..
quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Bolo Torta de Banana na Pressão

Essa é mais uma daquelas receitas para deixar presa na geladeira para fazer sempre! O resultado é impressionante e delicioso, um bolo suuuper fofinho e úmido, o sabor maravilhoso e o aroma de deixar os vizinhos na janela cheirando rs
Quem prova acha que foi trabalhoso e que levou banana até na massa, pois como é feito fechadinho na panela o aroma e sabor da banana se intensifica e se espalha pela massa.
Muito prática, simplifiquei a forma de fazer e criei essa delícia para vocês, bom apetite!



Ingredientes:
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
3 ovos
1 colher de chá de sal
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de fermento em pó químico, aquele para bolos

Cobertura:
3 à 5 bananas maduras
1 xícara de açúcar

No liquidificador coloque todos os ingredientes da massa e bata, só para misturar e ficar homogêneo, não precisa bater muito.
Enquanto isso unte a cuba da panela com manteiga ou margarina e coloque a xícara de açúcar da cobertura no fundo da panela e espalhe uniformemente, depois coloque as bananas fatiadas por cima, direto sobre o açúcar mesmo. Cubra bem, sem deixar espacinhos entre as bananas para que a massa não entre no meio delas.
Agora despeje delicadamente a massa feita no liquidificador sobre as bananas.
Tampe a panela e coloque a válvula na posição de pressão, escolha qualquer ciclo e ajuste o tempo em 30 minutos. Passado o tempo, desligue a panela e aguarde amornar um pouco, depois retire a cuba de dentro da panela e vire o bolo sobre um prato, pronto, bolo feito e caramelado!




É importante lembrar que a panela não chegará a pegar pressão, mas mantê-la fechada e na posição de pressão fará o bolo ficar mais úmido e bem cozido. Outra coisa importante é não deixar a panela na função aquecer após o bolo ficar pronto, pois isso pode fazer a cobertura do bolo ficar muito escura, um caramelo mais queimado.

Sirva ainda morno, é maravilhoso!

Rendimento: Serve até 10 pessoas, mas como fica muito bom não dura muito rs

Armazenamento: É bom consumir este bolo em no máximo 3 dias após o preparo, pois leva fruta fresca que é mais perecível.

Dicas: Você pode substituir a banana por outras frutas, como abacaxi, maçã...
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


53 comentários:

  1. Suas receitas são fantásticas! Já testei várias e nenhuma decepciona esta já entrou nas prioridades pois adoro banana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mauricio.
    Conheci seu trabalho através do site da fritadeira. Lá vi o da panela de pressão, corri para comprar a minha e vou seguindo por aqui também! rs
    Será que se fizer este bolo com a forma de furo no meio dá certo?
    Essa q vc usou é a 16/17?
    Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, obrigado pelo carinho, seja bem-vinda aqui tb rs... Não usei forma nenhuma, é direto na cuba da panela como mostro nas fotos rs

      Excluir
  3. Olá Mauricio! ja te sigo na Airfryer,agora estou aqui..querendo comprar a panela de pressao...de qtos litros vc me indica? e qual marca? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! Seja bem-vinda aqui tb, é uma alegria! A minha é a Mondial de 4 litros, serve bem uma família de 2 até 5 ou 6 pessoas, se sua família for grande ou comer beeem pode ser a de 5 litros. Abraços!

      Excluir
  4. Mauricio não consegui bater a massa no liquidificador. Na receita não consta nenhum liquido. Gostaria de saber a consistência da massa.
    grata
    Marilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilene, vai sim, vai 1 xícara de leite! Essa massa fica ótima!

      Excluir
  5. Oi Maurício! Receita top, amei, obrigada! Perguntas: posso reduzir o caramelo para apenas 1 xícara? Quanto tempo espero aproximadamente para desenformar, tipo 10 minutos? Enquanto isso mantenho tampada ou já destampo? Obrigada mais uma vez e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é só 1xic mesmo para formar o caramelo, está na receita rs. Assim que estiver pronto vc pode tirar a cuba da panela para não dourar muito no fundo e após uns 5 minutos já pode virar/desenformar. Abraços!

      Excluir
  6. A Panela de Pressão Tem Que ser Eletrica? a que vai ao fogo não serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, minha receitas são desenvolvidas e adaptadas especialmente para a panela de pressão elétrica.

      Excluir
  7. Olá Maurício , você já testou essa receita com mistura pronta para bolo , sabe se dá certo também ?? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê, dá certo sim, quando eu faço com a mistura pronta gosto de fazer com a de sabor de abacaxi ou de banana e canela, fica ótimo! Abraços!

      Excluir
  8. ola mauricio, parabéns pelas suas receitas gosto demais e faço quase todas, mas esse bolo não deu muito certo :( , grudou todinho no fundo da panela e o caramelo ficou muito duro, precisei deixar a panela de molho uns 3 dias rsrsrsrsrsrssrrs, será que da próxima vez poderia acrescentar um pouco de agua no fundo junto com o açucar?? ou qual outra sugestão vc me daria?? muito abrigada e secesso pra vc!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solange, obrigado! Vc untou a cuba da panela? Mesmo sendo antiaderente é bom untar. Já fiz ums 6 vezes e deu super certo, as bananas estavam madurinhas? Pois se não estiverem não soltam água e aí não carameliza. Sim, vc pode colocar um pouquinho de água misturado ao açúcar se quiser, bem pouco, não testei ainda assim, mas acredito que dê certo sim. Abraços!

      Excluir
  9. oi Mauricio, minha panela é eletrolux, segui a receita direitinho, mas depois de 2 minutos a panela desliga, não sei o que aconteceu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiola, nunca usei essa sua, não sei te dizer.

