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de canela
Sal e pimenta-do-reino à gosto (se usar o shoyo ou molho inglês deixe para acertar o sal no final)
Salsa e cebolinha picadas para finalizar

Coloque todos os ingredientes na cuba da panela de pressão elétrica, misture, tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe qualquer função (pode ser carne, legumes, feijão...) ajustando o tempo para 60 minutos.
Agora é só esquecer e deixar a panela trabalhar por nós rs



Assim que terminar o tempo retire a pressão devagar e com cuidado, abra a panela e verifique se a carne esta bem macia, se estiver ok, se não estiver cozinhe por mais tempo até ficar macia e molinha.
Agora você notará que mesmo não colocando água resultou em bastante molho, então basta ligar a panela novamente e sem uso de pressão ou destampada deixar o molho apurar até ficar em uma consistência e quantidade legal, após isso prove e ajuste o sal se for necessário.
Assim que começa a amornar o caldo dá uma engrossada naturalmente, mas caso ache o seu ralo pode diluir 1 colher de chá de farinha de trigo em 1 colher de sopa de água e acrescentar ao molho, ligar a panela e deixar engrossar por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Agora é só salpicar salsa e cebolinha picados por cima e servir, e já falo logo que vai bem com tudo, de arroz branco simples a polenta e massas.

Rendimento: 6 porções generosas.

Armazenamento: Pode ser mantido em geladeira por até 3 dias ou congelado por até 1 mês.

Dicas: Se quiser acrescentar batatas ou outros legumes basta programar a panela por 50 minutos, depois abrir, colocar os legumes, tampar e programar por mais 10 minutos.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


19 comentários:

  1. Humm!! Que delicia!! Já sei o Q fazer para o almoço de domingo!! Maurício vc é 10!! Continue sempre assim, nos inspirando sempre a cozinhar!! Amo suas receitas!! Bjos Ana Dar

    ResponderExcluir
  2. Fiz hj está carne, ficou esplêndida... foi a primeira receita que eu fiz daqui... Parabéns Maurício

    ResponderExcluir
  3. Meu queridíssimo! Fiz para meu marido hoje e ouvi que foi o melhor músculo que ele já comeu! Meu marido ama músculo... E fica super macio desse jeito que vc ensina, derrete na boca!

    ResponderExcluir
  4. Maurício meu anjo aqui no blog não tem vídeo dessa receita não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não são todas as receitas que faço vídeos, videos exigem muuuito trabalho. Basta fazer conforme ensino na receita, é simples e fácil assim mesmo, como todas que ensino. Abraços e obrigado pelo carinho.

      Excluir
    2. tem no youtube
      https://youtu.be/cI78YQ2W2Gc

      Excluir
  5. Fiz hoje. Ficou fantástico. Caprichei na noz moscada, páprica e canela. Acrescentei chouriço espanhol e azeitonas pretas. Acompanhou arroz e um vinho espanhol com uva garnacha. Supimpa! Obrigado pela receita.

    ResponderExcluir
  6. Maravilha!! Amei!! vc é show!! me ajuda muito porque chego cansada e preciso fazer a janta... as suas receitas adiantam muito a minha vida!! Gratidão, amado!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu fiz essa receita é divina.Amo suas receitas me ajudao demais.Quase TDS os dias tento fazer uma vc é ótimo.E pelo jeito ama o que faz.parabens.

    ResponderExcluir
  8. Excelente. Servi com purê de batata doce com parmesão gratinado. Comi rezando!

    ResponderExcluir
  9. Excelente trabalho. Você ensina bem. Blog sensacional. Canal do youtube é sensacional! Parabéns! Merece todo sucesso pela dedicação e capricho.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Mauricio
    Acabei de ganhar a panela de pressão elétrica.Estou simplesmente babando nas receitas...
    Posso diminuir a quantidade certo? A dúvida é se o tempo de cozimento continua o mesmo?
    Obrigada e parabéns por esse trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Consigo fazer com outra carne? Acém por ex?
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  12. Adoro suas receitas 😍 vc é ótimo 🤗 obrigada 😘

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Músculo ao Molho Escuro na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top