Últimas Receitas

sábado, 1 de novembro de 2014

Grão de Bico na Pressão

Grão de bico é muito saudável, além de ser saboroso e ir muito bem com muitos tipos de comidas, tanto quentes quanto frias.
Com o grão de bico podemos preparar saladas, sopas, cozidos, e até snacks!



Ingredientes:
1 medida de grão de bico seco
4 medidas de água
1 pitada de sal

Aqui não tem segredo nas quantidades, você pode preparar a quantidade que desejar, e que couber na panela de pressão elétrica claro, seguindo a proporção acima.
Coloque o grão de bico em uma tigela e cubra bem com água, deixe de molho por pelo menos 12 horas, depois escorra, coloque na panela com as 4 medidas de água, tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe a função FEIJÃO ajustando o tempo para 20 minutos.



Após o termino retire a pressão da panela, escorra o grão de bico e utilize como desejar.

Se for fazer uma sopa ou cozido você pode adicionar o grão de bico ainda crú, mas já escorrido do molho de 12 horas, e preparar a receita normalmente, só lembrando que o tempo do cozimento do grão de bico é de 20 minutos, então se for usar em uma receita que leve menso tempo é bom pré-cozer antes e se for usar em uma receita que leve mais tempo acrescentar depois, descontando o tempo.

Armazenamento: Após cozido, o grão de bico pode ser mantido em geladeira por até uma semana.

Dicas: Eu gosto muito de consumir o grão de bico em cozidos, sopas e em saladas, faço sempre uma salada rápida com grão de bico, cenoura ralada, cebola, milho, ervilha, cheiro-verde, azeite, vinagre e sal, é ótima no verão, além de nutritiva é bem refrescante!


9 comentários:

  1. ótima dica, Maurício!
    Podia pensar em uma receita de polenta, né?
    Fiz final de semana, conforme do livrinho da panela,mas não deu certo. Ficou aguada na parte superior...

    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Pode deixar, já está na minha lista Rafaela, abraços!

      Excluir
  2. Cassia Regina Damiani4 de novembro de 2014 15:12

    Amo grão de bico, mas só de pensar em cozinhar em panela de pressão normal, já dava preguiça. Pq na panela de pressão normal é muito comum juntar muita espuma, entupir a válvula. Ai era uma canseira. Mas agora com minha panela elétrica de pressão vou fazer mais vezes. A gente não cansa de te agradecer por essas receitas maravilhosas que tornam nosso dia-a-dia mais prático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, joguei minha panela de pressão comum no lixo faz tempo rs... Grão de bico é tudo de bom, se as pessoas soubessem o quanto é saudável e versátil, além de gostoso! Obrigado pelo carinho Cassia!

      Excluir
  3. Cassia Regina Damiani14 de novembro de 2014 10:31

    Acabei de fazer. Maravilhoso. Não espuma e fica no ponto certo sem desmanchar ou ficar duro. Obrigada Mauricio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma delícia não é Cassia! Que bom que gostou, abraços!

      Excluir
  4. comprei a minha panela é da walita e a medida o copinho é pequeno pode fazer mais q 1 copo e a medida da agua..???? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elyssa, sim o copo medidor é pequeno mesmo, aqui é só uma referência, vc pode ir dobrando a receita como desejar rs

      Excluir
  5. opa !! muito obrigada Mauricio vc é o máximo.foi muito útil,pq fiquei aqui até com medo de manuseá-la,msmo vendo o manual acredita!!..ainda estou com a tal válvula (sem pressão ou com pressão) pode...rss e se possivel coloque mais receitinhas aqui...tá
    muito obrigada

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Grão de Bico na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top