..
segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pudim de Leite Condensado na Pressão

Se você ainda é daqueles que perde uma hora inteira para fazer pudim no forno convencional pare agora! Esta receita é para você!
Fazer pudim na panela de pressão elétrica é muito fácil e super rápido. O resultado é igual ou até melhor do que o feito no forno, aprenda agora!



Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 medidas da lata de leite
3 ovos
1 e 1/2 medida de açúcar

Separe uma forma de furo central, forma de pudim, que caiba dentro da panela de pressão elétrica. Faça um caramelo levando o açúcar ao fogo em uma panela ou direto na forma, mexendo sempre para ficar um caramelo lisinho. Espalhe o caramelo na forma e reserve.
Coloque o leite condensado, o leite e os ovos no liquidificador a bata apenas para misturar.
Coloque cerca de um 1,5cm de altura de água no fundo da panela de pressão, depois coloque a forma caramelada dentro e despeje a mistura batida no liquidificador dentro.
Tampe a panela de pressão elétrica, coloque a válvula centralizada para pressão, programe a função ARROZ por 10 minutos e pronto.
Quando o pudim estiver pronto você pode tirar a pressão e retirar o pudim de dentro ou desligar a panela e esperar ela destravar sozinha liberando a tampa para depois retirar, o que particularmente prefiro.




Leve o pudim para a geladeira até gelar, se quiser desenforme na hora de servir!

Pudim de padaria: Para obter um pudim firme como aqueles de padaria, basta adicionar 1 colher de sopa cheia de amido de milho na receita na hora de bater, ou se quiser apenas um pouco mais firme acrescente mais um ovo na receita.

Dicas: Para obter um pudim mais furadinho basta bater bem a mistura no liquidificador, assim ele fica mais aerado.
Se você não gosta, ou tem medo que fique com cheiro de ovo, pode retirar a película da gema ou passar as gemas em uma peneira antes de unir na receita.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


133 comentários:

  1. Boa tarde Mauricio, infelizmente minha panela não é Mondial, me precipitei e acabei comprando uma Panela Elétrica Electrolux Chef, e ela não tem a função arroz, posso colocar 10 minutos de pressão ?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Maurício pela iniciativa de montar mais um blog que já é um sucesso, obrigada por compartilhar suas receitas.

    ResponderExcluir
  3. Maurício, qual o tamanho da sua forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, essa que uso nesta receita sempre tem 19 de largura por 9 de altura, ela deve ser considerada tamanho nº19 ou 18. Abraços!

      Excluir
  4. Mauricio, gostaria de saber se com a panela da Mondial podemos refogar temperos e/ou selar carnes, antes de colocar a tampa e iniciar um programa. Grata Rosana

    ResponderExcluir
  5. posso usar alguma medida de essencia de baumilha para não ficar com gosto de ovo? se sim qual medida? muito bom o blog, parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando faço não fica cheiro de ovo, mas tem gente que tem um olfato para isso em pudim rs... a melhor coisa é passar as gemas na peneira para tirar a pele, e se quiser colocar baunilha meia colher de chá é suficiente. Obrigado pelo elogio. Abraços!

      Excluir
  6. Vou encher o saco aqui no blog hj... hehehe
    Enquanto minha panela não vem, tu não quer testar uma receita de Pudim de Branquinho? Aqui no sul chamamos Beijinho de Branquinho....
    É bem fácil, mas no forno demora muuuuuuuuuuuito.... São 3 latas de leite condensado e 9 gemas... só misturar tudo com uma colher mesmo e colocar na forma já com caramelo... é uma delícia, mas acho quase duas horas de forno em banho maria muito tempo.... Ah... eu passo as gemas na peneira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, depois vou ver se testo, mas faça este tradicional por enquanto, fica divino! Vc vai adorar sua panela rs... Abraços!

      Excluir
    2. Sim... só falta ela chegar... hehehe...
      Esse que te dei a receita é bem, bem, bem, doce... fizemos no dia dos pais não sobrou nada.... Mas se tiver um jeito de fazer ele mais rápido vai ser perfeito!

      Excluir
  7. Pode usar Forma Silicone para Pudim na Panela de Pressão Elétrica ?
    Ela tem Resistência de até 250°

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Posso usar forma de vidro?

    ResponderExcluir
  9. Oi Maurício!!! essa medida do açúcar para o pudim é colher de sopa?

