..
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Qual a melhor Panela de Pressão Elétrica? Qual comprar?

Tenho recebido muitos pedidos para que fizesse um comparativo entre as panelas de pressão disponíveis no mercado, mas como existem muitas marcas e modelos, resolvi fazer um post falando sobre estes tipos e diferenças básicas, dessa forma cada um pode escolher a sua como preferir!



TAMANHO:
Primeiramente vamos falar do tamanho, a capacidade em litros das panelas de pressão elétricas.
Hoje eu recomendaria da seguinte forma:
- 3 litros = solteiro, casal ou casal com filho pequeno;
- 4 litros = casal que come bem, casal com até dois filhos, a partir deste tamanho já é bom para quem gosta de fazer sobremesas, como pudins por exemplo;
- 5 litros = famílias maiores, com 5 pessoas em média que comam normalmente;
- 6 litros = família grande mesmo, acima de 5 pessoas e que comam bastante.

DIGITAL OU ANALÓGICA:
No mercado temos basicamente dois tipos de panelas nesse quesito, as que tem o painel digital, e as que tem os controles analógicos.

- Digital: A panela de pressão elétrica ou eletrônica com painel digital é fácil de operar, possui algumas funções básicas pré-programadas, que facilitam para sabermos o tempo médio de preparo para estes alimentos. Claro que que este tempo é uma média, e quando vamos preparar alimentos que não tem um botão específico para eles podemos simplesmente escolher qualquer função da panela, qualquer botão, e ajustar o tempo para o preparo que precisaremos. Em qualquer função a panela funcionará igual, só o que muda é a margem de tempo que será usada, então você pode preparar qualquer alimento em qualquer função, o que importa mesmo é o tempo de preparo a ser ajustado / programado.
Uma vantagem muito legal que acho das digitais é o timer, pois com ele podemos atrasar o início do preparo, ou seja, podemos programar para daqui quanto tempo queremos que o alimento esteja pronto!
As panelas digitais só começam a contar o tempo que programamos quando pega pressão e trava a tampa, então não precisamos ficar olhando ou calculando este tempo, diferente de alguma analógicas que já explicarei.

- Analógica: A panela de pressão analógica geralmente tem no painel apenas um botão, ao seu redor tem as marcações para o preparo e recomendações de tempos para cada tipo de alimento. Para utilizar basta girar o botão e colocar a seleção no alimento ou tempo que deseja para seu preparo.
Assim como a digital este tempo é uma sugestão, uma média comum para o tipo de alimento desejado, mas nada impede de deixar mais ou menos tempo.
Acho interessante este modelo analógico, com apenas um botão, principalmente para aquelas pessoas que não tem muita intimidade com aparelhos digitais, programáveis, etc... pois é bem fácil de usar.
A única diferença é que neste modelo não se tem o timer, para retardar o início do preparo como na digital e que nesse modelo o tempo, em algumas marcas, começa a contar como um relógio, assim que você programa e não apenas quando pega pressão, nem todas são assim, verifique, então é importante ver quanto tempo leva para pegar a pressão para somar a este tempo do preparo do alimento após pegar pressão, programando um tempo total.

TAMPA:
Algumas pessoas se preocupam se a panela funcionará ou não com a tampa aberta, mas saiba que isso não influencia em nada seu uso, mesmo que o modelo comprado ou escolhido não aqueça para refogar com a tampa aberta, podemos usar a tampa fechada na posição de válvula sem pressão como já ensinei AQUI. Aliás isso é outra coisa que muita gente se pergunta, se dá para usar a panela sem pressão, dá sim, basta colocar a válvula na posição sem pressão, mas lembre-se que algumas paneas não funcionam sem pressão e sem nada de líquido dentro.

Espero que este post ajude todos que querem comprar sua belíssima e super útil Panela de Pressão Elétrica.

Obs: Como muita gente me pergunta já aproveito para responder que a minha é a Mondial Digital de 4 litros.