      Excluir
    2. A minha também é Eletrolux e acontece o mesmo, desliga após 2 minutos e fica na função aquecer. É por conta dos sistemas de segurança da Eletrolux, quando tem pouco líquido, não pega pressão, a da Mundial continua cozinhando e a da Eletrolux detecta que não pegou pressão e desliga. Vou acabar comprando uma Mundial, pois em várias receitas acontece isso, aí tive que "adaptar", cobrindo com papel alumínio e levando a cuba ao forno.

      Excluir
    3. A minha também e Eletrolux e isso acontece mesmo, mas mudo para a posição Dourar e continuo o cozimento do bolo com a panela fechada só que tem um problema nunca marquei quanto tempo leva para assar kkkkkkk pois abro as vezes e enfio um garfo.sempre deu certo comigo.
      Maurício um grande abraço,estou amando seu blog.

      Excluir
  10. Bom dia! Eu não entendi a parte que você pede para fechar a panela , colocar a válvula no modo de pressão e ajustar 30 minutos. Ai você diz que a panela não chegará a pegar pressão .. como faço para a panela não pegar pressão ? eu não encaixo a tampa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata é assim, a panela não chegará a pegar pressão pois não haverá água o suficiente dentro, ela não travará a tampa entendeu rs, mas deve-se fechar e colocar a válvula na posição de pressão mesmo assim para manter o calor e umidade dentro da panela e vc ter um bolo macio, bem cozido e bem úmido. As vezes a panela não conta o tempo, porque justamente não pega pressão, não trava a tampa, mas as vezes por chegar no calor ela conta, então fique de olho na primeira vez que for fazer. Deu para entender? No grupo muita gente já fez essa receita, dá uma passada lá para vc ver. https://www.facebook.com/groups/receitasnapressao Abraços!

      Excluir
  11. Olá Maurício!
    Pode ser feito sem a essência de baunilha?

    ResponderExcluir
  12. Ficou realmente muito bom! Só achei um pouco doce demais. Da próxima vou retirar um pouco da açucar da cobertura e da massa.
    Posta uma receita de bolo de cenoura pra gente!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Mauricio, será que seu eu farinha integral no lugar do trigo dá certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso garantir, mas se for mesmo substituir substitua no máximo 1/3 da farinha branca.

      Excluir
  14. Oi, Maurício! Faço suas receitas da máquina de pão, fritadeira e agora daqui! Eu não entendi sobre o tempo de 30 minutos... eu que devo marcar o tempo? Pois a minha panela da Mondial 5 litros só marca o tempo quando pega pressão. Obrigada e parabéns pelos blogs! Tereza Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc verifica se ela começará a contar, pq nem sempre conta sozinha, se não contar vc mesma marca o tempo.

      Excluir
    2. Fiz com maçã e grudou no fundo. Acho que fatiei as maças muito fininhas e ela subiram quando coloquei a massa. Mas ficou muito gostoso. Vou tentar com banana. Obrigada, Mauricio!

      Excluir
  15. Bom dia Maurício, tenho uma panela de 03 litros será que comporta essa receita?
    Obrigada e parabéns pelas suas receitas que tanto facilitam nossos dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIm, comporta, só vai ficar mais alto tipo panetone, mas fica lindo.

      Excluir
  16. Maurício, eu amo essa torta de banana, mas gosto com a massa mais baixinha. Se eu fizer metade da receita da massa, será que tenho que ajustar o tempo de cozimento?

    ResponderExcluir
  17. Olá Maurício..estou apaixonada!!!rs pelo seu trabalho..desde que encontrei vc minha vida é outra..amo suas receitas..Já fiz várias e pretendo fazer todas!!parabéns!!!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo seu trabalho. Suas receitas do muito úteis. Será que da certo misturar canela no açúcar? Você já experimentou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No açúcar amarga, vc pode colocar no bolo, ou por cima no prato na hora de servir.

      Excluir
  19. Maurício, boa tarde!
    posso usar só uma xicara de açúcar na massa?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia posso usar farinha com fermento?

    ResponderExcluir
  21. Olá Maurício, adoro as suas receitas. Acabei de fazer esse bolo de banana e ficou Maravilhoso.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Testando a receita agora depois conto como ficou

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pela delícia!
    Fiz, ficou excelente!!!
    Coloquei umas gotas de chocolate....Divino!

    ResponderExcluir
  24. Está chovendo aqui hoje... pedindo esse bolo p o lanche! Vou fazer e te enviar a foto! Obrigada Maurício!

    ResponderExcluir
  25. Suas receitas são magníficas... Posso fazer essa receita com banana-nanica ( banana-d’água ).

    ResponderExcluir
  26. Olá Maurício ,faz pouco tempo que comprei a panela estou adorando . Suas receitas são maravilhosas, e fáceis de fazer, obrigada por nos proporcionar praticidade . Bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá Maurício ,faz pouco tempo que comprei a panela estou adorando . Suas receitas são maravilhosas, e fáceis de fazer, obrigada por nos proporcionar praticidade . Bjs

    ResponderExcluir
  28. procurei na internet receitas da panela de pressao eletrica e te achei, estou muito orgulhosa de te seguir e cada momento aprender mais com vc porque vc e 10
    quem te segue nao se arrepende jamais

    ResponderExcluir
  29. Olá Maurício!!! Preciso dizer que vc mudou definitivamente minha vida (rsrs) te conheci quando comprei a airfryer e agora sob "sua influência" decidi comprar recentemente uma panela de pressão elétrica e estou amando. Já testei várias receitas suas e todas são um sucesso. Agora vou testar meu primeiro bolo nela e com certeza não irei me decepcionar. Muuuiiito obrigada por tornar nossas vidas mais práticas e deliciosas. Desejo muito sucesso para vc hoje e sempre.

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Bolo Torta de Banana na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top