..
quarta-feira, 4 de março de 2015

Risoto de Arroz Negro na Pressão

Para quem não conhece já passou da hora rs... prazer arroz negro! Esse arroz, além de muito saboroso é integral e muito rico, faz muuuito bem à saúde!
O arroz negro tem 30% mais fibras que o branco, 20% mais proteínas, é muito rico em ferro, antioxidantes, vitaminas... já é considerado em muitos lugares como um super alimento, então recomendo que inclua em seu cardápio!
Uma das melhores coisas para se fazer com ele é risoto, na minha opinião, mas pode ser feito amis soltinho como substituto do arroz branco, e vai muito bem com tudo, inclusive com cogumelos, peixes e frutos do mar, além de ser muito lindo!



Ingredientes:
1 medida de arroz negro
2 medidas de água (ou 1 de água + 1 de vinho branco)
1 colher de chá de cebola picada, ralada ou triturada
1 colher de chá de alho amassado ou triturado
1/2 tablete ou sachê de caldo de sua preferência (legumes, carne, camarão...)
1 colher de chá rasa de sal

Para finalizar:
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de requeijão cremoso ou cream cheese
1/2 xícara de queijo ralado grosso fresco de sua preferência (usei parmesão e muçarela)

Esse é apenas um risoto básico, bem simples, com esse arroz faço mais assim pois ele é mais saboroso, mas você pode adicionar cogumelos frescos ou secos, carne em cubinhos, frutos do mar, etc... como ensinei no risoto de arroz arbóreo AQUI.

Coloque o arroz, a água, cebola, alho, sal e caldo na panela de pressão elétrica, dê uma leve misturada, tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 25 minutos em qualquer função da panela. Se for adicionar outras coisas já coloque junto neste momento ou refogue antes.
Assim que terminar, retire a pressão, abra a panela e acrescente os ingredientes da finalização, mexa bem para deixar o risoto bem cremoso e sirva em seguida!



Sirva ainda quente, pois com o tempo o risoto continua cozinhando e pode passar do ponto, ficando muito mole.

Rendimento: 2 porções. 

Dicas: Se quiser dobrar a receita coloque 2 medidas de arroz negro para 3 e 1/2 medidas de água.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


3 comentários:

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Risoto de Arroz Negro na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top