    ResponderExcluir
  10. Estou com dificuldade em achar uma forma que caiba dentro da panela. Você tem algum site pra indicar onde eu possa comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha, a minha comprei nessas lojas de utilidades domésticas, foi super barato, mas vc tb encontra na Americanas.com e vários outros sites, é só buscar no google por forma de pudim e conferir o tamanho. Tem que ser no máximo tamanho 20cm de diâmetro, mas recomendo 18 ou 19, pois se não ficará difícil de retirar a forma de dentro da panela, se achar aquelas que tem um puxador no meio é perfeita!

      Excluir
  11. Oi Maurício!!!
    Delicia de receita !!!
    Bem rápido e prático :)
    É possível também de fazer Bolo pudim ?
    Pode postar Bolo pudim que você goste de fazer na panela de pressão elétrica ?

    ResponderExcluir
  12. Maurício boa tarde!!!
    Estou mega feliz, fiz o pudim ontem e nem deu tempo de fotografar rsrsrsrsr
    Além de delicioso ficou lindo.
    Tenho a Electrolux e como não vem copinho medi 320 ml de água, já que vc tinha me informado que a sua vem com o medidor de 160 ml. Tbm alterei para 15 minutos no programa pressão, não sei por que mais com 10 ele estava meio molinho, acrescentei uma pitadinha de raspas de limão tbm.
    Obrigada, obrigada e obrigadaaaa amei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia! Valeu pela dica. Tenho uma Electrolux tb. E ficou perfeito o pudim, com suas dicas. Obrigada!

      Excluir
  13. Olá Maurício,
    Parabéns pelo seu novo site! Vc é nosso Herói rsrsrs, sempre nos salvando com suas receitas criativas e práticas, sou sua fã e seguidora em blogs e rede, grande abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Seja bem vinda aqui também, espero que aproveite bastante as receitas e dicas, abraços!

      Excluir
  14. Que tamanho comprar a forma pra caber na panela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nete, depende do tamanho da sua, mas tem que ser no máximo tamanho 20cm de diâmetro, mas recomendo 18 ou 19, pois se não ficará difícil de retirar a forma de dentro da panela, se achar aquelas que tem um puxador no meio é perfeita! Abraços!

      Excluir
    2. Maurício! Acho que deu certo! Creio que coloquei mais leite que o necessário...mas...pudim de leite condensado é sempre bom!!!

      Excluir
  15. Fiz na minha Walita. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  16. Maurício, vc poderia dar a medida da água em ml? Minha panela não vem com o copinho de medidas

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, pode colocar um dedo de água no fundo da panela, pois depois ainda sobe quando coloca a forma.

      Excluir
  17. Olá Mauricio... Acabei de conhecer seu novo site e fiquei muito feliz, porque comprei uma air fryer depois de conhecer o outro... E minha panela de pressão acabou de chegar... mas fiquei com uma dúvida: usar panela de metal não vai danificar o antiaderente da panela elétrica? E quanto a forma de silicone, como colocar o caramelo nela? Você saberia me ajudar? Obrigada e parebéns pelos sites... Assim que fizer o pudim, volto e conto como ficou....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem-vindo(a)! Não, não danifica porque fica com água por baixo. Na de silicone vc coloca o caramelo só no fundo mesmo, na hora de virar ele sairá e se espalhará. Abraços!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela rápida resposta! Abraços... ;-)

      Excluir
  18. posso usar aquelas forminhas de silicone para cup cake, gostaria de fazer individual, quanto ponho de água e quanto tempo deixo, usando as forminhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiola, poder pode, mas acho que são muito levinhas e podem virar só da água borbulhar rs... coloque bem pouquinha água então, só para cobrir o fundo da panela, aí uns 5 minutinhos já devem estar prontos. Abraços!

      Excluir
  19. boa noite, eu levo pra geladeira com a forma, ou tiro primeiro ante de levar pra geladeira? porque o meu fico mole.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc leva para a geladeira na forma rs... sempre... só depois de bem gelado vc pode desenformar!

      Excluir
  20. Olá Mauricio, testei essa receita na minha panela e nao ficou pronto em 10 minutos, será algum defeito na panela? Acabei de receber e essa foi a primeira receita q fiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Neidinha, ao menos acredito que não, vc deve ter feito algo errado, é normal no começo fazer algo errado rs... mas o que aconteceu?

