..
segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Arroz Integral na Pressão

Hoje em dia o arroz integral finalmente se popularizou, sempre gostei, mas antes era difícil até de encontrar para comprar.
O único inconveniente é que no fogão nem sempre sai como queremos e na panela de pressão elétrica fica sempre perfeito, no ponto, eu adoro!



Ingredientes:
2 medidas de arroz integral
4 medidas de água
1 fio de azeite
Sal, alho e cebola à gosto

Como já ensinei para vocês na receita de Arroz Branco na Pressão, eu costumo usar como tempero apenas alho frito daqueles comprados prontos, mas vocês podem usar o tempero que estão acostumados. O sal eu também deixo à gosto aqui porque no arroz integral particularmente gosto de usar menos sal, acho que se usar a mesma quantidade que uso no arroz comum fica salgado para meu paladar.
Coloque todos os ingredientes na panela de pressão elétrica, programe o ciclo ARROZ e ajuste o tempo para 17 minutos, se gostar mais al dente ajuste para apenas 15 minutos.




Dicas: Você pode substituir os temperos e o sal por um envelope / sachê daquele temperinho pronto para arroz ou aqueles para legumes, além de agilizar dá outro toque e cor no arroz.
Se quiser refogar os temperos antes basta programar o ciclo ARROZ colocar os temperos e refogar, depois cancele a programação, coloque os demais ingredientes e program o tempo que indiquei acima.

Observações: Para fazer menos ou mais arroz siga sempre a seguinte regra, para cada medida de arroz integral utilize 2 medidas de água + os temperos à seu gosto!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


22 comentários:

  1. Que rápido o cozimento, Maurício!
    Comprei uma semana passada, na promoção do Submarino! Estou louca para testar! ;)

    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, que bom, vc vai adorar sua nova parceira na cozinha!

      Excluir
  2. Comprei 1 de arroz e outra de feijão too esperando chegar espero que não me arrependa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas para que panela de arroz Marta? Com a panela de pressão elétrica vc faz tudo, inclusive o arroz, e mais rápido e melhor!

      Excluir
  3. Boa tarde Maurício, para fazer apenas 1 medida de arroz posso usar 2 de água? E quanto ao tempo, será que 10 minutos fica bom?
    Abraço, Gil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil, é como eu disse no final da receita "Para fazer menos ou mais arroz siga sempre a seguinte regra, para cada medida de arroz integral utilize 2 medidas de água + os temperos à seu gosto!", o tempo é o mesmo, pois não é pela quantidade e sim o tempo de cozimento do alimento. Abraços!

      Excluir
  4. Fiz conforme a receita ...não tem erro. Ficou perfeito !!!!

    ResponderExcluir
  5. O meu arroz integral (prato fino) ta durando 30 minutos para ficar pronto faço com dois e meio de água, com menas água fica duro. Sera que é por causa da marca?Qual você usa?Ou você deixa de molho na água de um dia pro outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ser a marca, eu não uso parboilizado ok, uso o integral comum tipo 01.

      Excluir
  6. Mauricio..fiz conforme a receita e quando abri ainda tinha água..coloquei mais tempo e virou papa..usei integral uncle beans....

    ResponderExcluir
  7. Maurício cozinha normal sem pressão?eu fiz assim e não ficou bem cozido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas amiga, vc não leu a receita? Esta escrito... como sem pressão, panela de pressão é para usar com pressão, se não para q serve rs

      Excluir
  8. Maurício é que arroz branco eu faço sem pressão.e de fato eu não entendi na receita se precisava de pressão.mas eu fiz de novo agora co pressão rs e deu muito certo.obrigada Maurício sempre muito atencioso s e com ótimas receitas e dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois faz errado, arroz branco é com pressão tb, tudo é com pressão, a panela de pressão elétrica é justamente para isso, e assim vc mantem os nutrientes e faz tudo mega mais rápido, agora se vc usa ela sem pressão é a mesma coisa de usar qq panela comum e não ganha nem em tempo nem nas demais vantagens da panela de pressão elétrica.

      Excluir
  9. O arroz integral ficou otimo. Adorei a praticidade. Nunca pensei que levasse tão pouco tempo no preparo. :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Maurício! Sempre procuro por suas receitas adoro suas explicações. Gostaria de saber se para arroz cateto, vale a mesma receita? A panela de pressão elétrica é ótima. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Olá Maurício!Por favor faz uma receita de arroz parborizado com lentilha com seu toque de chef por favor.Sou sua fã e tenho a panela de pressão elétrica Master Cooker Red Mondial e amo fazer suas receitas nela.Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá friend, tem receita de arroz com lentilhas aqui mesmo no blog, mas com arroz normal, eu não gosto de arroz parboilizado rs. Bjs

      Excluir
  12. Pela primeira vez na vida consegui fazer um arroz integral decente!Nunca tinha imaginado fazer na panela de pressao eletrica. Obrigada Mauricio pela receita!

    ResponderExcluir
  13. Eu fiz arroz 7 graos hoje, que comprei no cerealista, e ficou maravilhoso. Usei alho em pó, cebola em pó, sal e um fio de azeite. Ficou perfeito! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Arroz Integral na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top