..
sábado, 9 de agosto de 2014

Como usar a Panela de Pressão Elétrica? Vantagens!

Não tem coisa mais fácil do que usar uma panela de pressão elétrica, e depois que começar a usar com certeza aposentará sua panela de pressão antiga, panela de arroz e outros eletrodomésticos semelhantes!



Antes de tudo quero falar de algumas vantagens da panela de pressão elétrica:
- São bonitas e fáceis de usar e limpar.
- Tem programas pré-definidos para vários tipos de alimentos.
- Timer para preparo futuro.
- Desligamento automático.
- Silenciosa, não faz chiados nem enchem a casa de vapor.
- Aquecimento, mantém o alimento aquecido até a hora que você desejar.
- Utiliza menos água, menos líquidos, para o preparo, cerca de 1/3 à menos.
- Cozinha cada alimento na pressão e temperatura ideal.
- É mais segura!

Por todos estes motivos aposentei minha panela de pressão convencional antiga. Além de tudo é comprovado que a panela de pressão elétrica consegue conservar melhor todos os nutrientes e vitaminas dos alimentos durante o preparo, pela forma que cozinha, acho isso o máximo!
Percebo que nela os alimentos ficam mais saborosos e mantém suas cores e texturas muito mais.

Como usar a panela de pressão elétrica: Usar a panela é muito simples, se for preparar um dos alimentos que já tem botão específico no painel basta colocar tudo dentro e programar, se for o caso ajustar o tempo para mais ou menos tempo e pronto, quando estiver pronto a panela emitirá um sinal sonoro avisando.
Se o alimento que vai preparar não tem nos botões da panela, escolha aquele que é mais semelhante, por exemplo, se eu quiser cozinhar lentilhas ou grão de bico, que são grãos como o feijão, escolho a programação de Feijão na panela e ajusto o tempo se for necessário para mais ou para menos, caso cozinhe mais rápido ou mais demoradamente o tipo de alimento.

Medidas: A medida que eu uso para as receitas aqui no blog na panela de pressão elétrica são medidas no copinho medidor que já vem junto com ela, então basta utilizar ele ou seguir as proporções.

Timer: Para usar o timer coloque os alimentos dentro da panela, escolha a programação do alimento, ajuste se for necessário e depois aperte o botão do timer para ajustar daqui a quanto tempo quer que o alimento fique pronto, para quanto tempo quer que demore, após o tempo exibido no painel o alimento estará pronto.

Água e líquidos: Não esqueça que a panela de pressão elétrica praticamente não perde vapor no cozimento, então ela precisa apenas da quantidade de líquidos que o alimento absorverá durante o preparo, ou seja, não precisamos colocar água a mais do que querermos que sobre no final do cozimento. Se eu for fazer uma sopa ou cozido, devo colocar a quantidade de água que quero que sobre de caldo no final, nada a mais do que isso, e os alimentos também liberam água, como legumes, carnes e verduras, isso é uma coisa que eu particularmente tinha muita dificuldade na panela de pressão comum e agora não tenho mais.

Alimento pronto: Assim que o alimento estiver pronto a panela emitirá um sinal sonoro, após este sinal ela entra na função de aquecimento, mantendo o alimento aquecido até quando você desejar, quando não quiser mais aperte a função Cancela.
Quando o alimento estiver pronto, eu recomendo que desligue e aguarde a panela destravar a tampa sozinha, então abra e sirva, se não quiser esperar basta virar a válvula de pressão no sentido anti-horário que ela liberará o excesso de vapor, cuidado para não se queimar ou ficar com o rosto próximo da saída de vapor.

Como refogar ou selar carnes: Quando você quiser refogar algo, temperos, etc... ou selar carnes antes do preparo propriamente dito, é bem simples, basta selecionar o programa REFOGAR e refogar como faz normalmente, depois cancela e prossegue programando e ajustando o tempo indicado na receita, o tempo que levará para cozinhar o alimento, se a sua não tiver esta função de refogar selecione a função que já vai usar para o preparo do alimento mesmo, coloque o que deseja dentro da panela de pressão elétrica, sele ou refogue e pronto. Depois cancele a programação e faça o preparo que já ia fazer, tampando a panela, colocando a válvula na posição e  escolhendo novamente a programação e ajuste de tempo.

Viu só que simples! Agora é só se preparar para as deliciosas receitas que vou sempre colocar aqui no blog!!!

AGORA TEM VÍDEO NO CANAL ONDE DOU AINDA MAIS DICAS DE COMO USAR, CLIQUE AQUI E ASSISTA!