      Excluir
    2. Era o q eu gostaria, ter feito algo errado, porém testei outras receitas do próprio livro q veio junto e realmente nao ficaram prontas no tempo devido, q dó, vou ter q procurar uma assistencia tecnica mesmo.... (:-(

      Excluir
    3. Mas vc já testou outra receita minha? Não dos livrinhos daqui do blog?

      Excluir
    4. Daqui do blog só esta... mass acho q vou tentar outras receitas.

      Excluir
  21. Olá! Como vc faz passa soltar a forma de pudim da panela de pressão? Pois deu um vácuo na minha e não consegui tirar a forma de dentro da panela de pressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David, puxando para cima... se criou vácuo na sua é pq ela bateu o mesmo formato do fundo da penal coincidentemente rs, então coloque um pedaço de papel manteiga ou alumínio no fundo q resolve.

      Excluir
  22. amigo, minha panela eh britania e o arroz em 25 minutos, como faço??

    ResponderExcluir
  23. desculpa amigo, eu errei, o tempo de arroz da minha panela britania é de 10 minutos mesmo, vou fazer depois falo se acertei, obg.

    ResponderExcluir
  24. A forma pode encostar no fundo da panela então??? Não precisa ficar presa nas laterais?? Não acredito que fica pronto em 10 minutos... Ansiosa pra fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a forma TEM que ficar no fundo da panela de pressão rs... pode acreditar, é muito rápido, prático e saboroso, vc vai se apaixonar por sua panela e pela receitas que pode fazer nela. Abraços!

      Excluir
  25. muito fácil e rápido... maravilha essa receita, esse blog, Maurício vc é demais!!!

    ResponderExcluir
  26. Ansiosa p minha chegar, já estou aki estudando suas receitas e sonhando rs... obg por compartilhar

    ResponderExcluir
  27. A sua panela é mondial 5Litros? Aguardando minha chegar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia,tenho duas, a que us nas receitas do blog é a de 4 litros, assim qq pessoa com panela maior ou menor consegue fazer as receitas ;)

      Excluir
  28. Olá Maurício,

    Obrigado pelas receitas já fiz várias e todas deram certo.
    Minha dúvida nesta é se posso fazer sem a calda pois prefiro sem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sim, pode sim, então aconselho que unte com manteiga ou margarina e se quiser polvilhe açúcar, só para desenformar mais fácil.

      Excluir
  29. A sua panela de pressão Mondial é a de 3 litros manual ou 4 litros digital ? Estou em dúvida qual comprar. A de 3 lts tem até função peixe. Obrigada
    Edilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho duas, ambas digitais, pq prefiro, gosto mais, a que uso para as receitas do blog é sempre a de 4 litros para que fique na médias para quem tem maior ou menor. As funções pouco importam, o que importa é o tempo, a função é só um plus para facilitar pq tem o suste do tempo. Aqui mesmo no blog tem um post que fiz recentemente nas DICAS onde explico como escolher a melhor para vc. Abraços!

      Excluir
  30. Obrigada pela atenção !
    Edilene

    ResponderExcluir
  31. Oi Maurício, posso usar leite desnatado nessa e outras receitas?
    Só pra facilitar, pois só compro desnatado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder pode, mas para pudim acho que perde um pouco no sabor rs.

      Excluir
  32. Maurício, fiz o pudim e ficou gostoso, foi um sucesso. Porém... não coube todo o conteúdo na forma, sobrou um pouco. Será que fiz muita calda? Quais as quantidades de açúcar e água para a calda? Deu vácuo na hora de tirar a forma da panela também... Obrigada! Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sua forma talvez seja baixinha. As quantidade de todos os ingredientes estão aqui mesmo na receita. Isso de vacuo pode acontecer, mas basta esperara esfriar que solta facilmente. Abraços!

      Excluir
  33. Boa tarde Mauricio, sou nova por aqui e estou adorando o seu blog, só fiquei com uma duvida referente a água do banho maria, deve ser colocada direto dentro da panela de pressão ou dentro da cuba que vem junto ? pois não achei nenhuma forma que coubesse na cuba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro da cuba, sempre, nunca se coloca nada dentro da panela sem a cuba, alí não pode molhar ou cair nada. tem forma nesse site aqui www.forminhasecaixinhas.com.br

      Excluir
  34. Nossa.....ficou o máximo, nunca havia feito doce, maravilhoso. Obrigada por compartilhar. Super feliz.

