..
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Caponata / Antepasto Express na Pressão

Gente, tenho que confessar, essa foi a caponata mais prática e rápida que eu já fiz na vida, quando comecei os testes criando esta receita na panela de pressão elétrica não botei muita fé, mas conforme fui ajustando cheguei nesse resultado super simples e me surpreendi muito! Fica saborosa, suculenta, sem deixar nada a desejar daquelas que levam horas para ficarem prontas e o melhor de tudo, só leva 5 minutos!
Façam e se surpreendam também, garanto que vão amar e nunca mais vão querer fazer de outra maneira!



Ingredientes:
2 berinjelas grandes
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão amarelo grande
1/2 kg de cebolas
1 cabeça de alho
1 xícara de azeitonas pretas ou verdes
1 colher de sopa de sal
Pimenta-do-reino e pimenta calabresa à gosto
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de tempero baiano (opcional)
1/2 xícara de azeite
1/2 xícara de vinagre

Fatie as berinjelas, pimentões, cebolas e alho em tiras, coloque os na panela de pressão elétrica em camadas, acrescente entre elas as azeitonas e o sal, no final coloque por cima os temperos, o azeite e o vinagre. A panela ficará bem cheia, se precisar pode até dar uma apertadinha, e não se preocupe, depois de pronto isso tudo se reduzirá praticamente à metade.
Tampe a panela de pressão, coloque a válvula na posição de pressão e programe a panela na função ARROZ por 5 minutos, se a sua panela não tiver esse tempo programe 10 minutos e fique de olho, quando se passarem 5 minutos desligue.



Assim que se passarem os 5 minutos desligue a panela mas deixe-a ainda tampada, só abra quando a tampa for liberada sozinha, leva apenas alguns minutos.
Ao abrir a panela dê uma leve misturada em tudo, retire o antepasto e transfira para uma tigela ou refratário, deixe esfriar e leve para a geladeira ou sirva.

Rendimento: 10 a 12 porções em média.

Armazenamento: Na geladeira, em pote bem fechado dura até 1 mês.

Dicas: Substitua as berinjelas ou uma delas por abobrinha. Acrescente tomates secos na receita. Sirva com torradas, pão italiano, queijos...

VEJA ESTA RECEITA EM VÍDEO, CLIQUE AQUI!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


23 comentários:

  1. Maurício, é para não liberar a pressão da panela? Somente desligá-la e aguardar? Fique na dúvida cara. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, vc deixa a pressão sair sozinha, a tampa liberar sozinha.

      Excluir
    2. Aee Maurício. Suas receitas tem me ajudado bastante. Obrigado. Ja estou inscrito no seu canal.

      Excluir
  2. Fiz confiando no Maurício, pois sei o trabalho que dá fazer a Caponata ou antepasto de beringela, ficou absurda não durou nada, dei um toque meu aqui e ali por uma questão de gosto pessoal meu a da família, ficou divina, nunca mais vou levar horas preparando! Abraço a todos e parabéns Maurício, sou seu fã, Roberto

    ResponderExcluir
  3. Maurício, ao invés de tiras, posso cortar os temperos em cubos?

    ResponderExcluir
  4. Aprovada ! Segunda vez q faço. Coloquei uma colar de sopa de Tabasco. Ficou show ! Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. A berinjela vai com a casca ou sem?

    ResponderExcluir
  6. Maurício, comprei uma panela igual a sua; marca, modelo e tamanho. Isso pq vc é profissional de extrema confiança. Fiz a Caponata e ficou melhor que a minha!!!! Vc é realmente sensacional. Obrigada, abraços. Ana Maria

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, estou impressionada! Quanta receita boa você indica! Adquiri a pouco tempo minha panela e acho que vou comprar outras....fazer várias receitas ao mesmo tempo rsrsrs... Parabéns Maurício, você é muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Fiz este Antepasto!
    Ficou uma delicia!
    Coloquei em vidros e quando bate uma fome comemos com um bom pão italiano e um bom vinho!
    Acrescentei uma xicara de uvas passas.
    Uma delicia!
    Parabéns menino!
    Você vai ser o responsável pelos meus quilinhos a mais!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Maurício! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por todo seu trabalho, pois acompanho na panela de pressão, máquina de pão e na fritadeira sem óleo (só faço as receitas que você posta!). Já fiz algumas vezes essa sua caponata, mas caso eu faça uma quantidade menor reduzo o tempo também? Abs.

    ResponderExcluir
  10. MESTRE MAURÍCIO SIMPLESMENTE MARAVILHOSO E DELICIOSO....
    ACABEI DE FAZER PARA O ALMOÇO DE HJ.... VC sempre ATRASADO 😘 😘 😘

    ResponderExcluir
  11. Mauricio. sempre odiei cozinhar. mas estou amando fazer suas receitas.comprei uma panela de pressão elétrica (coisa maravilhosa). Obrigada por compartilhar suas receitas que são divinas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Essa panela de pressão elétrica é incrível e vc mais ainda. Estou encantada. Bjooo

    ResponderExcluir
  13. Maurício ,adoro tudo o que você faz admiro seu trabalho e vou começar a ganhar dinheiro com estas receitas ,vou agregar com o que eu já faço ,que é a venda de queijos ,doces e Geléias ,agora vou agregar as tábuas , obrigada .
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Melhor caponata da vida! E super prática! Amei! Amei! super obrigada!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Caponata / Antepasto Express na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top