Últimas Receitas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Sopa Creme de Mandioquinha / Batata Baroa com Carne Seca na Pressão

Essa sopa cremosa é um sucesso total, duvido alguém não gostar, fica cremosa, aveludada e é muito prática de fazer!
Aqui fiz a versão mais tradicional, com carne seca, ensinarei como preparar a carne também, mas você pode variar, darei as dicas ao final.



Para a carne seca:
500gr de carne seca
Água

Para a sopa cremosa
1/2kg de mandioquinha / batata baroa
1/2kg de batata comum
1/2 litro de água ou caldo
1 colher de sopa de cebola picada ou triturada
1 colher de chá de alho picado ou triturado
2 colheres de sopa de manteiga
1 tablete ou sachê de caldo de legumes
Sal à gosto

Para finalizar:
1/2 litro de leite
Cebolinha e/ou salsinha
Carne seca desfiada

Primeiramente vamos preparar a carne seca, é bem simples mas requer paciência. Se você já tiver carne seca pronta e desfiada em casa ou preferir comprar aquelas que já vem prontas pode pular esta parte inicial.
Corte a carne seca em pedaços menores, médios, coloque em uma tigela com água até cobrir, pode manter na geladeira ou fora se não estiver um dia muito quente. Troque esta água a cada duas horas lavando um pouco a carne para retirar todo o excesso de sal. Se a carne for de boa qualidade estará boa após 4 a 5 trocas no máximo, se perceber que ainda está muito salgada repita o processo mais vezes.
Coloque a carne na panela de pressão elétrica e cubra com água, tampe, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 40 minutos. Quando o tempo terminar retire a pressão, abra a panela, descarte a água e deixe amornar, então desfie. Para desfiar pode ser manualmente ou com ajuda de um processador de alimentos, ou como preferir. Não esqueça de remover os nervinhos e gordurinhas. Reserve a carne pronta e vamos para a sopa!



Para a sopa descasque a mandioquinha e as batatas e corte em pedaços menores, coloque todos os ingredientes na panela, exceto o leite, depois tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe por 15 minutos em qualquer função de cozimento.
Quando terminar o tempo retire a pressão, abra a panela, acrescente o leite e bata tudo com um mixer de mão ou em um liquidificador, então acrescente a cebolinha e a carne seca pronta desfiada, misture tudo, prove e acerte o sal, aqueça mais se precisar e sirva!



Rendimento: serve de 6 a 8 pessoas.

Armazenamento: Geladeira por até 2 dias ou congelado por até 20 dias.

Dicas: Acrescente 1 copo de requeijão cremoso ou catupiry na finalização para ter uma sopa ainda mais cremosa.
Substitua a carne seca por carne moída, bacon frito picadinho ou o que mais desejar!


0 comentários:

Postar um comentário

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Sopa Creme de Mandioquinha / Batata Baroa com Carne Seca na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top