    ResponderExcluir
  35. Olá Maurício, comprei minha panela igual a sua ,já fiz arroz integral e acabei de desenformar meu primeiro pudim! Ambos ficaram perfeitos, muito feliz com minha panela , parabéns pelo excelente blog, abraços!

    ResponderExcluir
  36. Olá Maurício minha panela é de 4 litros ,queria saber qual deve ser o tamanho da forma para preparar o pudim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16, 17, ou 19.... a maior desse site aqui fica perfeita www.forminhasecaixinhas.com.br

      Excluir
  37. Olá Maurício, esta foi a primeira receita que fiz na minha panela, todos aqui em casa amaram, fiz na véspera do aniversário da minha filha, e no dia do aniversário (14/08), fiz para o almoço, sua receite de vaca atolada, só substitui a costela por Acém, e deu super certo, também fiz o arroz na pressão e ficou ótimo. Parabéns pelo blog. Estou sempre procurando outras receitas. Abraços.

    ResponderExcluir
  38. Fiz a receita e o resultado: PERFEITO.

    ResponderExcluir
  39. Mauricio, se eu dobrar a receita, devo dobrar o tempo também?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o tempo é o mesmo em qq receita, aumentando ou diminuindo as quantidades.

      Excluir
  40. Respostas
    1. Receita perfeita! Gostaria de mais receitas de carne. Parabéns

      Excluir
  41. Olá acabei de comprar a minha panela da mondial e quero que essa receita seja a 1°, mas fiquei com uma dúvida, para desinformar devo aquecer o fundo pra poder descer com o mel do açúcar derretido?

    ResponderExcluir
  42. Mauricio, não precisa colocar água na panela de pressão para cozinhar o pudim?

    ResponderExcluir
  43. Simplesmente amoooo essas receitas. Obrigada Mauricio. Vou fazer agora mesmo!!!

    ResponderExcluir
  44. Nossa eu fiz ontem à noite e desenformei hoje, ficou lindão, e delícioso, só não ficou 100% inteirinho porque eu usei leite desnatado e com isso o pudim fica mais delicado ainda! Mas eu amei muito! :)
    Um beijo Maurício! Muito Sucesso!

    ResponderExcluir
  45. Parabens, Mauricio. Amo seu blog. Você é sensacional.

    ResponderExcluir
  46. Mauricio, vou comprar uma igual a sua (Mondial) mas estou em duvida em relação ao tamanho se de 5 l ou se de 4 l. Minha familia é de 1 casal e 2 crianças pequenas (comemos poucos). Mas sempre recebo visita em casa. O que acha? gostaria de saber se a diferença do consumo de energia e o tempo sao os mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui mesmo no blog fiz um post nas DICAS onde explico como escolher a panela ideal para cada pessoa ou família, dê uma olhadinha. Abraços.

      Excluir
  47. Mauricio pode ser forma de silicone?

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde, fiz ontem o pudim, o arroz branco e o macarrão, todos ficaram maravilhosos... obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  49. Olá Maurício,gosto muito dos seus blogs e te acompanho sempre. Gostaria de saber se pode colocar vinagre na água para não escurecer a forma do pudim? Obrigada por tudo, você é ótimo! Beijos

    ResponderExcluir
  50. Olá..por um acaso encontrei seu blog e estou amandoo...tenho uma panela de pressão elétrica e não sabia como utilizar a não ser pra feijão rs.....estou muito satisfeita e vou preparar muitas receitas....obgada pelas dicas maravilhosas.....estou observando tudo....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder vc pode, se for vidro refratário, mas o mais aconselhável é o metal mesmo.

      Excluir
  51. Comprei minha panela depois de ver seus vidios,amo de coraçao ja fiz varias receitas e essa do pudim infelizmente nao durou 5 minutos pq eu e meu filho comemos tudo rsrs vou ter q fazer outro para familia toda kkk
    Amei parabens nota mil

    ResponderExcluir
  52. Olá! Fiz e ficou maravilhoso! E até por isso preciso de um maior!!! É só dobrar a receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, só dobrar a receita. Mas tem que ver se vai caber na forma e na panela rs

      Excluir
  53. Boa tarde, Maurício!
    Sigo você também no blog da airfrier.
    Hoje resolvi experimentar fazer pudim de leite.... fiquei um pouco decepcionada! O pudim ficou muito mole!
    Está foi a primeira vez que uma receita não deu certo!
    Resolvi colocar mais 10 minutos.... depois conto se deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não dá para comer na hora mesmo, aliás como qualquer pudim, ele vai firmar depois que gelar, e como falei na receita se quiser pudim firme, e não cremoso e delicado, adiciona o amido. Abraços.