Onde adquirir sua Panela de Pressão Elétrica em oferta?
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


96 comentários:

  1. Quero ver as receitas que vc vai postar. Pq o que acho por aí não me anima em nada para comprar uma panela dessa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar, eu já tenho a panela faz tempo e tenho cada receita fácil e maravilhosa! Vou colocando aos poucos com fotos passo-a-passo aqui, abraços! ;)

      Excluir
    2. Nossa eu comprei uma tem qatro dias rs tô amando e vc falo tudo que eu queria obg pelas infração 😘

      Excluir
  2. olá Mauricio.
    Comprei uma panela igual a sua e gostaria de saber como refogar os temperos e selar a carne antes de colocar pressão. Por favor, pode me ajudar? Obrigada Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, para refogar os temperos é simples, você programa a função que já vai usar no preparo, a panela vai aquecer e vc refoga ou sela, depois vc cancela a programação e daí faz o preparo como já iria fazer usando o tempo e programação normalmente. Abraços!

      Excluir
  3. Maurício, a tua panela é de quantos litros? Tô pensando em comprar mas gostei da tua que cabe até a forma do pudim... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, a minha é a de 4 litros da Mondial, tem maior também, até vermelha, linda rs... Abraços!

      Excluir
  4. Oi Mauricio.
    Pra acabar de vez com minhas dúvidas: aqui em casa somos somente eu e meu marido. Esse tamanho de 04 litros atende bem? Para preparo de peças de carnes até q tamanho cabe nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, sim, com certeza, lhe atenderá muito bem, para tudo, vc conseguirá fazer até mais do que duas pessoas precisam rs, e menos tb claro, é um tamanho ótimo. Abraços!

      Excluir
  5. Agora sim!! Agora eu compro a minha panela de pressão!!
    Se vc, Meu Mestre, falou eu sigo sem medo!!
    Há muito tempo eu vinha pesquisando sobre panela de pressão elétrica mas nada me convencia a investir na compra. Felizmente encontrei esse teu blog e confesso que me senti aliviada e amparada, afinal se vc usa é pq vale a pena e é coisa boa!!
    Muito obrigada por ser esse Mestre q nos auxilia diariamente!!
    Deus te abençoe muito viu!
    Agora vou ali comprar a minha rsrsrsrs... seguindo sua dica de promoção é claro!!
    Grande bjo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, obrigado pelo carinho e credibilidade! Tenho certeza de que vai amar sua nova panela de pressão elétrica! Abraços! ;)

      Excluir
  6. Oi Maurício, acompanho o fritadeirasemoleo desde que comprei, e estou mt tentada a comprar a panela de pressão. Mas gostaria de mais informações sobre os sistemas de segurança dela pois esse seria um grande motivo para comprá-la e não estou encontrando muitas informações. Pode me ajudar?

    Gilmara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilmara, ela é muito mais segura do que uma panela de pressão comum, vamos lá. Ela tem a tampa com fechamento externo que é mais forte e mais seguro, tem umas três válvulas de segurança, de pressão na tampa, sendo que ela só pega pressão e só trava se estiver fechada corretamente, que é uma trava de segurança de pressão, tem a válvula de pressão que a panela só pega pressão se estiver na posição correta esta válvula, válvula de segurança, termostato para o controle de temperatura... caso aconteça alguma coisa ela desliga sozinha e quando o alimento está pronto ela desliga sozinha também. A borracha dela é de silicone, que dura mais e é mais larga e abrangente o que torna mais segura, nossa... tem muitos sistemas rs... eu adoro, usos com muito mais facilidade e tranquilidade do que qualquer panela de pressão comum, adoro minha panela de pressão elétrica, ainda por cima é bem mais versátil rs... no site do fabricante vc consegue baixar o manual se quiser dar uma lida mais a fundo.

      Excluir
  7. Oi Mauricio boa noite, de quantos ml é o copo medidor que vem com a Mondial?
    A minha não vem, escolhi outra marca e me arrependi assim que puder quero uma como a sua, mas até lá gostaria de tentar suas receitas na minha.
    Desde já agradeço sua atenção, abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mestre!!!
    Olha, gostei tanto, mas tanto dessa panela q comprei outra!!!
    Agora sim! Tô equipada!!
    Na verdade, meu marido gostou tanto do resultado dos pratos q fiz q disse q eu devia comprar outra.
    Mais que depressa obedeci, né, afinal marido dizendo pra comprar não é sempre q acontece rsrsrs...
    Agora é produzir delícias!
    Depois mostro o resultado!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. boa noite mauricio tenho ma de outra marca brita nia vc poderia me ajudar? na consigo usar o timer para programar para fazer os alimentos mas tarde obrigada solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solange, eu nunca usei dessa marca, é bom vc dar uma lida no manual da sua e qualquer coisa entrar em contato com o sac. Abraços!

