..
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Bacalhoada Express na Pressão

O nome da receita já diz tudo, hoje ensino para vocês como fazer uma bacalhoada divina em poucos minutos, com resultado super saboroso e lindo!
Nada de ficar horas preparando o bacalhau da festa ou confraternização, agora você pode fazer com a mesma qualidade sem trabalho.



Ingredientes:
1 kg de bacalhau dessalgado
1/2 kg de batatas
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
2 cebolas
1 cabeça de alho
1 caixinha de tomatinhos ou 2 tomates grandes
1/2 xícara de azeitonas pretas ou verdes
1/2 xícara de azeite
Sal e pimenta-do-reino à gosto
3 ovos cozidos para decorar
Salsa e cebolinha para decorar

Como dessalgar o bacalhau?
- Eu sempre prefiro comprar o bacalhau em postas congelado já dessalgado, mas nem todo mundo encontra e não é sempre que o preço compensa, então explicarei como dessalgar caso você compre ele assim.
Corte as rebarbas e barbatanas do bacalhau, corte em postas ou pedaços menores, lave para retirar o excesso de sal, coloque em uma tigela e cubra com água gelada. Deixe na geladeira e vá trocando essa água por outra nova, também gelada, a cada 3 ou 4 horas, faça isso por 24 horas, até retirar todo o excesso de sal, escorra bem e pronto, já pode usar na receita.

Vamos a receita da bacalhoada! Antes de qualquer coisa lave os legumes, escorra o bacalhau, corte os pimentões, batatas e cebolas em fatias de 1cm aproximadamente e descasque os dentes de alho.
Coloque 1/3 do azeite no fundo da panela de pressão elétrica, faça uma camada com metade das batatas, depois metade das cebolas, metade dos dentes de alho e metade dos pimentões, coloque metade dos tomatinhos e azeitonas, e agora todas as postas de bacalhau por cima, arrumadinhas, acerte o sal e pimenta e regue com um pouco de azeite.
Cubra o bacalhau com o restante dos ingredientes em camadas da mesma maneira que fizemos no início, com o restante das batatas, depois cebolas, pimentões, tomates, azeitonas, alho e mais sal e pimenta, por último regue com todo o restante do azeite.
Se sobrar espaço na panela você pode colocar os 3 ovos por cima arrumadinhos, mas lave-os antes, assim no final já terá os ovos cozidos bastando descascar e cortas, se não cozinhe os ovos em outra panela, AQUI mesmo no blog ensino como cozinhar na pressão.



Agora tampe a panela de pressão, coloque a válvula na posição de pressão e programe qualquer função da panela, pode ser a função ARROZ, ajustando o tempo para 8 minutos.
Terminado o tempo abra e sirva ou transfira para uma travessa, decore com os ovos cozidos e salpique salsa e cebolinha por cima.

Rendimento: 8 porções em média.

Dicas: Você pode utilizar mini batatinhas se preferir. Pode encher a panela praticamente até o topo sem problemas neste receita, porque depois de pronto abaixará e reduzirá. Incremente a bacalhoada como preferir.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


17 comentários:

  1. Maravilha! Vou fazer! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Fiz ontem na véspera de natal para a ceia !! Divino.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional, todas as tuas receitas são infalíveis, parabéns Maurício,sou teu fã.

    ResponderExcluir
  4. Posso fazer com outro tipo de peixe? Filé de tilápia, saint peter?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Mauricio! Gostei muito do seu blog porque você é objetivo e suas explicações são claras, precisas e concisas. Fala com conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Oi Maurício, segui a risca sua receita e ficou muito gostosa essa bacalhoada. Usei o caldo para fazer um risoto. Todos aqui em casa amaram. Já fiz várias receitas suas, dão super certo. Obrigada e parabéns pelo blog. abraços.
    Marilúcia.

    ResponderExcluir
  7. Olá Maurício,tenho uma dúvida nessa receita,ele só cozinha no azeite, não fica seco?

    ResponderExcluir
  8. vó fazer amanhã pro almoço de Páscoa

    ResponderExcluir
  9. vó fazer amanhã pro almoço de Páscoa

    ResponderExcluir
  10. Olá Maurício
    Só pra confirmar é preciso descongelar o bacalhau antes?
    Aguardo. Obrigado e parabéns pelo seu trabalho. Fantástico

    ResponderExcluir
  11. no caso do bacalhau já dessalgado , pode colocar ele direto congelado mesmo ou precisa descongelar?

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Bacalhoada Express na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top