..
domingo, 10 de agosto de 2014

Feijão Carioca na Panela de Pressão

Nada mais gostoso que um combinado de Arroz e Feijão fresquinhos, eu realmente me acabo de comer, acho irresistível aquele aroma, o sabor... e lembra sempre comida de mãe, comida caseira.
Nesta receita ensinarei como fazer um feijão delicioso sem dificuldades na panela de pressão elétrica!



Ingredientes:
3 medidas de feijão
8 medidas de água
1 colher de chá de sal
2 folhas de louro (opcional)

Coloque todos os ingredientes na panela de pressão e tampe, posicione o pino da válvula de pressão para o centro. Programe usando a tecla FEIJÃO e ajuste o tempo para 30 minutos no botão de ajuste de tempo.
Quando o feijão estiver pronto a panela entrará no modo de aquecimento, você pode CANCELAR e aguardar a panela destravar sozinha ou virar a válvula no sentido anti-horário para tirar a pressão mais rápido.




Enquanto o feijão cozinha você pode refogar em uma panela a parte os temperos que desejar, como alho, cebola, óleo, caldo de carne, bacon... e quando o feijão estiver pronto é só adicionar esse refogado e um punhado de cheiro-verde á gosto, mexer e se deliciar!

Feijão de molho: Se você tem o hábito de deixar o feijão de molho antes de cozinhar pode continuar fazendo desta forma, basta colocar o feijão dentro da panela com a água, deixar de molho e depois na hora que for preparar adicionar o sal e programar a panela na função de FEIJÃO ajustando o tempo para apenas 20 minutos, pois deixando de molho antes o feijão ficará pronto mais rápido!

Feijão velho: Se o feijão estiver velho e escurecido recomendo deixar de molho antes de um dia para o outro ou que programe a função feijão mas ajuste o tempo para 40 minutos, pois o feijão mais velho geralmente demora mais para cozinhar.

Engrossar o caldo: Se após o feijão estar pronto você ainda quiser o caldo mais grosso, basta deixar a panela aberta ou tampada mas sem pressão, por uns 5 a 10 minutos, até atingir o ponto que deseja para o caldo!

Dicas: Aqui a proporção de preparo é de 1 medida de feijão para aproximadamente 2 e 1/2 medidas de água, então você pode preparar maior ou menor quantidade ao seu gosto.
Se não quiser fritar os temperos à parte faça como eu, assim que o feijão estiver pronto e a panela destravada e aberta, acrescente 1 sachê de caldo de carne, costela ou bacon no feijão, uma colher de sopa de alho frito e um punhado de cheiro-verde, mexa bem e sirva, é prático e o sabor fica ótimo!

VEJA ESTA RECEITA EM VÍDEO, CLIQUE AQUI!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


72 comentários:

  1. Oi Maurício, boa tarde! Já comprei a minha e estou esperando chegar. Quando vi que você criou esse blog resolvi comprar logo. Tenho e fritadeira e a máquina de pão. Adoro todas!!! Estou querendo muito uma receita de carne de panela, pra comer com pãozinho...huuummm...quando você fizer, manda pra gente. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gláucia, que bom, vc vai adorar. Inacreditavelmente já preparei essa receita, e é super fácil e deliciosa, vou colocar aqui no blog nos próximos dias, aguarde, abraços e obrigado pelo carinho!

      Excluir
  2. Olá Maurício! Comprei a panela de pressão, e estou com uma dúvida, de que lafo devo deixar a. Pino, centralizado ou a esquerda?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Mestreeeee, acabou minha luta ao cozinhar feijão!
    Cozinhei meu primeiro feijão na panela de pressão elétrica. Ficou divinooooo... todos os grãos cozidos e macios!
    SEN SA CI O NAL!!
    Programei a bichinha e saí... confesso q fiquei com receio abri a porta de casa tentando perceber se estava cheirando queimado. Q nada estava sim um arominha gostoso de feijão cozido. Qdo abri a panela choquei com o resultado!! Td de bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu avisei que vc ia se apaixonar Paula kkk... e isso que vc nem começou a fazer as outras delícias que já coloquei aqui no blog, vc vai pirar! Abraços!

      Excluir
    2. Que inveja de você... comprei uma panela e já tentei cozinhar o feijão umas 4 vezes nela e não dá certo. Faço exatamente como manda o manual e o feijão fica duro!!!

      Excluir
    3. Faça exatamente como EU ensino aqui e em video no canal e não precisará mais ter inveja rs, mas amar, bjs!

