Últimas Receitas

quarta-feira, 22 de março de 2017

Canjiquinha com Costelinha na Pressão (Quirerinha / Quirera)

Hoje tem comidinha mineira aqui no blog, vou ensinar como preparar uma tradicional canjiquinha com costelinha na panela de pressão elétrica, também conhecida como quirera ou quirerinha.
Não tem segredos, é bem simples e tem aquele sabor que nos traz boas lembranças, comida afetiva.



Ingredientes:
250gr de quirerinha / quirera (1/2 pacote)
500gr de costelinha defumada
2 colheres de sopa de cebola picadinha
1 colher de sopa de alho amassado ou triturado
2 colheres de sopa de azeite
2 folha de louro
Pimenta à gosto
Sal à gosto
1 caldo de carne ou costela (opcional)
1 e 1/2 litro de água
Salsa e cebolinha à gosto

Corte a costelinha, separando-as cada ossinho e coloque na panela de pressão elétrica, cubra com água, feche a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe alguma das funções de cozimento ajustando o tempo para 30 minutos. Quando o tempo terminar retire a pressão, abra e veja se estão bem macias, se estiverem escorra a água e reserve, caso contrário cozinhe mais tempo.
Coloque a quirerinha, as costelinhas e todos os demais ingredientes na panela, por último acrescente 1 e 1/2 litro de água, misture tudo bem. Tampe e programe o tempo para 20 minutos.



Quando o tempo terminar retire a pressão lentamente, abra e misture tudo, acrescente a salsinha e cebolinha e sirva!

Rendimento: Serve 6 pessoas em média.

Armazenamento: Caso sobre guarde em geladeira por até 2 dias.

Dicas: Tempere utilizando o que desejar, incremente ao seu gosto. Se quiser usar costelinha salgada lembre-se de dessalgar e cozinhar antes, se quiser usar a fresca tempere bem, cozinhe e depois siga conforme ensinei na receita.



4 comentários:

  1. Boa tarde! Sou leiga na cozinha... Como temperar a costela fresca (quantidade dos ingredientes) e por quanto tempo deve deixar descansando para pegar o tempero? Tenho receio de ficar salgado ou sonso demais... Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem receitas aqui mesmo no blog, confira, abraços!

      Excluir
  2. Que delicia. Se eu for fazer com carne de porco que não seja defumada, cozinho a carne junto com a quirerinha ou cozinho antes separado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tempo que essa carne que usará precisa.

      Excluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Canjiquinha com Costelinha na Pressão (Quirerinha / Quirera) 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top