Últimas Receitas

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Especial Baby 6 à 8 meses - Papinhas e Sopinhas para Bebês


Tenho muitas mamães que me acompanham aqui, e sei bem como é difícil e corrido cuidar da família, trabalhar, preparar refeições para todos e para o bebê, é demorado, exige tempo e muitas vezes dá trabalho. Pensando nisso hoje começo aqui no blog uma série de postagens com receitas e muitas dicas bem práticas, rápidas e saudáveis para o preparo de papinhas e comidinhas em geral para bebês, respeitando as fases deles, tudo elaborado com muito cuidado e auxílios de especialistas.

Vale lembrar que aqui darei sugestões e variações, usando a panela de pressão elétrica, mas que nada disso dispensa o acompanhamento e orientações do médico que acompanha seu filho, então você poderá trabalhar a alimentação dele conforme necessário, avançar ou aguardar, e ainda aprender muitas dicas para otimizar seus dia-a-dia e preparo das refeições dos pequeninos.

Antes de mais nada, quero dizer para quem não sabe, o preparo dos alimentos na panela de pressão elétrica, além de conservar todo o sabor e cor, e ser mais rápido, preserva todos os nutrientes, garantindo assim a melhor qualidade e saudabilidade do que você vai preparar.

Hoje ensinarei duas receitinhas, primeiro uma sopinha, que pode ser usada como base para o preparo de outras e também uma papinha.

Sopinha de Abóbora
2 xícara de abóbora em cubos
1 xícara de água filtrada

Coloque os ingredientes na panela de pressão elétrica, tampe, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 10 minutos.



Assim que o tempo terminar, retire a pressão, abra a panela, e com um mixer bata bem até ficar lisinho e cremoso, se não tiver mixer você pode usar um liquidificador, mas o mixer é um grande aliado na praticidade nos preparos de sopas e papinhas, acredite, ajuda muito.

Dicas: Você pode substituir a abóbora por outro legume, como batata, cenoura, mandioquinha... e se quiser na consistência de papa e não sopa, basta reduzir a quantidade de água pela metade.
Nessa fase, a introdução de alimentos para os bebês, a maioria dos profissionais recomendam que comece com algo mais líquido e com apenas um alimento, depois vai aumentando a cremosidade e incluindo, mesclando, outros ingredientes.

Uma segunda opção, para assim que seu bebê começar a consumir papas, é a combinação de vegetais, legumes... com arroz ou cereais.

Papinha de Brócolis com Arroz
1 xícara de brócolis
1/2 xícara de arroz crú
2 xícaras de água

Coloque os ingredientes na panela de pressão elétrica, tampe, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 10 minutos.



Assim que o tempo terminar, retire a pressão, abra a panela, e com um mixer bata bem até ficar lisinho e cremoso, se seu bebê estiver já na fase dos pedacinhos pode deixar mais granuloso, se não tiver mixer você pode usar um processador, ou ainda amassar bem com um garfo ou amassador.

Dicas: Substitua o arroz por arroz integral, neste caso aumente o tempo de cozimento para 15 minutos, também pode usar quinoa. No lugar do brócolis pode ser usado abóbora, alface, beterraba, espinafre, cenoura, chuchu, abobrinha e semelhantes.
Para enriquecer a papinha você pode acrescentar cubos de carne bovina ou de frango, mas após o cozimento, antes de processar, retire, assim apenas o suco dessas carnes irá compor a papa ou sopa.

Armazenamento: Após o preparo você pode armazenar as papinhas em potinhos ou frascos bem fechados, em geladeira, os mesmos devem estar super limpos e secos. Armazene em geladeira por até 2 dias, ou congele por até 15 dias, na hora de servir basta reaquecer.

Sal e temperos: Recomenda-se que não se use sal na alimentação dos bebês até pelo menos 1 ano, e depois caso decida usar que seja em quantidade bem reduzida, apenas para realçar o sabor. Após o bebê se acostumar com os sabores mais simples e combinados, você pode temperar os alimentos com cebola e ervas como orégano, salsinha, alecrim, manjericão, mas não exagere para que ele não estranhe. Alho também em pouquíssima quantidade, a maioria não gosta muito e rejeita os alimentos com ele.

Higienização: Sempre lave muito bem os alimentos, no início é bom sempre descascar, mas depois pode até manter com casca para agregar fibras.
Após lavar bem em água corrente e com esponjinha, deixe sempre os alimentos ao menos 20 minutos de molho em água com hipoclorito de sódio (você pega em postos de saúde ou compra em farmácias) e depois para eliminar a maior parte dos agrotóxicos em solução de água com bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa para cada litro.

Observações: Ao final dessa fase você pode apenas amassar os alimentos cozidos com um garfo, para já ir acostumando o bebê com texturas, bem como usar mais ervas.

Na próxima semana trarei mais receitas e dicas para a próxima fase do bebê, aguardo vocês!!!

Acompanhe todas as postagens dessa série clicando AQUI!


1 comentários:

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Especial Baby 6 à 8 meses - Papinhas e Sopinhas para Bebês 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top