      Excluir
  4. Bom dia mestre queridão.
    Continuo apanhando da posição em q devo deixar a válvula da pressão. Sempre q vou usar acaba saindo um pouco de pressao e preciso ficar testando até acertar. Vc poderia postar uma foto pois q vem no manual nào é muito claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha querida, é sempre centralizado, aquele pino da válvula centralizado com o cabo, para a parte externa, um pouquinho de vapor é normal sair viu, depende da receita e quantidade de alimento e água dentro da panela. Tem uma foto aqui no blog no post onde explico sobe como usar/como funciona a panela de pressão elétrica, se não entender mesmo assim me manda um e-mail que tento te mostrar de alguma forma aqui não consigo postar. Abraços!

      Excluir
  5. Olá Maurício, tenho uma duvida. Sempre cozinho 1 kg de feijao, será que posso cozinhar esta quantidade tbm nessa panela eletrica? Aí que duvida cruel,rsrsrrs. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que na de 4 litros não dá 1 kilo, mas se for na de 5 acho que já dá, veja a capacidade no manual. Abraços!

      Excluir
  6. Olá Maurício, na minha panela não tem a função feijão, só tem arroz, sopa e carne.Qual é a melhor opção e o tempo de cozedura? Também dá para grão de bico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Use a função sopa ou carne então, o tempo de preparo será o mesmo. Grão de bico ensinarei em breve, abraços!

      Excluir
  7. Olá maurício, tudo bem? Gostaria de saber se posso cozinhar ervilha seca na panela de pressão elétrica?

    ResponderExcluir
  8. Isso serve pro feijão preto também??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, serve, mas geralmente o feijão preto leva 30 à 40 minutos.

      Excluir
    2. Putz, deixei 40 min e o feijão ainda ficou um pouco durinho. Aí hoje antes de ir trabalhar coloquei mais 15 minutos. Vamos ver se ficou bom! :)

      Excluir
    3. Mas vc deixou de molho como ensino aqui na receita? Feijão preto tem que deixar de molho, pois geralmente é feijão mais velho.

      Excluir
  9. Oi Maurício, hoje fiz um feijãozinho "Cara Suja" fresquinho do sítio pela primeira vez na minha panela. Como gostamos de grãos inteiros não deixei que cozinhasse por mto tempo, fiz com temperos refogados, um pedaço de bacon e folhas de louro, ficou mto bom!!! Valeu bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Tania, eu tb gosto assim, com os grãos mais inteiros rs... Abraços!

      Excluir
  10. Oi Maurício,primeiramente parabéns pelo blog, muito instrutivo.
    Na maioria da vezes a gente compra um produto e fica restrito a fazer somente as receitas que vem no manual do fabricante, deixando assim de aproveitar todas as possibilidades que o aparelho pode nos oferecer.
    Quanto ao feijão, fiz de outra forma, refoguei todos os ingredientes (bacon, linguiça, cebola, alho e até um pedaço de carne seca dessalgada) na própria panela de pressão, depois coloquei o feijão e cozinhei normalmente. O feijão já fica pronto com tudo o que tem direito e ficou uma delícia. Achei legal compartilhar com vc que compartilha tudo com a gente. Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Susly! Sim, com certeza, a partir da base de preparo e tempo que ensino vc pode criar e fazer mil e uma coisas, e dar aquele toque do seu jeito! Abraços!

      Excluir
  11. Olá Mauricio, comprei minha panela hoje e fui testar cozinhando feijão, porém a panela iniciou a pressão e o tempo continuou nos 40 sem iniciar a contagem por uns 20 minutos. Fiquei com medo e resolvi desligar a panela em seguida reiniciei o processo e deu o mesmo problema até o feijão quase cozinhar sem que o tempo contasse. Isso é algum defeito ou será que fiz algo errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, será que vc fez direito? Colocou a válvula na posição de pressão? Não vai ficar chiando nem saindo vapor! Veja se fez direitinho, leia a postagem onde ensino usar aqui no blog e o manual, depois me conte. Abraços!

      Excluir
  12. Ola a minha panela é uma eltrolux chef, ela não vem com esses botoes tipo feijão grão carnes, como faço com as suas receitas?

