..
quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Bolo Pão de Ló na Pressão

Sim, é isso mesmo, hoje ensinarei como fazer um bolo do tipo pão de ló na panela de pressão elétrica!
Este bolo é muito fácil, simples, barato, já sai em um formato lindo e prontinho para comer com um cafezinho ou chá, ou mesmo para cortar e rechear. Aceita bem qualquer tipo de recheio e cobertura, dá para fazer até bolo de aniversário com esta receita. Eu gosto muito dele puro só com açúcar de confeiteiro por cima ou recheado com doce de leite condensado cozido na pressão.



Ingredientes:
4 ovos, claras e gemas separadas
8 colheres de sopa de açúcar
3/4 de xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina derretida
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó para bolo

Em uma batedeira coloque as claras dos 4 ovos e bata até o ponto de neve, depois vá acrescentando as gemas uma a uma ainda com a batedeira ligada, em seguida as colheres de açúcar também uma a uma com a batedeira ligada. Desligue a batedeira e acrescente a manteiga ou margarina derretida, a farinha de trigo, baunilha e fermento, misturando delicadamente e aos poucos, de cima para baixo, de preferência com um batedor tipo fouet ou espátula.
Unte a cuba da panela de pressão elétrica com manteiga ou margarina, ou forre com um círculo de papel manteiga, só o fundo mesmo, e despeje a massa de bolo nela.
Coloque a válvula da panela na posição de pressão, selecione o programa ARROZ e ajuste o tempo para 18 minutos.



Assim que terminar o tempo desligue a panela e retire a cuba de dentro da panela, para que não fique muito dourado por baixo.
O pão de ló vai ficar clarinho por cima, mas macio, leve e furadinho por dentro, e claro ao virar estará dourado no ponto por baixo e nas laterais.
Antes de tirar o bolo da cuba passe uma espátula de silicone nas bordas para garantir que desgrude por completo, depois é só virar em um prato, pode fazer isso ainda quente ou morno sem problemas.

Dicas: Você pode transformar em um pão de ló de chocolate acrescentando uma colher de sopa de chocolate ou cacau em pó junto com a farinha. Também pode saborizar usando outras essências de sua preferência ou até mesmo especiarias como cravo, canela, erva-doce, raspas da casca de laranja ou limão.
Se quiser pode rechear ou fazer uma cobertura ao seu gosto. Esta massa também aceita muito bem ser molhada com caldas para ficar molhadinho!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


45 comentários:

  1. Vou testar o bolo hoje, ontem fiz o pudim, ainda não desenformei, o macarrão já fiz duas vezes, ficou delicioso. O arroz integral também já fiz...seu blog é uma fonte incrível de idéias, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Daniela, fico muito feliz com seu comentário, obrigado e abraços!

      Excluir
  2. Meu Deus, isso sim é novidade, vou fazer logo logo!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Dúvida, precisa esperar sair todo o vapor ou posso tirar o vapor eu mesma quando der o apito de término de tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pode tirar o vapor assim que ficar pronto e já tira a cuba de dentro da panela para o fundo não ficar muito dourado demais. Nem vai criar muito vapor rs

      Excluir
  4. oi Mauricio tudo bom.
    hoje fiz um canjiquinha com costelinha de porco na minha panela.
    post uma receita pra galera de canjiquinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter ficado ótima! Pode deixar Reinaldo, estou preparando muuuuitas delícias, vou colocando tudo aqui aos poucos, abraços!

      Excluir
  5. Meodeosssssssssssss!!!
    Que maravilhosidade é essa Mestre???
    Assim minha panela de pressão vai explodir de tanto ser usada rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quem vai gostar e os meus dois netos já disseram: Nossa vó que delícia faiz um para nós.

    ResponderExcluir
  7. Ola, e qual a medida da agua? A mesma do pudim?
    Obrigada, adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  8. Maurício, adoro suas receitas, já fiz várias...hj fiz o pudim e ficou ótimo. Parabéns pelo seu trabalho com os blogs. Nete Melfi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nete, é ótimo saber que gosta e receber seus agradecimentos e elogios! Obrigado novamente e abraços!

      Excluir
  9. Mauricio,gostaria de tirar uma dúvida,fiz esse bolo hj bem cedinho só que não prestou pq tive que abrir a panela que não pegou pressão é assim mesmo?detalhe ela tava em posição de pressão,depois que tirei o bolo coloquei agua e ela pegou pressão,então me diga o que houve,ela pega ou não pressão quando tá fazendo o bolo?Silbene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silbene, a panela praticamente não pega pressão, mas não pode abrir durante o processo, porque aí vc perde essa pressão e o calor que fará o cozimento! Faça do jeitinho que ensino na receita que ficará ótimo! Algumas pessoas já fizeram e aprovaram, tem até as fotos no face do blog. Abraços!

