..
quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Quinoa na Pressão (Quinua)

Quando provei pela primeira vez quinoa me apaixonei! É diferente, leve, simples, mas ao mesmo tempo lembra um arroz mais granuladinho.
A quinoa é um super alimento, rica em todos os aminoácidos de que o nosso corpo precisa, é fonte de cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e ácidos graxos ômega 3 e 6.
O mais legal é que ela substitui tranquilamente o arroz e ainda abre um leque muito maior de possibilidades de receitas e formas de consumir. Vou ensinar como cozinhar a quinoa e dar algumas dicas de consumo!


Ingredientes:
2 medidas de quinoa em grãos
3 medidas de água
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de alho

O segredo da quinoa é lavar, lave os grãos em um lavador / escorredor de arroz ou em uma peneira esfregando com os dedos, pois ela tem uma fina camada de uma substância que amarga, não faz mal mas tem um leve amargor, e fazendo isso essa substância é eliminada. Escorra bem.

Coloque a quinoa, a água, sal e o alho na panela, dê uma leve misturada, tampe a panela de pressão elétrica, coloque a válvula na posição de pressão e programe a função ARROZ por 10 minutos.



Assim que estiver pronto pode retirar a pressão, dar uma afofada com a colher e servir!

Dicas: Você também pode fazer uma salada de quinoa, acrescentando azeite, cheiro-verde, tomate, queijo branco, frango desfiado ou em cubos, atum... enfim, os vegetais que desejar, misturar tudo e servir.
Também dá para fazer hambúrguer, tabule, kibe, usar no recheio de tortas, panquecas... adicionando os ingredientes que desejar junto.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


3 comentários:

  1. Se eu usar o mix de quinoa que tem as 3 (branca, preta e vermelha) que é um pouco mais consistente, deixo mais tempo cozinhando?
    Se sim, quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seguir o mesmo modo que ensino pode deixar o mesmo tempo.

      Excluir
  2. Adoro quinoa, faço um tabule de quinoa que fica uma delícia. Apenas troco o trigo por quinoa, é simples e delicioso.

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Quinoa na Pressão (Quinua) 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top