    ResponderExcluir
  13. Maurício, alguns dizem que devemos cozinhar o feijão na própria água do molho. Outros dizem que é melhor trocar. Como você faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu deixo de molho de um dia para o outro, ou coloco assim que acordo para fazer no almoço. Depois desprezo a água pq gosto de feijão clarinho e caldo ralo, daí faço seguindo a dica dos 20 minutos aqui da receita. Quando estou com pressa já coloco tudo na penal e deixo de molho, depois só sigo o mesmo processo, sem trocar a água. O fato de trocar a água é bom para evitar gases e má digestão, mas fora isso não tem mais nada rs.

      Excluir
  14. Oi Mauricio , não estou conseguindo ajustar o tempo para 20 minutos como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selecione qualquer função e vá apertando a tecla de ajuste de tempo até ficar com 20 minutos ;) Não precisa ser necessariamente a função feijão.

      Excluir
  15. Olá Maurício tudo bem? Qual é o rendimento da receita acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hudson, serve umas 6 pessoas, mas é muito relativo rs.... e se quiser pode dobrar a receita.

      Excluir
  16. bom dia, adquiri uma panela de pressao eletrica, e keria sanar algumas duvidas...a panela é mesmo silenciosa? Assim sem barulho algum? A valvula da pressao tem o mesmo efeito no centro ou a eskerda? Colokei um feijao p cozinhar obedecendo as explicaçoes, quando abri a panela apos os 40 min, o feijao estava cru e com muita agua. coloquei mais 23 min, quando abri continuava com mt agua,é assim mesmo? Por favor me respondam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, super silenciosa. Na maioria das marcas e modelos sim, mas veja na sua e no seu manual para ter certeza. Faça colocando de molho como ensino aqui e nas medidas que indico aqui na receita que ficará ótimo. Aconselho vc a ler as DICAS aqui no blog para sanar mais duvidas que possa ter e ficar mais tranquila no uso rs ;)

      Excluir
  17. Olá Maurício parabéns pelo blog é muito bom!!!!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz a receita passo a passo do feijão e ficou perfeito, minha dúvida é a seguinte se a quantidade de feijão for maior ,por exemplo o dobro ,o tempo de preparo deve ser maior também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, em qq receita aqui, de panela de pressão eletrica, sendo maior ou menor a quantidade use o mesmo tempo.

      Excluir
  18. Olá Maurício,minha panela é de 4litros gostaria de saber se posso cozinhar 1 quilo de feijão? Procurei essa informação no manual mas não encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, faça do mesmo jeito que ensino aqui e não ultrapasse a marca MAX / FULL da cuba da panela ok.

      Excluir
  19. Maurício, muito obrigada por deixar estas receitas incríveis para aprendermos. Fiz o feijão e deu super certo. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  20. Olá Maurício...seu lindo!!
    Fiz o curso da fritadeira elétrica com você no "Trem da Alegria", amei de paixão, foi uma tarde deliciosa e ainda para completar minha filha ganhou o sorteio da máquina de cupecake. Adoro todos os produtos, não sei mais viver sem eles. Quando vamos ter nova oportunidade de estar com você presencialmente?...programe outra tarde POR FAVOR.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na verdade foi um encontro com seguidores que promovi lá lembra rs... que bom, saudades, agora é taaaanta gente que não consigo fazer mais algo do tipo, mas quem sabe no futuro, mil bjos!

      Excluir
  21. Mauricio,acabei de conhecer seu canal no youtube e já me apaixonei,comprei uma fritadeira airfryer e estou maravilhada com as opções,ja me inscrevi e acessei seus blogs...pretendo comprar todas as máquinas,vc explica muito bem e é muito carismático,parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  22. ola tudo bem Mauricio ?
    ontem adquiri minha panela de pressão elétrica, só que não estou acertando fazer o feijão, na primeira vez ficou muito mole, agora da segunda ficou mole em baixo e duro em cima, estou colocando as medidas do livrinho que vem com a panela mais não estou acertando, me da um help, obg
    ha e eu amei seus videos, adorei as receitas!

    ResponderExcluir
  23. Mauricio, Boa tarde!

    Quantos litros é sua panela?

    4L ou 6L

    Porque pela foto não temos uma descrição correta, porque dependendo da quantidade não sai a mesma coisa, penso eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tamanho da panela não influencia em nada, as receitas que ensino servem para qq tamanho. Tenho de todos os tamanhos, 3, 4, 5...

