..
quarta-feira, 6 de maio de 2015

Como Limpar a Panela de Pressão Elétrica?

Muita gente tem me perguntado sobre como fazer a limpeza da Panela de Pressão elétrica então atendendo aos pedido fiz este post com passo-a-passo.
É fácil, não tem segredos, mas tenho certeza de que vai ajudar muita gente!



Vamos começar pela parte externa da panela. Primeiramente a panela deve estar totalmente fria e desligada. Aliás antes de qualquer tipo de limpeza a panela deve estar assim, fria e desligada da tomada.
Para limpar a panela por fora use sempre um pano macio, levemente úmido e passe por toda a panela. Caso tenha alguma manchinha ou gordura use algumas gotinhas de detergente ou desengordurante multiuso.

Também na parte externa da panela temos uma borda, uma espécie de canaleta, ela serve para direcionar a água ou líquidos que escorram da tampa ao abrir ou mesmo ao prepararmos os alimentos.
Para limpar esta área o ideal é usar uma esponjinha bem macia, úmida, com algumas gotinhas de detergente neutro, passando ela por dentro desta canaleta e removendo qualquer sujeira ou restos de alimento. Também podemos utilizar uma escovinha pequena e macia ou mesmo uma varetinha com um pano macio ou algodão na ponta.



Tudo que cai nessa canaleta é direcionado para um reservatório coletor que fica na lateral da panela, esse reservatário e removível, e o ideal é que seja retirado e lavado sempre que tiver água ou algum caldo do alimento dentro, depois reposicionado no mesmo lugar.



Vamos agora para a parte interna. Dentro da panela fica a cuba, a cuba é onde preparamos todos os limentos, essa cuba também é removível e facilmente colocada e retirada dentro da panela.
Ela pode ser lavada com esponja macia e sabão ou lava-louças sem problemas.
Sempre seque muito bem antes de encaixar de volta na panela.



A cuba fica encaixada na panela e dentro da panela tem um fundo com um sensor... esta parte interna geralmente não suja e não precisa ser limpa, mas caso aconteça de sujar ou escorrer algo limpe apenas com paninho úmido e sempre certifique-se de que a panela esteja desligada da tomada e totalmente fria, pois pode causar um acidente. Se não estiver sujo não precisa se preocupar em limpar.



Agora a tampa. A tampa é algo que muita gente tem dificuldade, mas é uma das partes mais simples de se limpar, pois ela e suas partes podem ser lavadas com água abundante sem problema. Basta usar esponja macia, água e sabão, depois de lavada seque bem e pronto.



Na hora de lavar e limpar a tampa note que ela tem outras peças, essas peças podem e devem ser desencaixadas para serem limpas e depois encaixadas novamente.
Dentro da tampa tem um disco de metal, que geralmente tem um pequeno puxador na lateral para ajudar a retirá-lo e no centro um pino da tampa mesmo onde fica encaixado. Puxe por esse puxador e retire o disco de metal, depois desencaixe a borracha. Leve e seque bem tanto a tampa como o disco e borracha, depois basta encaixar a borracha no disco e o disco na tampa novamente e pronto!



Sempre que for limpar e lavar a tampa aproveite para ver se não tem algum resto de alimento grudado em alguma parte ou na válvula. Aliás a válvula sempre pode ser retirar e lavada e o orifício onde ela se encaixa também deve ser limpo e verificado.



Feito isso a panela estará limpinha e pronta para outro uso. E claro, muitas vezes nem é preciso uma limpeza completa a cada uso, geralmente só a tampa e cuba precisam ser limpas e lavadas e pronto.

Panela limpa? Então vamos para as receitas!

CONFIRA ESSAS DICAS EM VÍDEO, CLIQUE AQUI!


Onde adquirir sua Panela de Pressão Elétrica em oferta?
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


13 comentários:

  1. Mauricio, na minha panela de pressão (cuba) apareceu uma manchinhas brancas o que pode ser? Me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser desgaste, algum produto que usou, ressecamento apenas, restos de alimento que não foram bem limpos...

      Excluir
  2. muito bacana seu blog, hoje foi a primeira vez ke utilizei minha panela, fiz um arroz( com suas instruçoes) agora é so lavá la, obrigado :)

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se dá pra fazer aquele processo para o antiaderente durar mais, assim como se faz com a fritadeira? Passar óleo e esquentar 5min antes do primeiro uso.

    ResponderExcluir
  4. Olá Maurício!!! Acabei de comprar minha panela e estou adorando!!! Gostaria de saber se posso lavar as partes soltas da panela na máquina de lavar louças! Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Tenho a panela de pressao electrica e estou adorando, suas receitas estao ajudando muito, obrigada :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Maurício! Se não fosse você não saberia como limpar a minha panela de pressão, pois o manual não explica nada. A parte de silicone da tampa está com um cheiro forte de alho, mesmo lavando bem, o cheiro continua. Vc tem alguma dica nesse caso? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixe um pouco de molho em solução de agua com vinagre branco ou bicarbonato.

      Excluir
  7. Bom Dia Maurício!
    Como Você tira as "manchas" da Cuba da Panela de Pressão Elétrica, após cozinhar o Feijão?
    Tiro o Feijão, assim que sai a pressão e lá estão as marcas do abençoado. Tenho tirado com um paninho de Microfibra que tem uma telinha do outro lado (ele é duplo), mas é trabalhoso.
    Obrigada! 😚😚😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tiro, nem olho para elas, não fazem nada, não mudam nada rs

      Excluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Como Limpar a Panela de Pressão Elétrica? 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top