      Excluir
  10. Suas receitas tambem dao certo na de 5l? fiquei em duvida em relacao aos bolos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, minhas receitas tb podem ser feitas na de 5 litros, da mesma forma!

      Excluir
  11. Oi Mauricio! Tudo bem? Vi uma panela de pressão elétrica da britânia numa promoçao boa da black friday mas ela é de 3 litros. Vc acha que compensa? Ou é muito pequena? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não compensa, limita um pouco, a não ser que vc more sozinha. Com bem pouco a mais vc pega a Mondial 4 litros, e com mais um pouquinho a de 5 litros vermelha linda! Coloquei os links lá no face. Abraços!

      Excluir
  12. Oi Maurício!!
    Acabou de chegar minha panela Mondial 5 l e tenho duvida em q posição deixar a válvula para pegar pressão. E para usar sem pressão??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, conforme o desenho que mostra na tampa e manual, a pontinha da válvula no centro, no mesmo sentindo do cabo para frente ou todo virado para o sentido horário.

      Excluir
  13. Olá Maurício.....me tira um dúvida.....a panela de pressão elétrica gasta mta energia?.....pois estou com bandeira vermelha aqui....kkkk....obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, bem pouco, ela tem termostato e segura muito o calor. O brasil todo está bandeira vermelha rs

      Excluir
    2. Boa noite ... poderia informar se pode deixar comida dentro da panela de pressão de um dia para o outro sem estragar

      Excluir
    3. Isso é muito relativo, depende do clima, da higiene, do tipo de alimento.... não tem como prever.

      Excluir
  14. Oi, Maurício.
    Estou entre a de 4 e 5 litros. Vi que a diferença nelas é que a de 4 litros vem com um coletor de resídios e a de 5 litros não. Tem mais alguma diferença nelas?
    Parabéns pelos blogs!

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, essa diferença que disse não existe, todas tem o coletor, que serve para coletar agua ou vapor que escorra da tampa. Aqui no blog tem um post onde explico como escolher sua panela de pressão, qual comprar, veja este post que lhe ajudará! ;)

      Excluir
  15. Olá Mauricio, minha panela é da Eletrolux.
    Toda vez que refogo algo nela como por exemplo carne antes de por pra cozinhar ela fica apitando e não pega pressão, acho que fica muito quente e vai direto pra função aquecer me dá uma raiva...me ajuda por favor estou voltando á usar minha panela convencional de tanta raiva que me dá...
    Parabéns pleo Blog
    Pedrina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrina, não sei se tem algo à fazer, se é uma característica da panela... mas pegue o habito de não refogar, não é necessário, vc vai ver, fica bom do mesmo jeito. Abraços!

      Excluir
  16. Olá Maurício! Muito bom o post! Estou pensando em comprar uma. Você teria alguma sugestão de marca e modelo? A digital é melhor? Desde já obrigada! Att, Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Aqui mesmo no blog tem um post onde ensino como e qual escolher.

      Excluir
  17. ola, queria tirar uma divida antes de comprar, as medidas da panela de 4litros e a de 5litros sao iguais? vi em varios site de compras que tem a mesma medida e achei estranho, preciso de uma panela para 01 casal e um filho adulto, somente para o jantar pois todos trabalham e comem fora no horario do almoço, qual a melhor medida para mim? sendo que meu interesse é tambem fazer pudim e bolos. Aguardo urgente pois quero comprar logo. obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não rs... a de 5 litros tem 5 litros e a de 4 tem 4 litros, de capacidade, a de 5 é maior que a de 4 tanto por dentro como por fora. Aqui mesmo no blog tem um post conde vc conseguirá saber qual a melhor para vc dê uma olhada, abraços!

      Excluir
  18. ola,minha panela nao faz nenhum barulho de pressao, isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a panela de pressão eletrica é silenciosa, dê uma lida nas DICAS aqui no blog que explico tudo!