      Excluir
  24. Carolina Siqueira Guerra Vespa4 de agosto de 2017 às 17:11

    Olá Maurício, eu ganhei uma panela de pressão elétrica de tanto ver seus vídeos, a facilidade e segurança desta panela me fizeram escolhe-la como presente de casamento. Pois bem, meu marido ama moela cozida na pressão, eu tentei fazer na panela convencional e foi um fracasso, espirrou água na meu fogão todo, fiquei morrendo de medo. Agora quero estrear minha panela de pressão elétrica fazendo a moela para ele. Como eu faço? Me ajuda?? Adoro seus vídeos, Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado e parabéns. Desculpe, não como moela, não sei nem te dizer como preparar. Abraços.

      Excluir
  25. Amei essa dica...é bem prática direto ao ponto. obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Oi Maurício seu blog é super útil parabéns! Vou comprar a minha panela e preciso tirar uma dúvida costumo cozinhar 1 kg de feijão de uma so vez sendo assim preciso de uma panela de quantos litros para suportar 1 kg de feijão? Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  27. Mauricio, estou viciada no seu blog. Cada receita, cada video um melhor que o outro.
    Comprei minha panela esta semana, mas perdi o copo medidor e a colher. Você me indica algo para substituir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. Compre medidores culinários, desses que se acha em qualquer loja de utensílios de casa e cozinha.

      Excluir
  28. Olá Mauricio, parabéns por seu trabalho!!!
    Você saberia informar se a panela e pressão elétrica 4l cozinha 1 kg de feijão?
    E se nos preparos na panela elétrica coloca-se menos água, comparando com a panela de pressão tradicional?

    ResponderExcluir
  29. Oi Mauricio,
    Tudo bem? Você pode me dizer as medidas de tempero que você usou no vídeo da receita?
    obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh não tem medida, é no olho mesmo, na inspiração rs. Se tiver medo, use um pouco e prove, aí se achar que quer mais basta adicionar. Bjos

      Excluir
  30. Para quem é recém casado qual é o sentimento com o site???
    rs #gratidão
    Parabéns... Já fiz maminha, sopa de lentilha, agora partiu feijão.

    ResponderExcluir
  31. Hi Friend, :)

    Eu e meu noivo estamos amando o seu canal, somos novos nesse ramo de preparar comida, nunca havíamos cozinhado na casa de nossos pais, e agora morando juntos estamos aprendendo a se virar (rs) assistir vídeos no YouTube é crucial para qualquer prato aqui em casa. Confesso que dos canais que assistimos o seu é o que mais gostamos tudo fica mais simples e gostoso.

    Parabéns pelo canal e pelas receitas, você é muito carismático e um ótimo cozinheiro saiba que ganhou dois novos fãs:)

    Bye bye friend :)

    By:Jessika e Weider

    ResponderExcluir
  32. Oi Mauricio. Comprei minha Pressão elétrico por tua indicaçáo. Estou encantada. Também apaixonada pelo teu blog. Entro aqui todos os dias.
    Vc é mto querido e competente. Obrigada por nos orientar. Bj.
    Beth Tavares Passo Fundo RS




    ResponderExcluir
  33. Olá meu querido, boa tarde gostaria de saber se posso cozinhar 1kg de feijão com rodelas de calabresa e pedaços de bacon ou tem algum problema?? obrigado pelo Blog estou adorado as receitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode fazer a quantidade que desejar, desde que não ultrapasse a marca MAX de capacidade de uso da panela.

      Excluir
  34. Excelente Blog, parabéns e muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.Abs

    ResponderExcluir
  35. Acabei de fazer essa receita....e o que dizer??? Maravilhosoooooooooooooooo
    Beijinhos aqui de Portugal

    ResponderExcluir
  36. Oi, Mauricio vi seus vídeos no youtube e irei comprar essa panela, de um dia para outro acordei com receio de panela de pressão, confesso que já ate comprei outra normal, mas continuo com medo de explodir, irei comprar essa elétrica para ver se fico mais segura.

    ResponderExcluir
  37. Mauricio, se quiser congelar o feijão em porções, posso colocar o alho frito após ficar pronto ou não?

    ResponderExcluir
  38. Oi Maurício. Comprei a Mondial. Li todo o manual, liguei e não deu certo. Achei que a panela veio com defeito. Fiquei com medo de ligar de novo. Foi aí que assisti seu vídeo e....um mundo novo se abriu !!! Kkkk
    Como pude viver sem até hoje ??? E olhe que só fiz feijão. 🤭
    Obrigada por suas excelentes explicações ! Parabéns !

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Feijão Carioca na Panela de Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top