      Excluir
  10. Olá, Maurício será que você tem receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate pra fazer na panela de pressão elétrica?! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na pressão ainda não testei, só na AirFryer.

      Excluir
    2. Maurício minha pergunta já é ao contrário: dá pra fazer essa receita na AirFryer????
      É que ainda não tenho a panela de pressão elétrica, mas seu blog me fez colocar na minha lista de desejos. Por enquanto só tenho a AirFryer, e essa semana vou testar a receita do bolo de cenoura, pq só hoje que comprei uma forma pra caber dentro, rs

      Excluir
    3. Oi Sisi, não, essa receita é só para a panela de pressão elétrica. Para AirFryer tem as apropriadas lá no blog Fritadeira Sem Óleo rs... abraços!

      Excluir
  11. Ola Mauricio, acabei de fazer o bolo, ficou perfeito, nem acreditei, obrigada. Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica mesmo rs... que bom que gostou Lucilene, nem eu acreditei quando consegui rs... Abraços!

      Excluir
  12. Mauricio, parabéns e muito obrigada por essa receita.
    Nunca dei sorte com bolo redondo, esse ficou perfeito. É fácil e muito rápido.
    Recheei com doce de leite e cobri com ganache de chocolate. Sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, estou com problemas para acessar e responder aqui no face, desculpem, qualquer coisa me enviem e-mail para receitasnapressao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oieeee, td bem com vc, sabe me dizer se qualquer bolo dá certo?, obrigada, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanci, por enquanto só fiz essa receita, acredito que outros bolos dão certo, mas aí tem que testar, pois o tempo pode variar.

      Excluir
  15. Mauricio, fiz pela segunda vez e dessa vez acrescentei banana e polvilhei açúcar e canela. Ficou maravilhoso, mas a minha panela é da Oster, mesma potência da Mondial, porém na função arroz chega ao máximo de 14min, como você fala em 18, eu coloco 12 e depois mais 6 e quando desenformo no meio fica um pouco queimado, nada que uma "raspadinha" não resolva, mas tem alguma outra função para fazer sem que "queime"?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzi, vc pode forrar só o fundo da panela com um circulo de papel manteiga.

      Excluir
  16. Mauricio, pode-se utilizar nela forma de silicone como na airfryer?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia! Já adorava suas receitas da máquina de pão e este seu novo blog me animou a comprar a panela de pressão, que estou amando! Só não tenho ainda a AirFrier porque ganhei a Actfry da Arno (funciona bem mas não tão prática quanto a AirFrier), mas está na lista de desejos, rsrs

    ResponderExcluir
  18. ola boa noite, ganhei a panela e tenho medo de usa-la, a sensação que dá que ela pode explodir..quero muito fazer um bolo, preciso de alguma forma especifica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que é isso Rosanari, que medo é esse, para com isso rs... a Panela de Pressão elétrica é muuuito mais segura que uma panela de pressão normal, pode seguir a receita da forma que mostro aqui que sairá perfeito, tanto nessa como em todas as outras rs!

      Excluir
  19. Sempre gostei demais de novidades tecnológicas, então possuo um arsenal ,anela de arroz,grill,panela de pressão, air fryer,mas fiquei maravilhada com suas dicas...e o pudim fiquei receiosa, mas me aventureiro ,simplesmente maravilhoso,adorei,sempre estou aqui pegando uma receita....Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Oi posso fazer bolo destes de pacotinhos? dai é o mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, cada bolo, cada receita, cada sabor tem um tempo se fizer desta forma.

      Excluir
  21. Oi Mauricio,
    ainda não tenho a panela de pressão elétrica mas adoro assistir seu programa e seu blog. Parabéns, além de simpático você é muito claro nas orientações.
    Aprendi várias dicas e receitas.
    Te adoro!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá! Obrigada pela receita. Fiz e todos amaram. Servi com calda de chocolate. Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Maurício, hoje você salvou minha vida e minha sobremesa de Ano Novo!!!
    Aqui em casa fazemos sempre um pão de ló com creme de chocolate e nozes e ontem tudo certo para fazer a receita hoje... quando me lembrei que estou sem o forno!!
    Meu Deus, me ajuda!! Acordei hoje e pensei... vamos ver quem pode me ajudar... como SEMPRE consulto suas receitas aqui e no fritadeirasemoleo, vim pesquisar e BINGO!!! Pão de Ló na panela de pressão elétrica!!!!
    Só tomei um sustinho porque a minha electrolux não pegou pressão e com 15 minutos abri e parecia uma geleca... deixei mais 15 minutos e meu pão de ló ficou lindo!!!!
    Desejo que você possa sentir em 2020 toda a alegria que senti quando vi o bolo pronto!!! Até chorei!!!

    Muito obrigada por toda sua dedicação para nos fornecer essas experiências incríveis!!!

    Um feliz e saboroso 2020 pra você!!!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Bolo Pão de Ló na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top