      Excluir
  19. Ola Mauricio, tudo bom?!!

    comprei a panela de pressao eletrica de 5 litros, porem so moro com minha mae. Estou com receio de ter feito bobagem, sendo assim la vai minha pergunta.
    Sera que consigo fazer comida pra duas pessoas na panela de 5 litros?!! sera q nao terei problema por ela ser grande pra as vezes fazer pouca comida. Estou no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não se preocupe, vai poder fazer as mesmas receitas do mesmo jeito ;)

      Excluir
  20. oi Mauricio, amo de paixão o seu blog, estou comprando uma panela de pressão elétrica da Mondial, já comprei a fritadeira Mondial, o que me ajudou na escolha foi as comparações indicadas no seu blog, adoro cozinhar, e vou fazer as receitas que você ensina. Foi muito bacana encontrar o seu blog, que Deus continue te abençoando! bjus

    ResponderExcluir
  21. Então posso programar a panela para ficar o alimento pronto daqui a 5 horas por exemplo? Como maquina de pao?

    ResponderExcluir
  22. Mauricio,fiz arroz na panela e o que sobrou eu congelei. Posso descongelar com a funçao aquecer da panela?

    ResponderExcluir
  23. Maurício!! Acabei de comprar! Ansiosa pra fazer suas receitas 😍
    Obrigada!!!!!😍

    ResponderExcluir
  24. Olá Maurício !!Comprei a panela de pressão elétrica , maravilhosa adorei ,amei estou muito contente fiz macarrão e ficou uma delicia s/ nenhum trabalho .Agora vou fazer tuas receitas Bjos e até a próxima 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  25. Muito bom sru blog Maurício, me da uma dica de como faço uma costela nessa panela? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Tem receita aqui mesmo no blog, tanto suina como bovina.

      Excluir
  26. Oi Maurício! Já possuo a fritadeira e agora partirei para a panela de pressão. por favor indique-me uma que possua a função refogar. minha mãe é idosa e quero que ela se livre do fogão para usar somente aparelhos elétricos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja aqui mesmo no blog o post de como escolher sua panela e o post de como refogar. Abraços!

      Excluir
  27. Comprei a panela sem muita pretensão, pois não tinha pesquisado nada a respeito, mas depois procurei na internet receitas para saber como melhor utilizar... amei suas dicas no video, e fui fazer a maminha que vc ensina, amei....tudo de bom... parabéns.. . familia toda satisfeita...

    ResponderExcluir
  28. Para fazer arroz. Eu posso dourar o alho antes e depois colocar o arroz.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, acabei de comprar através das suas dicas, tenho dúvida quanto a quantidade de água, por exemplo, para peito de frando para desfiar, preciso colocar água? e Carne cozida sem molho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parabéns! Pode seguir as receitas exatamente como ensino aqui no blog, qd precisa de água eu informo na relação de ingredientes na própria receita.

      Excluir
  30. Qual a marca/modelo da sua panela de pressão elétrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio

      Adorei ter conhecido a pressão eletrica e a panela eletrica gostaria de receber receitas e me mande um email para saber qual é o preço delas, fiquei bem entusiasmada.

      Excluir
    2. Suzana não envio emails, nem vendo panelas. Se quiser comprar a sua veja o post de como escolher sua panela aqui mesmo no blog e clique no banner aqui no topo do blog onde tem as principais ofertas de panelas dos sites. Preço varia muito, cada site ou loja dá o seu né rs...

      Excluir
  31. Oi como cozinhar batata doce na panela de pressão elétrica? De 5 litros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza rs.. de qualquer litragem rs... faça como os legumes no vapor que ensino aqui mesmo no blog.

      Excluir
  32. Gostaria de saber se ao fazer feijão na panela de pressão elétrica pode guardar no congelador, igual se faz nas panelas de pressão convencionais que se cozinha feijão e guarda no congelador, na panela de pressão se faz da mesma forma ?

    ResponderExcluir
  33. Oi, Maurício! Estou prestes a comprar meu terceiro eletrodoméstico por sua causa: primeiro foi a máquina de pão, depois a fritadeira e agora a panela... haha Suas dicas e receitas têm sido sempre ótimas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  34. Boa noite! Seu blog é ótimo e quero comprar minha panela amanhã. Somos um casal e um filho de 10 anos, só cozinho à noite e o que sobra acabo congelando. Já li sua indicação de tamanho da panela, mas ainda estou com duvida se é melhor comprar de 4 litros ou de 5l. Posso usar a panela de 5l para cozinhar apenas 1xic e 1/2 de arroz? Posso usar para pequenas porções? Demora mais ou qual a diferença da de 4 litros? A de 4l seria suficiente? Posso fazer tudo que faria na de 4 na de 5 com o mesmo tempo e resultado final? Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Olá,gostaria de saber se com a panela de 3 litros é possível fazer doces como pudim por exemplo!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer coisa, o funcionamento é o mesmo, só muda o tamanho.

