..
quinta-feira, 7 de abril de 2016

Biomassa de Banana Verde na Pressão - Como fazer, utilizar, benefícios...

Hoje ensinarei como fazer, como utilizar, e claro, falarei também sobre os benefícios da queridinha do momento, a biomassa de banana verde!
Se você ainda não tinha ouvido falar dela com certeza ouviria a qualquer momento, e o que é essa biomassa?



A biomassa de banana verde é basicamente uma massa feita de polpa de banana, ainda verde, verde mesmo, e que tem benefícios e utilizações praticamente infinitas, mas os principais pontos que posso ressaltar aqui é que ela é neutra, ou seja, não tem praticamente sabor, o que faz com ela seja tão coringa na cozinha, podendo ser utilizada em preparos de molhos, maioneses, cremes, como espessante em receitas, em bolos, tortas, pães, sorvetes, patês, em quase tudo, como substituto por exemplo de creme de leite, amidos, requeijão, maionese, etc... tudo isso porque a banana ainda verde possui um amido resistente, que é como se fosse um concentrado de fibras, que nosso organismo não é capaz de digerir, mas nos traz muitos benefício, capaz dessas maestrias e ainda de saciar nosso estomago, o que faz dela também a queridinha do publico fit, light, diet e que deseja emagrecer!
Só para vocês terem uma ideia, a inclusão da biomassa na alimentação é capaz de melhorar a imunidade, regular o desenvolvimento microbiótico intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes, evitar o acúmulo de gordura abdominal, ajuda na perda de peso...
Além de tudo isso tem pouquíssimas calorias, cerca de 60kcal por cada 100gr, e é rica em vitaminas e minerais que nutrem e só trazem benefícios ao organismo e antioxidantes, é quase como se nem fosse banana, eu diria até que é bem diferente em alguns aspectos e benefícios em relação a banana consumida madura.

- E como preparar a Biomassa de Banana Verde?
Simples! Separe sua panela de pressão elétrica, 1 dúzia de bananas verdes, pode ser nanica ou prata e água.
Com ajuda de uma faca separe cada banana, sem abrir a casca, pelo caule que as prendem na penca. Lave cada banana muito bem com sabão e água corrente.
Coloque água na sua panela de pressão elétrica até a metade dela, depois ligue para aquecer a água, deixando-a bem quente, ou se preferir já encha a panela com água bem quente. Coloque as bananas na panela, tampe, coloque a válvula na posição de pressão, programe por 10 minutos.
Quando o tempo terminar desligue a panela mas não abra nem retire a pressão, deixe a pressão sair sozinha e a panela destravar sozinha também, só então abra.



Com as bananas ainda quentes, descasque e coloque em um processador de alimentos com 2 xícaras de água quente também, vá batendo até virar uma purê, um creme mais firme quase um patê. Se precisar coloque mais água.
Você também pode usar um liquidificador ou um bowl e um mixer de mão para fazer a mistura.



Agora transfira essa mistura para potinhos pequenos ou em forminhas de gelo como eu faço.



- Armazenamento: Em geladeira 5 dias, congelada 3 meses.

- E como utilizar?
Na hora de usar a biomassa em algum preparo basta descongelar um pouco, depois levar ao fogo com um pouquinho de água, ir mexendo, até ela reidratar e ficar cremosa novamente, e aí depois incluir na preparação que desejar, como já falei, substitui creme de leite, maionese, requeijão, e ainda encorpa qualquer molho, caldo, purê, patê, recheios, vitaminas, shakes, cremes, sopas, sobremesas, mousses... sem alterar o sabor, e pela internet está cheio, mas cheio mesmo, de receitas doces e salgadas feitas com a biomassa e dicas de uso e substituições, que depois com o tempo vou dando aqui também.
Ahhh... não posso deixar de mencionar que também é uma ótima pedida para quem tem intolerância a lactose, alergias ao leite e derivados e também para preparos sem glúten, já que é espessante!

- Informações e dicas:
O consumo máximo ideal é de 2 a 4 colheres de sopa de biomassa por pessoa ao dia.
Não tem contraindicações, a não ser que você seja alérgico a banana.
Para evitar que a seiva da casca da banana deixe vestígios na panela no preparo, unte a panela antes com óleo, e se depois do preparo ficar algo grudadinho, como se fossem restos de cola, use óleo também para passar e amolecer, o mesmo vale para o recipiente, processador ou mixer.

Ufa, o post de hoje foi uma aula rs... mas espero que gostem, que ajude muita gente, abraços friends!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


10 comentários:

  1. Amei Maurício!! Aula mesmo!! Rsrsrs... Vou fazer a minha minha Biomassa agora!! Bjos Ana Darc

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito bem explicado, vou fazer tb!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. E com a casca, dá para fazer carne de banana... fica uma delicia! Aproveita tudo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela sugestão, vou fazer

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado, eu estou aprendendo tanto com suas dicas, aulas. Você é demais....meus parabéns pelo seu blogg

    ResponderExcluir
  6. Ameiii!!! Sensacional! Deu uma aula mesmo! Show! 😍

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma criança de 4anos ela pode consumir a biomassa

    ResponderExcluir
  8. Paulo Ricardo Faraco12 de março de 2021 às 15:39

    Boa tarde!!! Muito boas as tuas dicas e observações. Valeu!!!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Biomassa de Banana Verde na Pressão - Como fazer, utilizar, benefícios... 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top