..
quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Como cozinhar Leite Condensado na Panela de Pressão Elétrica

Doce de leite é sempre uma delícia, se for feito com leite condensado cozido na pressão então é ainda melhor. Vou ensinar aqui como cozinhar a lata de leite condensado, e não tem segredos.



Você pode cozinhar quantas latas de leite condensado quiser ao mesmo tempo, contanto que caibam uma ao lado da outra ou por cima das outras na panela de pressão elétrica e não ultrapasse a marca máxima de uso.

PREPARO: Retire o rótulo da lata, depois coloque a lata dentro da panela de pressão elétrica e cubra com água uns 2 dedos acima dela pelo menos. Lembrando que as latas podem ser colocadas em pé ou deitadas e podem ser com as novas latas de abertura fácil, é seguro e a própria marca fabricante garante isso.
Coloque a válvula da panela na posição de pressão. Programe a panela de pressão elétrica na função FEIJÃO e ajuste o tempo para 40 minutos.
Quando estiver pronto desligue a panela, retire a pressão e retire a lata de dentro, coloque na geladeira para gelar bem e depois abra e sirva!

ATENÇÃO: Nunca, mas nunca mesmo abra a lata de leite condensado após cozido ainda quente, pode espirrar para todos os lados, pode até explodir e te queimar, causar acidentes gravíssimos, sempre espere gelar ou esfriar para depois abrir.

Dicas: Para um doce de leite mais escuro e bem firme deixe mais tempo, até 50 ou 60 minutos.

ERRATA: Neste mesmo post eu ensinava como cozinhar a caixinha de leite condensado, pois já vi diversas pessoas fazendo isso, mas em uma visita à sede da Nestlé do Brasil, conversando com um especialista e também em contato com a equipe técnica de segurança alimentar deles por email, fui alertado de que isso não é recomendado, que a caixinha não pode ser usada para cozimentos ou ser cozida, enfim, que isso pode liberar substâncias indesejadas no leite condensado durante o cozimento e ainda pode causar sérios acidentes, então não faça isso. Por estes motivos retirei essa informação e modo de fazer daqui.
Outra coisa importante, já vi algumas pessoas usando frascos de vidro, nesse caso não acontece contaminação porém o choque térmico causado durante a abertura da panela com corrente de ar frio e saída do vapor quente de uma só vez pode fazer com que o frasco exploda, então também não ensino nem recomendo este método!

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


21 comentários:

  1. bom dia estou fazendo as receitas do blog, só tenho uma duvida ,a forma de pudim não estraga o antiaderente da panela? tt. syrthe

    ResponderExcluir
  2. que legal a ideia do doce de leite ........tenho uma duvida, a lata de leite condensado moça agora vem com a aquela tampa com o abridor , que particularmente acho horrivel, e mais dificil de abrir ...sera que essa lata pode ser feito na pressao ???? outra coisa tem alguma marca especifica ou pode ser feito com qualquer leite condensado...obrigada....Mirna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada pela resposta.....e vamos fazer o doce de leite ...Mirna

      Excluir
    2. Pode cozinhar a nova lata normalmente, a Moça me confirmou!

      Excluir
  3. Obrigada! Ficou ótimo. Postei foto no Fb. beatriz

    ResponderExcluir
  4. Em qualquer panela elétrica pode coziar o doce de leite ?! Todas são seguras? Boa noite Odorei suas receitas Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em qq panela de pressão elétrica vc pode fazer qq uma de minhas receitas ;)

      Excluir
  5. Bom dia Maurício! Estava olhando as suas receitas e a minha panela ela é diferente da sua, a minha não tem essas funções "Arroz" "Feijao" ela tem as funções de cozinhar, selar, aquecer, pressão, entre outras nesse estilo. Quando você fala nas suas receitas que é pra programar a válvula pra pressão e colocar no ciclo tal, posso colocar a minha no ciclo pressão? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais importa não são as funções, as funções apenas facilitam o manuseio e programação, o que mais importa é seguir o tempo e modo de preparo.

      Excluir
  6. boa tarde a minha panela e manual e na posição FEIJÃO marca 1 hora e na receita vc diz 40m, como faço????

    ResponderExcluir
  7. Posso colocar a lata deitada? Pois se colocar em pé, com dois dedos de água, vai ficar além da quantidade máxima permitida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q vc não leu com atenção... são dois dedos de água acima, e não apenas dois dedos de água. Pode ser na posição que quiser a lata.

      Excluir
  8. Mauricio, é a segunda receita sua que testo e também é muito prática e como você sugeriu deixei por 50 minutos e ficou moreninho, mais firme. Adorei. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Estava louca para saber se podia fazer doce de leite na panela elétrica ....e achei aqui...você é DEMAIS!!!! Muito obrigada por compartilhar conosco. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Vc já usou aquela lata abre fácil? Sabe se pode? Muito bom o seu artigo, eu estava em duvida se podia mesmo usar uma panela elétrica pra fazer esse doce maravilhoso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Estou fazendo agora,assim como outras pessoas também tinha dúvida se podia na panela de pressão elétrica,esse artigo me tirou a dúvida ,que bom 😊

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Como cozinhar Leite Condensado na Panela de Pressão Elétrica 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top