Abraços,

Maurício

Alguns lugares onde sempre tem boas ofertas para você pesquisar e adquirir a sua Panela de Pressão Elétrica:


Leia também:
Conhecendo a Panela de Pressão Elétrica!
Como usar a Panela de Pressão Elétrica? Vantagens!
Novidades, Segurança e Atualizações na Panela de Pressão Elétrica!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


56 comentários:

  1. Ola Mauricio... Obrigada pela explicação das panelas de pressão, eu agora tenho uma panela pressão analógica, ao ver os comentários no Facebook , adquiri uma digital, estou super feliz! Obrigada por tudo que você tem dividido conosco. abç

    ResponderExcluir
  2. O tempo de cozimento na panela de pressão elétrica é maior ou menor do que a panela de pressão convencional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra depende do prato, alguns são iguais, outros mais rápidos.

      Excluir
  3. Obrigado pela explicação. Sempre que quero comprar procuro o seu blog, assim foi com a fritadeira, agora é a panela de pressão. Sempre compro a que você usa pra não correr o risco de errar.Rsrsrs. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post amigo. Me deu um bom norte agora que estou comprando a minha. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Mauricio Boa noite amei suas receitas e seu BLOG Comprei a minha Panela Pressão Elétrica hoje to super feliz ainda não usei ainda, mais vou tentar fazer tuas receitas!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Maurício! Adorei seus blogs (sim, no plural rsrsrs). Como muita gente, fiquei numa dúvida danada em qual comprar. Queria uma de 5 litros, no mínimo, porque gosto de fazer grandes quantidades e congelar (tenho filho pequeno, então adianta muito minha vida). Já tinha decidido pela da Walita, mas peguei uma preço muito bom na da Philo de 6 litros. Tenho a máquina de pão e a panela elétrica de arroz mesma da marca. Adoro ambas, mas nunca ouvi falar nada sobre a panela elétrica de pressão. É boa? Você conhece? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Mauricio, estamos com a Electrolux de 4l aqui em casa, mas tanto ela desligou por falta de água (fazendo bolo por exemplo pffff) que revoltei e resolvi comprar a Mondial 5l vermelhinha.... agora estou com 2 rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou fã da marca Mondial e sua também, acompanho e faço suas receitas, são maravilhosas, porém minha mãe cismou que quer uma panela da Walita. Suas receitas vem com tempos variados, 8 minutos, 25 minutos, etc.... Como posso fazer este tipo de receita nesta panela cujo seletor não indica estes tempos? Você tem alguma sugestão? Suas receitas darão certo neste tipo de seletor em que o tempo vai ser aproximado? Gostaria de saber sua opinião, enquanto tento convencer minha mãe a mudar de panela...rsss e ela quer as suas receitas.. rs...Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SOL, se a panela não é digital vc se baseia apenas no tempo e não nas funções ou nomes no marcador ok. Obrigado pelo carinho!

      Excluir
  9. Ola Mauricio, uma duvida... Tenho uma Panela Eletrica simples, e faço muito arroz e legumes no vapor. Mas queria adquirir uma Panela Eletrica de Pressão, para fazer carnes e outras coisa que a de pressão pode fazer. Gostaria de saber se é possivel fazer os legumes no vapor como fazia na simples?? Pois na de pressão, não vem aquela bandeja furada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre, sim, poderá fazer sim, igual na receita de maionese de legumes que ensino aqui no blog ou com praticamente xero de água.

      Excluir
  10. Maurício...muito bom o post. Você teria alguma indicação de marca e modelo? Estou pensando em comprar mas não conheço nenhuma. A digital é melhor? Desde já obrigada! Adriana

    ResponderExcluir
  11. Ola Mauricio! Descobri seu blog e ele e muito legal!!
    Graças a ele nao vou gastar um dinheirão (pois ia comprar aquela air fryer cara sabe rsrsr). Fiquei mto interressada tbm nesta panela de pressao elétrica e minha duvida e se consigo fazer as receitas de pudim e bolo na de 3 lts??? O problema seria para achar o tamanho das formas???? abs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane, obrigado! Vc consegue fazer de tudo em todas as panelas, mas claro que em uma panela de 3 litros o bolo será menor, o pudim tb.... mas consegue sim. Abraços!

