..
quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Caldo Caseiro na Pressão de Carne ou Frango, Legumes, Peixe, Costela, Bacon, etc...

Já sabemos que aqueles caldos em cubinhos ou pacotinhos que compramos em supermercados são cheios de químicos e substâncias que não fazem bem nenhum à nossa saúde, sem falar que caldos caseiros tem muito mais cor e sabor, então hoje ensinarei como fazer qualquer tipo de caldo caseiro e como armazenar e usar.
Dica perfeita para quem está buscando alimentação saudável, para quem tem crianças e também de praticidade!



Ingredientes:
500gr pelo menos de carne com osso, ou cortes de frango com osso, ou cabeça e sobras de peixe e outros frutos do mar, ou costela com osso, ou legumes variados, ou bacon com pele e tudo... (mais dicas abaixo)
1 litro de água
1 cenoura grande
1 talo de salsão ou alho poró
3 folhas de louro
4 dentes de alho
2 cravos
Ervas à gosto como salsinha, cebolinha, manjericão, orégano alecrim, tomilho...
Especiarias à gosto como noz-moscada, pimentas...


Dicas de sabores:
- Caldo de carne: Utilize carnes de segunda, de preferência com osso, como o ossobuco ou semelhantes.
- Caldo de frango: Utilize carcaça de frango e cortes mais baratos como pé, asas, pescoço, coxinha da asa.
- Caldo de peixe: Utilize a cabeça do peixe (sem as guelras) e alguma eventual sobra de carne, aparas, espinhas, cascas de camarão e outros frutos do mar.
- Caldo de costela: Costela bovina de qualquer tipo.
- Caldo de legumes: Legumes e vegetais como abobrinha, vagem... e o que mais tiver de legumes sobrando na geladeira, exceto aqueles com muito amido como batatas, mandioquinha e mandioca!
- Caldo de bacon: Nesse caso 250gr é o suficiente e se quiser pode acrescentar outros ossos ou carnes com ossos junto para dar ainda mais sabor.

Agora o preparo, muito simples, basta cortar tudo grosseiramente, pedaços médios, e colocar na panela de pressão elétrica juntamente com todos os outros ingredientes. Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe a função FEIJÃO ou outra qualquer ajustando o tempo para 60 minutos. Tem gente que faz em menos tempo, mas dessa maneira que faço eu acho que fica mais saboroso.



Passado o tempo retire a pressão com calma, ou desligue a panela e deixe sair e destravar sozinha. Assim que abrir coe todo esse caldo e pronto.
Eu gosto de caldos mais grossos, e para mim dão mais sabor e encorpam os preparos, se você quiser assim como eu apenas retire os ossos e coisas mais duras e bata o caldo no liquidificador ou na panela mesmo com um mixer de mão, após isso coe e estará pronto.

Como armazenar?:
Depois de pronto você pode separar o caldo em potinho ou congelar em formas de gelo em cubinhos, assim na hora que for utilizar já tem a medida ideal. Pode ser mantido congelado por até 3 meses ou se adicionar sal no caldo 6 meses. Se for guardar em geladeira o ideal é 1 semana apenas.

Como utilizar?:
Quando for preparar uma receita coloque dois cubinhos ou duas colheres de sopa do caldo, congelado mesmo, e refogue ou prepare. Se quiser use mais, ao seu gosto.

Rendimento: 1 litro aproximadamente de caldo.

Dicas: Mesmo que vá fazer um caldo que não seja de legumes, mas tiver alguns bocados de legumes na geladeira e quiser aproveitar pode colocar junto.
Para um caldo mais light você pode coar o caldo e depois colocar em um tigela na geladeira, deixe de um dia para o outro, a gordura irá boiar e solidificar por cima do caldo, retire essa gordura e pronto.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


2 comentários:

  1. Obrigada pela receita. Estou fazendo o caldo e como tudo que faz irá ficar excelente.

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Caldo Caseiro na Pressão de Carne ou Frango, Legumes, Peixe, Costela, Bacon, etc... 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top