..
quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Especial Baby 10 à 12 meses - Papinhas Comidinhas Reforçadas para Bebês


Se você chegou agora, estou fazendo uma série aqui no blog, com várias receitinhas e dicas para o preparo e introdução de alimentos aos bebês. Hoje iniciaremos uma nova fase da alimentação, já bem mais rica e onde o bebê já deve conhecer uma gama maior de texturas e sabores.

LEMBRETES:
Aqui darei sugestões e variações, usando a panela de pressão elétrica, mas que nada disso dispensa o acompanhamento e orientações do médico que acompanha seu filho, então você poderá trabalhar a alimentação dele conforme necessário, avançar ou aguardar, e ainda aprender muitas dicas para otimizar seu dia-a-dia e preparo das refeições dos pequeninos.
Para quem não sabe, o preparo dos alimentos na panela de pressão elétrica, além de conservar todo o sabor e cor, e ser mais rápido, preserva todos os nutrientes, garantindo assim a melhor qualidade e saudabilidade do que você vai preparar.

Para essa fase preparei duas receitinhas cheias de dicas.

Macarrão com Abobrinha
1 xícara de abobrinha em cubinhos com ou sem a casca
1/2 xícara de macarrão de tamanho pequeno ou cabelinho de anjo
1 e 1/2 xícara de água filtrada
Ervas e especiarias

Coloque os ingredientes na panela de pressão elétrica, tampe, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 10 minutos.



Assim que terminar o tempo, retire a pressão, abra a tampa e sirva.

Dicas: Substitua a abobrinha por outros legumes, e o macarrãozinho pode ser integral, além disso você pode colocar um fio de azeite e ervas.

SUPER DICA: Agora vamos começar a acrescentar grãos, leguminosas... aqui a dica é importantíssima, sempre deixar de molho por 6 à 12 horas antes de cozinhar. Fazer isso, com os grãos secos, além de deixá-los macios uniformemente, elimina os gases e substâncias que geralmente provocam cólicas e gases nos bebês, aliás isso vale até para os adultos. Após deixar de molho descarte a água do molho e dê uma enxaguada.
Pensando nisso a segunda receita que ensino hoje é um cozido, bem nutritivo!

Lentilha com Carne e Legumes
1/2 xícara de lentilha
1/2 xícara de carne bovina, de aves ou peixe moída
1 xícara de legumes variados
1 xícara de água
Ervas e especiarias

Coloque os ingredientes na panela de pressão elétrica, tampe, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 10 minutos.



Assim que terminar, retire a pressão da panela, abra, misture delicadamente e sirva.

Dicas: Substitua as lentilhas por ervilhas ou feijão, use mais de um tipo de carne, legumes dos mais variados, acrescente um ovo picadinho ou amassado.

Armazenamento: Após o preparo você pode armazenar as papinhas em potinhos ou frascos bem fechados, em geladeira, os mesmos devem estar super limpos e secos. Armazene em geladeira por até 2 dias, ou congele por até 15 dias, na hora de servir basta reaquecer. Não armazene sobras.

Sal e temperos: Recomenda-se que não se use sal na alimentação dos bebês até pelo menos 1 ano, e depois caso decida usar que seja em quantidade bem reduzida, apenas para realçar o sabor. Após o bebê se acostumar com os sabores mais simples e combinados, você pode temperar os alimentos com cebola e ervas como orégano, salsinha, alecrim, manjericão, mas não exagere para que ele não estranhe. Alho também em pouquíssima quantidade, a maioria não gosta muito e rejeita os alimentos com ele.

Higienização: Sempre lave muito bem os alimentos, no início é bom sempre descascar, mas depois pode até manter com casca para agregar fibras. Alimentos orgânicos são sempre melhores.
Após lavar bem em água corrente e com esponjinha, deixe sempre os alimentos ao menos 20 minutos de molho em água com hipoclorito de sódio (você pega em postos de saúde ou compra em farmácias) e depois para eliminar a maior parte dos agrotóxicos em solução de água com bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa para cada litro.

Observações: A partir dessa fase você já pode incluir de tudo, a não ser que o médico ou seu filho tenham restrições, claro, mas aos poucos poderá fazer comidinhas bem semelhantes as que toda a família consome. Já pode incluir peixes, tomando o cuidado de sempre limpar muito bem, já pode incluir especiarias, ovo inteiro, etc...

E se você já está triste achando que as dicas acabaram, não se preocupe, na próxima e última postagem dessa série ensinarei comidinhas, refeições, bem saudáveis, para seu bebê à partir de 1 aninho.

Acompanhe todas as postagens dessa série clicando AQUI!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


0 comentários:

Postar um comentário

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Especial Baby 10 à 12 meses - Papinhas Comidinhas Reforçadas para Bebês 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top