      Excluir
  12. Ok! Nao sera um problema pq e somente eu e o namorado. Mto Obg. Abs!!! (de sua nova seguidora)

    ResponderExcluir
  13. Mauricio, Boa Tarde!
    Qto tempo faz que vc tem a sua da Mondial??? Acredita que fui nas lojas e não encontrei nenhuma? So achei no Extra e Carrefour (preços ruins rsrsr, nenhuma promoção).
    Se for comprar so consigo pela Internet??? E mais uma dúvida a da Mondial Vermelha so tem a de 5 lts???
    Abs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uns 3 anos. Sim, vende muito, ela é muito boa rs... sim, vermelha só a de 5 litros. Na internet é onde vc conseguirá os melhores preços. Abraços!

      Excluir
  14. Ola, Mauricio!
    Obg pela ajuda!!! Somente para dizer que fiz a compra pela Americanas e acabou que a escolhida foi a Vermelha (foi o melhor preço que achei) Tudo de bom para vc e ate as proximas duvidas rsrsr lembrando que assim que a panela chegar farei todas as sua receitas!!! Um big abraço!!

    ResponderExcluir
  15. Ola Maurício!
    Quando decidi comprar uma airfryer fui pesquisar na net e achei seu blog, gostei tanto que optei pela Mondial, agora por causa do seu blog comprei a panela de pressão elétrica e já tinha a máquina de pão. Passei por aqui para agradecer suas dicas e receitas que tem sido muito útil, parabéns e que vc sempre surja com novas dicas e receitas. grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Oi Mauricio!
    Seu blog ē fantástico!, Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. tenho algumas duvidas que nao consegui sanar com a materia com dicas de cono escolher.
    todas as panelas podrm ser usadas pra dourar, refogar e selar independente de ter a funçao? Quando nao tem a funçao ela ficara apitando enquanto eu estiver fazendo? a cuba delas aceuta esse preparo sem danificar? O tempo de preparo nas eleteicas eh maior, menor ou igual ao das convencionais? Quando eu fizer pra duas pessoas em uma de 5 litros ela levara o msm tempo e/ o gasto de energia do preparo dela cheia? Elas esquentam por fora? Quais principais sistemas de segurança nao podem faltar nesse tipo de panela? Quando twm a funçao atrasar o preparo ela demora a iniciar ou prepara maos devagar? Isso consome mais energia? Sabe me dizer se elas desgastam com o tempo por causa do calor? Qual a potencia minima pra um bom funcionamento e a ideal? Por fim, sabe me dizer qual a mais completa atualmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sem problemas. Sim, tem um post aqui mesmo no blog onde ensino como refogar em qq panela. Não apita. Não danifica, é material de panela, feita para cozinhar. Depende da receita, as vezes o mesmo tempo, as vezes menos. O tempo de preparo será o mesmo independente da quantiade, uma vez atingido o calor necessário ela controla automaticamente, pois tem termostato, então com panela cheia ela consome um pouco mais. A maioria dos modelos tem os mesmo sistemas, travas, tampa de encaixe externo, etc... Na verdade é um TIMER, e não cozimento lendo, ela ficará em contagem regressiva, começando o preparo antes do tempo final que programou e terminando exatamente quando o tempo terminar. Não, mesmo consumo. Q tipo de desgaste? Isso não influencia de maneira relevante. As digitais.

      Excluir
  18. Ola, a sua panela tem desligamento automatico ou apenas timer com alarme sonoro mas nao desliga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda panela de pressão elétrica desliga qd acaba o tempo programado e fica em modo de aquecimento, mantendo aquecido apenas. As minhas são Mondial.

      Excluir
  19. Olá Mauricio, tudo bem? Preciso da sua ajuda, meu filho mora sozinho, e quer uma panela de pressão elétrica, e eu estou em duvida de qual comprar, qual a melhor, mais segura, de 4lts, você pode sugerir alguma?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja aqui mesmo neste post, que explico como escolher a melhor para vc ou para ele. Abraços!

      Excluir
  20. Meu amigo, vc faz com que tudo seja simples e empolgante! Comprei a panela de pressão igual a sua, estou louca pra estrear.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, qual a diferença entre panela de pressão e a de arroz e o que acha da Britânia, não gosto da Mondial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas. Vejas os video de panela de pressão que fiz no canal e os post de dicas aqui mesmo no blog. Todas as minhas são Mondial.

