..
quarta-feira, 13 de abril de 2016

Homus de Grão-de-Bico na Pressão

Para quem não conhece ou até já comeu mas nem sabia do que se tratava, o homus (hummus tahine) é uma pastinha árabe feita de grão-de-bico, geralmente come-se acompanhado de pão folha, pão árabe, etc... Eu simplesmente adoro!
Além de tudo é um alimento muito saudável, leve e cheio de nutrientes, faz muito bem para a saúde e é uma ótima opção para quem quer evitar aqueles patês mais gordos, além de ser delicioso claro.



Ingredientes:
1/2 pacote de grão de bico (250gr)
4 colheres de sopa de tahine (se não sabe o que é ou não encontra onde mora explicarei como fazer mais abaixo)
2 colheres de sopa de suco de limão
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara aproximadamente de água (pode ser a que sobrará do cozimento do grão-de-bico)
Sal à gosto
Páprica, pimenta e azeite à gosto para finalizar

O primeiro passo é cozinhar o grão-de-bico, para isso coloque ele em uma tigela funda e cubra com água, deixe de molho por 12 horas, costumo colocar a noite e deixar até de manhã do dia seguinte ou de manhã para fazer a noite. Após o tempo de molho, escorra bem a água e coloque os grãos-de-bico na panela de pressão elétrica, coloque água novamente até cerca de 4 dedos acima dos grãos, tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe para cozinhar por 25 minutos, pode usar a função LEGUMES ajustando para esse tempo.
Enquanto isso se você não tiver tahine em casa ou não encontra onde mora pode preparar um substituto. O tahine é basicamente um creme feito de gergelim, e para fazer este substituto bata no liquidificador 2 colheres de sopa de gergelim com 3 colheres de sopa de água, 1 colher de sopa de azeite e uma pitada de sal. Bata bem até fica homogêneo, reserve para usar na receita.



Depois do grão-de-bico cozido, retire a pressão da panela, escorra bem os grãos e deixe amornar ou esfriar. Coloque os grãos e todos os outros ingredientes da receita em um processador de alimentos e bata bem, até ficar uma pasta cremosa e uniforme, sem pedacinhos. Caso precise ou goste pode acrescentar um pouco mais de água até ficar no ponto desejado. Se não tiver processador de alimentos pode usar um liquidificador, mas dará mais trabalho e acabará ficando mais mole também.
Coloque essa pasta pronta, que já é o homus, em um recipiente, regue com azeite, salpique páprica e pimenta à gosto e sirva com pães tipo árabe, pão folha, chapatti, torradinhas... já até ensinei a fazer pão folha tipo chapatti na AirFryer AQUI se quiser fazer o seu, é pratico, barato e mais gostoso que os comprados prontos.

Rendimento: Serve de 5 a 8 pessoas.

Armazenamento: Em pote fechado, na geladeira, até uma semana.

Dicas: Acrescente uma pitada de pimenta síria ou cominho na receita, dá um toque especial. Salpique cebolinha por cima na hora de servir e deixe o azeite à vontade para todos irem regando conforme acaba da superfície do homus.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


5 comentários:

  1. Olá, Maurício! Uma pequena dúvida... Uma vez tentei cozinhar o grão de bico na panela de pressão convencional e a válvula de segurança foi acionada por conta da espuma que o grão faz ao ser cozido. Isso não acontece na panela elétrica? Esta espuma não entope a válvula? Não gostaria de levar o susto que tomei novamente... Ehehheheh. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tive esse problema, mas tem que fazer da maneira que ensino aqui.

      Excluir
  2. Olá Maurício! Gostaria de saber se é necessário retirar a pele do grão de bico para fazer o homus. Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra nada, nada mesmo, vc precisa retirar.

      Excluir
    2. Muito obrigada! Pensei que teria este trabalho, além de perder alguns nutrientes.
      Minha panela chegou nesta semana e estou seguindo suas receitas. Gratidão!

      Excluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Homus de Grão-de-Bico na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top