..
quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Sopa Creme de Mandioquinha / Batata Baroa com Carne Seca na Pressão

Essa sopa cremosa é um sucesso total, duvido alguém não gostar, fica cremosa, aveludada e é muito prática de fazer!
Aqui fiz a versão mais tradicional, com carne seca, ensinarei como preparar a carne também, mas você pode variar, darei as dicas ao final.



Para a carne seca:
500gr de carne seca
Água

Para a sopa cremosa
1/2kg de mandioquinha / batata baroa
1/2kg de batata comum
1/2 litro de água ou caldo
1 colher de sopa de cebola picada ou triturada
1 colher de chá de alho picado ou triturado
2 colheres de sopa de manteiga
1 tablete ou sachê de caldo de legumes
Sal à gosto

Para finalizar:
1/2 litro de leite
Cebolinha e/ou salsinha
Carne seca desfiada

Primeiramente vamos preparar a carne seca, é bem simples mas requer paciência. Se você já tiver carne seca pronta e desfiada em casa ou preferir comprar aquelas que já vem prontas pode pular esta parte inicial.
Corte a carne seca em pedaços menores, médios, coloque em uma tigela com água até cobrir, pode manter na geladeira ou fora se não estiver um dia muito quente. Troque esta água a cada duas horas lavando um pouco a carne para retirar todo o excesso de sal. Se a carne for de boa qualidade estará boa após 4 a 5 trocas no máximo, se perceber que ainda está muito salgada repita o processo mais vezes.
Coloque a carne na panela de pressão elétrica e cubra com água, tampe, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 40 minutos. Quando o tempo terminar retire a pressão, abra a panela, descarte a água e deixe amornar, então desfie. Para desfiar pode ser manualmente ou com ajuda de um processador de alimentos, ou como preferir. Não esqueça de remover os nervinhos e gordurinhas. Reserve a carne pronta e vamos para a sopa!



Para a sopa descasque a mandioquinha e as batatas e corte em pedaços menores, coloque todos os ingredientes na panela, exceto o leite, depois tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 15 minutos em qualquer função de cozimento.
Quando terminar o tempo retire a pressão, abra a panela, acrescente o leite e bata tudo com um mixer de mão ou em um liquidificador, então acrescente a cebolinha e a carne seca pronta desfiada, misture tudo, prove e acerte o sal, aqueça mais se precisar e sirva!



Rendimento: serve de 6 a 8 pessoas.

Armazenamento: Geladeira por até 2 dias ou congelado por até 20 dias.

Dicas: Acrescente 1 copo de requeijão cremoso ou catupiry na finalização para ter uma sopa ainda mais cremosa.
Substitua a carne seca por carne moída, bacon frito picadinho ou o que mais desejar!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


4 comentários:

  1. Olá! Parabéns parabéns pelo seu blog e canal. Gostaria de saber se posso substituir o leite de vaca por outro leite vegetal?

    ResponderExcluir
  2. Mais uma receita que deu certo. Não tinha carne seca foi calabresa mesmo. Ficou muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava pensando justamente nisso, usar a calabresa que tenho aqui e fazer ainda hoje!

      Excluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Sopa Creme de Mandioquinha / Batata Baroa com Carne Seca na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top