..
quarta-feira, 23 de março de 2016

COMPARATIVO: Panela de Pressão Comum X Panela de Pressão Elétrica

Se você ainda tem dúvidas sobre o quanto é vantajoso e o quanto vale a pena ter uma panela de pressão elétrica hoje isso vai acabar!
Montei este comparativo com todos os prós e contras entre a panela de pressão comum de fogão e a panela de pressão elétrica, e você entenderá porque a elétrica é tão superior e porque eu amo tanto este eletrodoméstico que é uma super evolução!



Vou começar com essa tabela comparativa e no final darei mais algumas considerações!

Característica avaliada
Panela de Pressão Elétrica
Panela de Pressão Comum



Segurança
7 sistemas de segurança, entre válvulas, sensores, fusíveis, travamento e aquecimento, além de desligamento automático ao término ou por segurança.
1 ou 2 sistemas de segurança dependendo do modelo. Não desliga automaticamente e precisa de monitoramento constante.
Consumo
54% mais econômica que uma panela comum, já que não consome energia constantemente, pois segura/retém muito o calor interno, se desligando automaticamente ao atingir a temperatura ideal e religando novamente por alguns poucos segundos apenas quando a temperatura interna cai.
Consumo constante, sem pausa, todo o tempo, a chama do fogão tem que ficar ligada do início ao fim, consumindo gás sem parar durante todo o preparo de uma receita.
Acompanhamento
Não precisa ser monitorada/acompanhada, basta colocar tudo dentro da panela, programar e esquecer.
Tem que ser monitorada durante todo o tempo, e o alimento também, por muitas vezes exige pausa no preparo e verificação do alimento.
Limpeza
Só é preciso limpar a cuba, que é removível, e a tampa, e ambos podem ir na lava-louças, além de ser antiaderente, o que facilita e agiliza muito o preparo e limpeza.
Tem que ser lavada por inteiro, é pesada, é ruim de lavar na pia e geralmente não cabe ou fica inviável lavar em lava-louças. De tempos em tempos as peças precisam de polimento.
Cheiro e Vapor
Não libera vapor durante o preparo e portanto não exala cheiro dos alimentos pela casa, ótima até para ambientes pequenos.
Libera vapor durante todo o funcionamento, exalando cheiro por toda a casa e vizinhança, impregnando o ambiente, além de secar os líquidos internos durante o preparo e perder muitos nutrientes.
Barulho / Ruído
Silenciosa, não faz barulho ou chiado após pegar pressão.
Barulhenta, emite barulho e chiado durante todo o preparo.
Sabor, Cor e Nutrientes
Alimentos mais saborosos, com cores mais vivas e com todos os nutrientes, pois não exige uso de água na maioria dos preparos ou água em pouquíssima quantidade, justamente por não liberar vapor durante o preparo, e usa a umidade dos próprios alimentos. E como é hermética mantém todo o aroma, cor e sabor dentro da panela e nos alimentos, intensificando o sabor e resultados finais. Alimentos pálidos, com grande perda de nutrientes, de cor e de sabor, aguados, pois necessita de água abundante durante o preparo que depois se perde pela saída constante de vapor levando-os consigo para fora da panela e do preparo tudo isso.
Economia
Super econômica, chegando a ter um consumo menor em valor R$ no final das contas, por não consumir constantemente energia durante o preparo. Economiza também em água, por não exigir ou quase não precisar de líquidos para funcionar e preparar os alimentos e também por necessitar de bem menos água para a limpeza após o uso. Além da energia como falei mais acima. Gasta mais água, tanto para o preparo dos alimentos como para a limpeza de toda a panela, e ainda perde toda essa água durante os preparos. Além do gás, como falei mais acima.
Preço / Custo
Inferior ou no mínimo equivalente a uma boa panela de pressão elétrica que se aproxime mais em qualidade, segurança e demais aspectos avaliados. Superior ou igual ao preço de uma panela de pressão elétrica, isso levando em conta uma panela de última geração convencional de fogão, com fechamento externo e o máximo de sistemas e características que se aproximem da elétrica.
Design e Usabilidade
Design mais moderno, mais seguro, arrojado e com controles de fácil usabilidade e entendimento, além de praticidade. Permite também a programação com timer para preparo futuro, proporcionando alimentos frescos na hora que desejar/programar. Receitas e tempos pré-programados facilitando ainda mais para quem não tem prática na cozinha. Também inclui acessórios, como medidor e colher. Arcaica, design já ultrapassado, sem sistemas que facilitem o uso ou sejam práticos, controle depende de quem usa. Não há como programar, não possui acessórios.

Como podemos ver pelos comparativos que fiz na tabela, a panela de pressão elétrica é bem mais moderna, mais segura, mais prática, mais eficiente e ainda proporciona funções que são impossíveis em uma panela de pressão comum.

Agora que já se decidiu, veja também o post sobre "Qual Panela de Pressão Elétrica Comprar" aqui mesmo no blog e abaixo alguns links dos principais sites onde você encontra boas ofertas para adquirir a sua Panela de Pressão Elétrica.

Alguns lugares onde sempre tem boas ofertas para você pesquisar e adquirir a sua Panela de Pressão Elétrica:

Leia também:

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


6 comentários:

  1. Bom dia Maurício,
    Trabalhei com eficiência energética muitos anos, na ocasião fiz um estudo que prova que a energia é mais barata que o gás de cozinha. Isso foi há 10 anos atrás e lógico que hoje os parâmetros são diferentes. Mas, com certeza, pela economia de tempo a eletricidade é mais barata que o gás. Abraços e parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom uma confirmação de mais um especialista, obrigado. Sim, ainda mais nos eletros modernos que temos hoje, que tem uma grande eficiência energética.

      Excluir
  2. Eu simplesmente amo minha panela pressao elétrica...nao entendo como nunca comprei antes rs. Super prática, hiper segura e sem falar que é silenciosa.
    Melhor investimento!

    ResponderExcluir
  3. Excelente a sua postagem, me convenceu a comprar uma panela de pressão elétrica, até porque não sabia que possui tantos ítens de segurança em comparação as não eletricas e, se não bastasse isso, ainda nao sai o vapor característico, que faz bastante barulho e exala no ambiente um cheiro de comida que pode incomodar! Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Amei seus vídeos estou amando a minha panela de pressão elétrica quero fazer muitas coisas com ela

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA QUERIDO JA QUERIA ESSA PANELA ESTAVA A PROCURA DE ALGUEM QUE DESSA EXPLICAÇÔES AS SUA FOI A MELHOR OBG AGORA COMPRAREI COM CERTEZA

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: COMPARATIVO: Panela de Pressão Comum X Panela de Pressão Elétrica 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top