      Excluir
  22. Oi, a sua panela de pressão elétrica mondial tem anti aderente?

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Mauricio, quero adquirir uma panela de pressão, mas estou em duvida quanto a limpeza, a cuba dela sai como as panelas de arroz? não vi essa descrição nos modelos. Obrigado

    ResponderExcluir
  24. ola da pra fazer arroz nessa panela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim rs, com certeza, aqui mesmo no blog tem diversas receitas, dê uma olhada.

      Excluir
  25. Boa tarde. Estou com uma duvida, quero comprar uma panela eletrica para arroz e feijao.
    Preciso de uma especifica para feijao (panela de pressao eletrica) ou as panelas eletricas de arroz tbm tem essa funcao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Panela de arroz e panela de pressão elétrica são coisas diferentes, a panela de pressão elétrica faz udo que ensino aqui no blog, tudo que uma de arroz faz + tudo que uma de pressão faz + muito mais. Dê uma lida nos posts de DICAS aqui no blog e nos vídeos de panela de pressão elétrica no canal para entender melhor. Abraços.

      Excluir
  26. Olá Maurício comprei minha panela de pressão agora vc pode me informar onde encontro formas que caiba nela é a mondial de 4 litros...estou no grupo da Airfryer amo o grupo fico atenta as receitas,e estou amando seu blog tá demais��������

    ResponderExcluir
  27. Olá Maurício.
    Tenho uma airflyer e assistindo seus vídeos sobre ela fiquei muito interessado em adquirir a panela de pressão da mondial. Mas tenho duas dúvidas para acabar de escolhe:
    1 - a panela de 5l vermelha, ela funciona também aberta como você fez no vídeo do strogonoff? Porque me falaram que nela não é possível apurar o molho com ela aberta.
    2 - você sabe a diferença (além da cor) entra os dois modelos de 4l, PE-09 e PE-29??? Elas digitais e uma é branca e a outra preta, mas no funcionamento há diferença? Obrigado. Sidney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas da Mondial funcionam assim. Apenas a cor. A unica coisa que muda entre todos os modelos é se é digital ou analogica, apenas isso.

      Excluir
  28. Mauricio; qual é média de vida útil de uma panela elétrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso varia muito, depende do seu uso, eu uso bastante e tenho uma a mais de 5 anos por exemplo, outras mais novas... enfim.

      Excluir
  29. Ola, a analógica da mondial começa a contar o tempo que programamos depois de pegar pressão ou assim que iniciamos o cronometro? e ela vem com livro de receitas? nesse livroeles falam o tempo ideal a partir do momento que pega pressão ou ja contam com esse intervalo ate a panela pegar a pressão e adicionam o tempo de preparo? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto a digital como analógica da MOndial contam o tempo apenas após pegar pressão, antes nem faria sentido apesar de haver algumas marcas no mercado assim. Pq o tempo de pegar pressão é variável, panela mais cheia mais tempo, menos cheia menos tempo. Vem livro sim. Abraços.

      Excluir
  30. Preciso dizer que não conhecia esse blog até comprar uma panela de pressão elétrica e pesquisar o que eu estava fazendo de errado. E aqui foi o unico lugar que me deu a resposta: nada. Eu não estava fazendo nada de errado. Apenas não sabia que o tempo só começava a contar e travava a tampa após a panela pegar pressão. Vc é muito melhor que o manual!!! Ja virei fã!!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Mauricio. me apaixonei por vc e suas receitas. Vc tem uma categoria pra explicação que é de +. Vc salvou minha vida na cozinha rs. Um gde bj no seu coração e muito + SUCESSO.

    ResponderExcluir
  32. Oi Maurício! Adoro seus blogs com suas receitas divinas. Tenho também a fritadeira e a máquina de pão. Ganhei a panela de pressão Viva Digital Philips Wallita e a mesma possui timer, que vai facilitar muito a minha vida. Quero saber se posso fazer as receitas do seu livro usando o timer da minha panela. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas tem meu amor. Tudo que ensino vc pode fazer em qualquer panela de pressão elétrica.

      Excluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Qual a melhor Panela de Pressão Elétrica? Qual comprar? 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top