      Excluir
  54. Bom dia Maurício. Fiz o pudim e foi aprovadíssimo. Muito rápido. Amei.

    ResponderExcluir
  55. Maurício, é possível colocar o açúcar no fundo da forma, colocar na panela de pressão e ligar com ela aberta até derreter o açúcar? E depois colocar a "massa" e colocar pra pegar pressão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível, mas vai dar bem mais trabalho, e ainda pode arranhar sua cuba. Abraços!

      Excluir
  56. Boa tarde Mauricio minha panela eh de 3l philco da pra fazer o pudim com essas medidas? Ainda nao chegiu e pensri ate em trocar por outra. Qual sua dica. Obrigada, karyne

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde ! tenho panela pressao eletrica 4 litros qual tamanho forma pudim para poder fechar a tampa da panela ? obrigada louani

    ResponderExcluir
  58. Vc mede a sua panela e mede a forma na hora da compra, deve ser menor e chegar até o fundo, com espaço nas laterais.

    ResponderExcluir
  59. Então vamos testar a panela de pressão para o preparo de pudim. Mas fiquei com uma duvida... eu estou usando uma forma típica para pudim, aquela que vem com a tampa para fechar a forma... daí fiquei em duvida, coloco a forma de pudim fechada com a tampa dentro da panela de pressão, ou sem?

    ResponderExcluir
  60. Parabéns pelas receitas, são maravilhosas....
    Tenho uma dúvida: se usar forma de silicone, também coloco água no fundo??
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sim, com certeza, independente do tipo de forma, é o processo de banho maria para o pudim.

      Excluir
  61. Vou tentar fazer hoje ...tomara que dê certo adoro suas receitas ...comprei a panela da mondial para ter iguala sua bjo

    ResponderExcluir
  62. Acabei de fazer o pudim deu super certo....

    ResponderExcluir
  63. Fiz ontem esse pudim. Ficou show! Melhor que qualquer que eu tenha feito na vida! Obrigada de coração por todas as receitas maravilhosas que você prepara para nós. 😍

    ResponderExcluir
  64. Pode usar açúcar mascavo para a calda?

    ResponderExcluir
  65. Esse blog é o salvador do nosso dia a dia!!! Todas as receitas que fiz deram certo! Só faltando tirar da forma o pudim.
    Obrigada, Maurício!

    ResponderExcluir
  66. Fiz a receita, dei certinho, nunca tinha feito pudim. Obg por compartilhar suas experiências, to amando.

    ResponderExcluir
  67. Bah esse pudim é bom demais e muito fácil de fazer, graças a suas dicas.

    Obrigado por compartilhar o conhecimento!!!

    ResponderExcluir
  68. Seguindo suas dicas, já estou no 3o. Pudim, muito obrigado por compartilhar suas receitas...

    ResponderExcluir
  69. Boa noite. Sempre faço em casa, meus filhos gostam muito, inclusive eu e minha tiabetes. Aliás não tem receita sua que eu não tenha feito e todos gostado. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  70. Parece muito bom! Tentarei fazer, depois conto o resultado ok

    ResponderExcluir
  71. Boas noite Maurício, sou sua fã, e faço suas receitas e dão sempre certo. Amanhã é dia das mães vou fazer este pudim.

    ResponderExcluir
  72. Chef Maurício, boa tarde!! A minha forma encaixa dentro da cuba certinha e até trava a tampa da panela, mas ela não afunda e não chega a encostar no fundo, ficando bem no alto. Será que dá problema fazer? Ou posso fazer e completar só com mais água pra encostar no fundo da forma? Muito obrigada ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. De maneira alguma. Tem q ir até o fu do e ter folga

      Excluir
    2. Ahhh que bom que perguntei!! Vou comprar uma numero 20 que dai dá certo então (tenho a electrolux de 6L). Muitoo obrigada você é show!! Adoro seu canal e suas receitas!! <3

      Excluir
    3. ou até a 19 pra ter certeza que ficará com folga!! vou pegar a numero 19 então!! obrigadaa você é um queridoo Chef Maurício :*

      Excluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Pudim de Leite Condensado na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top