      Excluir
  36. como fazer arroz integral na panela de pressao eletrica

    ResponderExcluir
  37. Quantos kilos a panela de4litros suporta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é por quilos e sim por capacidade em litros, o peso tanto faz, até pq cada alimento terá uma massa diferente.

      Excluir
  38. Poderia me indicar qual tamanho de forma para pudim na panela de 4 litros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só vc medir a cuba da panela e medir a forma na hora da compra, isso varia de acordo com o modelo e marca. Eu compro sempre no www.forminhasecaixinhas.com.br tanto formas como puxadores.

      Excluir
  39. Gostei muito das explicações . Amanhã vou comprar a panela. Não quero saber de fogão na minha casa.Já dei o que eu tinha.Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Essa panela é perfeita, depois dessa explicação fiquei mais apaixonada por ela hehe obrigada

    ResponderExcluir
  41. Sou marinheiro de primeira viagem. Moro sozinho e gosto de cozinhar. Possuo geladeira duplex, congelo parte dos alimentos feitos em casa e aqueço-os no microondas. Uso assadeiras, panelas e frigideiras que variam de 1 a 4 litros. Incluindo as de pressão. Quero migrar do fogão a gás para kit elétrico, mas estou em dúvida. Um botijão dura de 4 a 6 meses, dependendo o uso do forno. Tem também a questão do consumo de energia e questões relacionadas ao meio ambiente. Neste sentido, desconheço quais marcas, modelos, capacidades são recomendáveis. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Aqui mesmo no blog, nas DICAS, tem um post onde ensino como escolher a sua, qual comprar, qual a melhor para vc. Abraços.

      Excluir
  42. Olá Mauricio! Fiquei sabendo de seu blog pelo meu irmão. Eu tenho a panela de pressão ha um bom tempo já e quando vi seu blog pela primeira vez fiquei mais motivado ainda para usar a panela, que não se limita mesmo ao convencional. Impressionante como virtualmente TODAS as receitas dão certo! Parabens pela iniciativa! E obrigado por ajudar a gt que gosta de cozinhar!

    ResponderExcluir
  43. bom dia, tudo bem? estou interessada em comprar a panela de pressão elétrica, porem tenho algumas dividas e seu blog é muito bom!!! Mauricio, será que dá pra preparar frango assado, batata frita, pastel assado como na air fryer??? Obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde .. como q faço pra programar um funcionamento futuro? por exemplo daq 5 horas para preparar o alimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aí vc usa a função de timer, aqui no blog e no canal ensino como usar.

      Excluir
  45. Mauricioooooooooooooooooo meu amado amado de Jesus chegou minha panela vermelha lindaaaaaaaaaaaaaaaaaa ja não te largava agora q não largo mais, com suas maravilhosas receitas , (EU SÓ TEENHO UMA DÚVIDA, A TAMPA ESQUENTA MESMO ? É NORMAL ? ?) olha agora vou p fritadeira sem oleo da mondial p colocar em pratica tudo q vc ensina fique com Deus jesus te abençoe mais e mais te amo

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde,
    Minha primeira experiência com a panela não foi muito boa. Hahaha. Fiz um macarrao, cobri ele todo com água, como orientado e quando abri a panela mais parecia uma sopa. Não tem como a água evaporar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa indicação não veio de mim rs... Siga minhas receitas que sempre terá resultados perfeitos.

      Excluir
  47. Ansiosa pra chegar minha panela e fazer todas suas receitas seguindo suas dicas

    ResponderExcluir
  48. Oi Mauricio gostaria de dar uma panela para minha filha que mora na Alemanha, dentre todos os modelos da Mondial qual a melhor? A potencia dela tem haver com a rapidez?

    ResponderExcluir
  49. Oi Maurício estou amando tudo que vc ensina as receitas que vc cria são maravilhosas e práticas vc tem um dom de Deus, ganhei de presente no meu niver a Airfryer,mais vou ter que comprar a de pressão elétrica pra fazer a dupla e não deixar de fazer nenhuma receita.Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  50. Comprei minha panela elétrica e minha Air fryer depois de conhecer seus blogs e estou amando as duas rsrsrsrs , suas receitas são ótimas e dão super certo . Obrigado por compartilhar.
    Abraços

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Como usar a Panela de Pressão Elétrica? Vantagens! 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top