Últimas Receitas

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Bolo Nega Maluca na Pressão - Bolo de Chocolate ou Brigadeiro

Tem comida mais acolhedora que um belo bolo de chocolate com cobertura? Acho esse bolo tão clássico, tão mãe, tão vó, tão infância, família rs...
Já ensinei vários bolos aqui no blog, inclusive fiz um festival de dezenas de sabores AQUI, e você também pode preparar desta mesma forma, além de poder variar um pouco.
Para a cobertura darei duas opções, uma com leite condensado e outra sem, aí vocês escolhem, dá até para fazer em versão sem glúten ou sem lactose.



Massa:
3 ovos
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de cacau em pó (ou 1 xícara de chocolate em pó ou achocolatado)
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento

Cobertura 01:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de cacau em pó (ou 1/2 xícara de chocolate em pó ou 1 xícara de achocolatado)

Cobertura 02:
1 xícara de leite de qualquer tipo
1 xícara de chocolate em pó
3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1/2 xícara de açúcar

Para decorar:
Granulados de chocolate ou confeitos à sua escolha

Essa receita é tão simples que nem precisa utilizar batedeira ou liquidificador, basta usar uma tigela e um fouet.
Coloque os ovos, manteiga e açúcar na tigela, misture até ficar bem homogêneo, acrescente o cacau e misture bem, depois o leite e a farinha e misture novamente (não precisa ficar batendo, apenas misturar e pronto) e por último acrescente o fermento, envolva na massa e pronto.
Unte o fundo da cuba da panela de pressão elétrica com manteiga e forre com um circulo de papel-manteiga (ou papel-toalha como muita gente gosta), despeje a massa pronta e alise por cima.
Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão ou sem pressão, tanto faz neste caso, programe qualquer função de cozimento ajustando o tempo para 30 minutos.



Enquanto o bolo fica pronto você pode ir fazendo a cobertura, é bem simples, basta misturar tudo em uma panela, fogo médio, mexendo sem parar, até começar a engrossar, então desligue o fogo e reserve.
Passado o tempo do bolo destampe a panela, retire a cuba, vire o bolo sobre um prato, desvire ele e cubra com a cobertura e granulados!

Rendimento: 10 ou mais fatias.

Armazenamento: 3 dias no máximo fora da geladeira e 1 semana em geladeira.

Dicas: Faça o bolo com outras coberturas, acrescente especiarias na massa ou sirva sem cobertura para o café ou lanche estilo bolinho da vovó.


8 comentários:

  1. Seus bolos são demais, já fiz vários, vou ter que fazer este também.

    ResponderExcluir
  2. Vc é um querido ! Te sigo nas redes sociais! Já fiz várias receitas , preciso fotografar ..,e quero comprar a fritadeira .abç

    ResponderExcluir
  3. maravilhoso esse blog seu ! amei obrigado querido.

    ResponderExcluir
  4. Oie Maurício, tudo bem querido? Já te sigo na fritadeira e agora estou aqui rsrs. Não tenho a panela de pressão, mas tenho a elétrica de arroz e vou tentar adaptar suas receitas nela kkkkkkkkkk um BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. Não amiga, uma coisa não tem nada haver com a outra, são aparelhos completamente diferentes rs

      Excluir
  5. Olá Mauricio.
    Posso trocar o leite por água.
    Grato.

    ResponderExcluir
  6. Comprei uma estou ansiosa que chegue para fazer essas receitas maravilhosas....

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Bolo Nega Maluca na Pressão - Bolo de Chocolate ou Brigadeiro 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top