..
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Cassoulet / Feijoada Branca na Pressão

O cassoulet é a famosa feijoada branca, de origem francesa, eu acho igualmente deliciosa comparada com a nossa feijoada de feijão preto, porém mais leve, mais delicada.
Existem muitas varições desta receita, esta que ensinarei hoje é uma versão minha, que não foge das tradicionais, e claro com o meu jeito prático de fazer rs



Ingredientes:
1/2kg de feijão branco
1kg de carnes (lombinho e costelinha salgados e/ou defumados, coxa e sobrecoxa de frango...)
300gr de linguiças (calabresa defumada, paio, portuguesa...)
50gr de bacon
1 fio de óleo
1 cenoura grande
1/2 cebola picada ou triturada
2 dentes de alho amassados ou triturados
4 colheres de sopa de molho de tomates
1 caldo de galinha, bacon, costela ou legumes
Ervas à gosto (louro, alecrim, tomilho, cheiro-verde...)

Coloque as carnes salgadas em uma tigela e cubra com água gelada, vá trocando a água a cada 3 horas no período de 12 horas, para dessalgar. Enquanto isso coloque o feijão em outra tigela e cubra com bastante água, deixe de molho de um dia para o outro ou 12 horas.
Para iniciar o preparo coloque as carnes salgadas, que geralmente são mais duras, na panela de pressão elétrica, cubra com água, tampe, coloque a válvula na posição de pressão e programe a função CARNE ajustando o tempo para 20 minutos.
Ao terminar o tempo retire a pressão da panela e depois as carnes, descartando a água.
Coloque o bacon cortados em cubinhos e o óleo na panela de refogue usando qualquer função, como já ensinei AQUI, depois acrescente a cebola e o alho e dê uma leve fritada também.
Escorra a água do feijão, coloque na panela de pressão elétrica e por cima dele todos o demais ingredientes, as carnes, as linguiças, cenoura em rodelas grossas, ervas, molho, etc... coloque água até praticamente cobrir tudo e sem passar do nível máximo, tampe a panela de pressão, coloque a válvula na posição de pressão e programe a função FEIJÃO ajustando o tempo para 20min.




Assim que estiver pronto, retire a pressão da panela, abra, dê uma mexida para misturar tudo e sirva!

Rendimento: Serve 10 pessoas em média.

Dicas: Utilize outros tipos de carnes como carne seca, outros cortes de frango...

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


1 comentários:

  1. Que variedade? onde moro tem varias: Alubia, Pallares, Manteca, etc. Obrigado
    PD: por a foto acho que são da variedade alubia (aluvia).

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Cassoulet / Feijoada Branca na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top