..
sábado, 15 de novembro de 2014

Feijoada Fácil na Pressão

Hoje é dia de feijoada, mas não é qualquer feijoada, é uma feijoada deliciosa e muito fácil de fazer.
Essa é para aqueles que ama o prato e também para aqueles que não tem prática nenhuma na cozinha, você poderá fazer um belíssima receita sem frescuras e com um resultado perfeito!



Ingredientes:
1/2 kg de feijão preto
800gr à 1 kg de carnes salgadas para feijoada (carne seca, lombo, costela, orelha, pé, rabo, etc...)
1 gomo de linguiça calabresa defumada
1 gomo de linguiça paio
100gr de bacon
3 folhas de louro
1 fio de óleo
3 colheres de sopa de cebola picada ou triturada
2 colheres de sopa de alho picado ou triturado
1 caldo de bacon (opcional)
1/2 xícara de cheiro-verde

Em uma tigela coloque o feijão preto e cubra acima de 3 dedos de água, deixe de molho de um dia para o outro.
Em uma outra tigela grande coloque as carnes salgadas e cubra com água gelada. Recomendo que já corte as carnes, como a carne seca em cubos, separe as costelas, lombo em cubos, etc... assim facilita e dessalga mais fácil. Deixe as carnes mergulhadas na água de um dia para o outro, trocando sempre a água a cada 2 ou 3 horas, assim não corre o risco de ter uma feijoada com muito sal.
No dia seguinte, quando for preparar a feijoada, coloque o óleo e o bacon cortado em cubinhos na panela de pressão elétrica e frite usando qualquer função, até ficar douradinho, depois acrescente a cebola e o alho e também dê uma dourada, após isso acrescente o feijão, as carnes dessalgadas, as linguiças cortadas em rodelas de um dedo de espessura, o caldo de bacon e as folhas de louro. Dê uma leve misturada em tudo.
Coloque água na panela quase cobrir todos os ingredientes, como nas fotos abaixo, sem ultrapassar a marca limite da panela (FULL). Tampe a panela de pressão elétrica, coloque a válvula na posição de pressão e programe a função FEIJÃO ajustando o tempo para 40 minutos.




Assim que terminar o cozimento, retire a pressão da panela, ou espere sair sozinha, abra a tampa, acrescente o cheiro-verde, dê uma mexida e pronto, agora é só saborear. Se quiser pode deixar a panela aberta ou sem pressão por mais uns 10 minutos em qualquer função só para apurar e engrossar o caldo.

Rendimento: Serve até 10 pessoas.

Dicas: Sirva com os acompanhamentos que desejar, como torresmo, couve refogada, farofa, arroz branco e laranjas fatiadas. Você também pode dar o seu toque na feijoada, pois cada pessoa tem suas preferências.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


19 comentários:

  1. Pelo que notei, o limite desta panela é 1/2 kg de feijão, certo? E ao ferver, não entorna ou suja as laterais?? ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Lilian, dá para fazer 1kg. É que nessa receita é uma feijoada, então metade é feijão e a outra metade é carne. Não derrama nada, é 100% vedada.

      Excluir
  2. Huummm... vou fazer, mas só com as linguiças... rs...
    depois posto o resultado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. OI Maurício.Te conheci através do blog da fritadeira elétrica, adoro suas receitas e dicas. Ainda não tenho uma panela de pressão elétrica, mas vc está me motivando a comprar uma. Gostaria de uma sugestão sua: de quantos litros compro. Para fazer 1/2 kg de feijoada, por exemplo, qual a capacidade da panela que devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bem-vinda aqui tb rs... tem um post aqui no blog, nas DICAS, onde ensino como escolher a sua, tamanho, modelo etc.. a melhor para sua familia ;)

      Excluir
  4. Estou amando seu blog e canal! Me tira uma dúvida, se eu fizer metade dessa receita o tempo de cozimento é o mesmo?

    ResponderExcluir
  5. OiMaurício, Amo seu blog! Ajuda muito! Sempre me socorre, na verdade....eu tenho uma panela de 4 litros. Dá para fazer 1kg de feijão mais as carnes?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog, adorei as receitas, fiz essa e ficou maravilhosa. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz e ficou uma delícia, muito obrigada pela receita,dá mais confiança qdo alguém diz e faz dar certo!!Amo você de montão! !Bjss

    ResponderExcluir
  8. Acabei de almoçar . Ficou ótima!!! Só não coloquei folha louro.

    ResponderExcluir
  9. Nunca fiz feijoada na panela de pressão elétrica, mas agora me animei. Vou fazer!!! Obrigada pela bela dica♥♥

    ResponderExcluir
  10. Imagina uma casa de praia. Tudo mundo toma um baita café da manhã e vai pra praia. Você programa na sua panela elétrica essa feijoada para ficar pronta na volta da praia. Imaginou?

    ResponderExcluir
  11. Maurício tudo bem ?
    Até hoje todas as suas receitas que eu fiz, deram super certo.
    Hoje vou experimentar a Feijoada, depois te conto.

    ResponderExcluir
  12. Ontem fizemos uma feijoada light com paio, carne seca, bacon e linguiça calabresa no almoço do dia dos Pais para 10 pessoas e todos gostaram muito! Obrigado Maurício pelas dicas e sua contribuição ...

    ResponderExcluir
  13. Maurício, que feijoada é essa??? Fiz ontem e foi sucesso absoluto. Sou fã dos seus blogs. Não vivo sem eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá friend. Obg pelo carinho 🥰. Comemos feijoada juntos então kkk, pq fiz ontem aqui em casa tb. Feliz q gostou 🥰❤️

      Excluir
  14. Receita maravilhosa. Já fiz 2x para receber os amigos aqui em casa e esse fds vou fazer novamente.
    Obrigado Maurício!
    Feliz 2023!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Feijoada Fácil na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top