..
quarta-feira, 3 de junho de 2015

Arroz à Piamontese na Pressão

Arroz a Piamontese, ou como é conhecido em alguns lugares "Arroz de Leite", é um risoto à moda brasileira, que foi criado na dificuldade, pois antigamente era muito difícil de encontrar o arroz arbóreo que é o mais utilizado para risotos, ao menos é assim que conta a lenda rs.
Um arroz cremoso e saboroso e nessa minha versão muuuuito fácil de fazer, além de rápido!



Ingredientes:
2 xícaras de arroz comum
2 xícaras de água ou 1 de água + 1 de vinho branco
1 e 1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de cebola picada ou triturada
1 colher de sopa de alho amassado ou triturado
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de chá rasa de sal

Finalização:
1/2 xícara de leite
1 caixinha de creme de leite
100gr de queijo prato ou muçarela ralado
50gr de parmesão ralado
1 xícara de champignons fatiados ou mini
1 colher de sopa de cebolinha picadinha

Coloque todos os ingredientes da primeira parte na panela de pressão elétrica, dê uma leve misturada, tampe, coloque a válvula na posição de pressão e ligue na função ARROZ por 10 minutos.
Terminado esse tempo retire a pressão com cuidado, abra a panela e acrescente todos os ingredientes da finalização, misture bem e sirva imediatamente!



Fica muito bom sozinho ou acompanhado de um grelhado de qualquer tipo.

Rendimento: Serve até 6 pessoas.

Dicas: Depois de frio e/ou gelado, assim como os risotos, esse arroz tende a endurecer, perder a cremosidade e aí muita gente não gosta, então se sobrar a melhor coisa a fazer é guardar na geladeira e depois transformar em deliciosos bolinhos de arroz comum ou estilo arancini, ficam uma delícia!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


17 comentários:

  1. Ei gosto muito das suas dicas e receitas, ficam boas. Você já tentou fazer pipoca? gostarai de saber, um dia fiz mas não estourou o milho td..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fazer pipoca na panela de pressão elétrica eu não vejo vantagem, seria igual fazer em qualquer outra panela rs.

      Excluir
  2. Minha panela nao tema funçao arroz. Posso colocar 10min no timer, é a mesma coisa??

    ResponderExcluir
  3. Excelente seu Blog, parabéns! Uma pergunta, podemos substituir o arroz comum que você usou na receita pelo arborio? Se sim, qual o tempo de preparo indicado para ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso teria que testar para ver o resultado. Com arbóreo recomendo os risotos, que tem receita aqui no blog, e aí vc faz no mesmo estilo. ;)

      Excluir
  4. Mauricio seu blog é maravilhoso, estou deixando minha família muito feliz com os resultados, pois tenho a máquina de pão há anos e e realmente agora ela saiu do armário..... Vejo que você também tá muitas receitas qui de pressão elétrica, esta eu não tenho mas tenho uma panela de arroz que está no armário pois só sei fazer arroz nela. Tem alguma dica para nós que estamos no mesmo caso, pois creio que a maioria das mulheres tem o mesmo problema que eu. Muito obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosangela, aproveite bastante! Não, panela de arroz não gosto mais, prefiro ter uma grande e uma pequena de pressão, mais rápidas, mais economicas, não grudam no fundo rs... mantem até mais tempo fresquinho ;)

      Excluir
  5. Oi Mauricio,

    Muito bom seu blog. Minha panela de pressão elétrica (da Oster) mostra os minutos no visor, mas quando ligo ela aumenta o tempo (considera o tempo até ferver e pegar pressão). Na pratica quando seleciono 10 minutos, significa 10 minutos na pressão.
    Quando você menciona 10 minutos aqui, é 10 minutos de pressão ou 10 minutos no total?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo de pressão, a panela só começa a contar o tempo quando pega pressão.

      Excluir
  6. Boa Tarde Maurício,
    Em algumas de suas receitas vc cita vinho branco e vinho tinto, ambos são seco ou suave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra receitas o ideal é sempre seco. Quando for sobremesas até pode ser suave.

      Excluir
  7. Olá, achei muito interessante porque aqui em casa não cabe tão bem um fogão e eu moro sozinho, daí optei por me virar com panelas elétricas. Eu gostaria de saber se caso eu quiser que renda apenas metade e usar metade de todos os ingredientes, o tempo eu também corto pela metade?

    ResponderExcluir
  8. Oi! Adoro suas receitas. Me dá uma instrução por favor?
    Minha panela não é digital, a minha é mais antiga e tem aquele botão de girar. Daí eu coloco normal em 10min?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Acabei de fazer e a receita é bem prática. Só preciso acertar o sal pois uma colher de chá de sal foi pouco por aqui. Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Arroz à Piamontese na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top