Últimas Receitas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Carne Assada na Pressão

Adoro carne assada! Amo comer com um simples arroz branco e ainda depois o que sobra dento de um pãozinho francês fresquinho, que delícia!
O que eu não gosto é de ficar hooooras com o forno ligado, cobrindo, descobrindo, regando a carne, gosto de coisas práticas.
Essa receita é perfeita, fica saborosa igualmente ou mais do que fazendo no forno, não dá trabalho e fica pronta muito rápido.



Ingredientes:
1 peça de carne de aproximadamente 1kg à 1,2kg (pode ser coxão mole, patinho, alcatra...)
4 colheres de sopa de cebola picada ou triturada
2 colheres de sopa de alho picado ou triturado
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
4 colheres de sopa de shoyo
1 sachê de caldo de carne em pó
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Coloque a peça de carne em uma tigela ou saquinho plástico e acrescente todos os demais ingredientes, misturando bem e envolvendo toda a carne. Se você tiver tempo deixe marinar, quanto mais marinar mais saborosa irá ficar.
Depois de marinar, retire a carne e dê uma selada/fritada de leve de todos os lados na panela de pressão elétrica, usando qualquer função, então despeje o caldo que sobrou da marinada junto, tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe a função FEIJÃO ajustando o tempo por 50 minutos.




Assim que o preparo terminar, retire a pressão da panela, e com a panela aberta ou a válvula na posição sem pressão, deixe o molho apurar, até ele começar a ficar encorpado, esse molho que ficará na panela é maravilhoso, não jogue fora!
Corte a carne em fatias e sirva com o molho por cima, que delícia!!!

Rendimento: Serve até 8 pessoas.

Dicas: Você pode dar um toque de sabor na sua receita acrescentando ervas de sua preferência. Se quiser pode abrir a panela após 40 minutos e acrescentar legumes, como batatas e cenouras, depois programar para os 10 minutos finais.


33 comentários:

  1. Oi Maurício, boa tarde!!

    Quero fazer essa carne amanhã e pretendo temperá-la hoje. Posso fazer uns furos nela e colocar azeitonas sem caroço e tiras de bacon? Outra pergunta: posso colocar também vinho tinto seco? Se fizer com essas alterações devo mudar alguma coisa no tempero sugerido por você? Desde já agradeço sua atenção. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gláucia, pode deixar marinando sim, mas depois junte a marinada na panela. Se fizer furos corre o risco de a carne ficar seca por dentro, mas pode sim. Não sei se notou, mas não vai água na receita, é cozido na água da própria carne, mas se quiser colocar um ou meio copo de vinho pode sim, na marinada ou no cozimento, só terá que apurar um pouco mais o molho no final, mas com certeza ficará ótimo se vc gosta. Abraços!

      Excluir
  2. Ola Maurício, pode ser com cupim?
    Obrigada
    Patricia

    ResponderExcluir
  3. Cassia Regina Damiani11 de dezembro de 2014 16:26

    Nossa me deu água na boca. Vou fazer de almoço amanhã rs

    ResponderExcluir
  4. Olá. Segui sua receita mas resolvi acrescentar batata, cenoura e brocolis após os 40 minutos. Coloquei também meio copo dágua no início porque uma outra vez, a minha panela electrolux não deu pressão justamente porque não tinha água. Ficou realmente uma delícia mas gastei muito tempo depois de aberta, para encorpar o molho, o que acabou dissolvendo o brocolis e transformando a batata em purê. O que sugere ? Eu pensei em diminuir o tempo dos legumes de 10 para 8 minutos e enquanto o molho apura, acrescentar o brocolis. A carne que usei foi coxão mole. Obrigado. Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Fernando, é melhor colocar os legumes, sejam quais forem bem ao final, no máximo 10 minutos antes de terminar tudo, pois são mais delicados e cozinham bem mais rápidos. No seu caso demorou para apurar pq vc colocou água e nessa receita a carne souta muita água já. Abraços!

      Excluir
  5. Oi Maurício, pode ser contra-filé? Sobraram 2 peças do meu churrasco e eu quero fazer algo diferente, se não for essa como posso fazer? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, pensei em adaptar esta receita para contra coxas de frango, oq vc sugere? pensei em seguir os mesmos passos e colocar somente 15 minutos na pressão. obrigado

    ResponderExcluir
  7. Acho que posso fazer com fraldinha, não é?

    ResponderExcluir
  8. oi Mauricio! Sou vegetariana mas gostaria de fazer essa receita para a minha familia! pensei em colocar um pacote de sopa de cebola, se sim como e em q momento? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, espalhe bem pela carne, e não use cebola, sal nem pimenta.

      Excluir
  9. Oi Maurício, se eu fizer 1/2 kg de carne eu diminuo o tempo? Obrigada e parabéns pelos seus blogs. Sou sua fâ nr 1. rss

    ResponderExcluir
  10. Maurício, fiz no forno há alguns meses uma receita de lombo de porco recheado com presunto de parma e orégano. A receita mandava abrir o lombo como se fosse um livro, recheá-lo, amarrar com barbante e colocar em uma caminha de cebolas no forno, por 1h15min. Posso usar os mesmo parâmetros dessa sua receita aqui? O cozimento da carne de porco na pressão tem alguma peculiaridade que justifique alguma mudança? Fiz também uma vez com fraldinha e cebolas, sem água, e ficou ótimo na panela de pressão convencional. Posso fazer da mesma forma na panela de pressão? Desculpe-me a liberdade de fazer duas perguntas ao mesmo tempo, mas minha panela chegou ontem e estou empolgadíssimo!!! hehehheehe!

    ResponderExcluir
  11. Oi Maurício, se eu fizer na panela de pressão comum o modo de preparo é o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, as receitas que crio são desenvolvidas especialmente para a panela de pressão elétrica.

      Excluir
  12. Oi Mauricio, meu filho não pode comer molho shoyo, o que posso colocar no lugar ??

    ResponderExcluir
  13. Maurício depois dos 50 min de pressão vc diz pra continuar para engrossar o molho. Nesse momento a panela deve estar aberta ou sem pressão certo? Mas em que modo mantenho ela ligada? Pode ser no modo Refogar? Vou usa-lá pela primeira vez. Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Maurício, se eu estiver sem molho shoyo, e quer por molho inglês, seria a mesma medida?
    Obrigada. Ana Paula

    ResponderExcluir
  15. Amo suas receitas... parabéns sucesso total...

    ResponderExcluir
  16. Fiz com paleta. Receita nota mil !!! Parabéns Maurício!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Carne Assada na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top