..
sábado, 23 de agosto de 2014

Maionese de Legumes Fácil na Pressão

Sou suspeito para falar, amo maionese de legumes, faço com muita frequência.
Eu já preparei de várias formas e já cozinhei os legumes de muitas maneiras, mas esta é a que mais gosto e só tenho feito assim desde que comecei, pois o sabor e cor dos legumes fica mais intenso, mais verdadeiro e claro que isso acontece porque ficam mais nutritivos, não perdem sabor, cor ou nutrientes no preparo. Experimentem, tenho certeza de que vão adorar o sabor e vão achar muito mais prático!


Ingredientes:
3 medidas de cenoura cortada em cubinhos
6 medidas de batatas cortadas em cubinhos
2 medidas de mandioquinha / batata baroa cortada em cubinhos
1 colher de chá de sal
1 fio de azeite
1/2 vidro de maionese
Temperos à gosto

Descasque e corte todos os legumes, corte na medidas de 1,5cm aproximadamente os cubinhos.
Coloque os legumes, sal e azeite na panela de pressão elétrica, misture, coloque a válvula na posição de pressão e programe a função LEGUMES por 10 minutos. NÃO VAI NADA DE ÁGUA!
Assim que estiver pronto tire a pressão da panela e despeje os legumes em uma travessa.



Acrescente a maionese e temperos de seu gosto aos legumes, mexa para misturar e pronto, maionese perfeita!

Dicas: Você pode fazer apenas com batata e cenoura. Pode também acrescentar por cima dos legumes outras coisas como vagem, ervilha fresca...
Se você gosta de maionese com ovos cozidos, pode lavar alguns ovos, depois secar e coloca-los apoiados por cima dos legumes, por último, eles cozinharão junto e no final bastará descascar, picar e juntar na receita, sempre faço isso.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


27 comentários:

  1. Oi Mauricio,minha panela não tem função legumes...será q 10 min,na função pressão não é muito??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer na pressão por 10 minutos. Não, as minhas receitas são todas feitas e testadas por mim, fotos que eu mesmo tiro inclusive!

      Excluir
  2. Hoje è dia de churrasco vou fazer essa maionese para acompanhar fiquei com agua na boca!!!!obrigada Maurício!!!! Jordana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmm... vc vai adorar, é fácil, rápida, prática e o sabor fica bem realçado, deliciosa!

      Excluir
    2. Ficou maravilhosa!!!!todos elogiaram e o pudim pra sobremesa deu Super certo ficou lindo e o sabor diferenciado!!!!!@mei abraços Jordana

      Excluir
    3. Te falei rs... agora vc vai querer fazer essa receita sempre! Que bom que gostaram, obrigado e abraços!

      Excluir
  3. Maurício,
    será que existe alguma forma de cozinhar brócolis e couve-flor nela, sem água? Tbm ser perder nutrientes?!

    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, vc pode testar desta mesma forma, ainda não testei estes legumes. Ou vc faz assim, coloca apenas um fundinho de água, bem pouco mesmo, e o brócolis e couve-flor e cozinha por 8 à 10 minutos, com certeza ficará ótimo e não perderá nutrientes!

      Excluir
  4. oi mauricio, minha panela é eletrolux, não veio copo medidor, qual a medida o copo da panela da mondial? Fabíola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mondial já vem com o copinho medidor de 160ml e uma colher própria que até encaixa na lateral da panela de pressão elétrica. Abraços!

      Excluir
  5. Bom dia Maurício! Se eu for cozinhar só cenoura, sem a batata, também posso fazer sem água?
    Ah, e vc tinha razão.. não me arrependi de comprar minha panela! ;)
    Gil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil, pode sim, mas se for menor quantidade, pouco, deixe menos tempo e coloque uma colher de sopa de água no fundo da panela. Abraços!

      Excluir
  6. Boa noite Maurício, minha panela é uma Mondial e ainda não sei como diminuir o tempo que já vem programado da função legumes (15 min.), vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qualquer função funciona assim, vc seleciona a função e depois vai apertando o botão de ajuste do tempo até chegar no tempo que deseja, depois é só aguardar ficar pronto!

      Excluir
  7. Maurício, boa tarde! A minha panela é Electrolux e no seu manual diz que há de se ter pelo menos 125ml de água para qualquer tarefa... O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, está correto, mas neste caso os próprios legumes irão liberar a água necessária, e no cozimento não haverá perda nem ganho, a qualidade fica espetacular!

      Excluir
  8. Oi mestre.
    Hj fiz a maionese mas quase morri de susto. Programei como vc disse aí bichinha começou o processo mas logo ela deu erro. Precisei por um tico de agua. Fiz algo errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz essa receita hoje para o almoço com um churrasquinho na AirFryer! Será que vc fechou a panela direitinho, as vezes acontece? Fez a medida e tamanho dos legumes do jeitinho que ensinei? :(

      Excluir
    2. Pois é... nào sei o q houve mas no final deu certo.

      Excluir
  9. Maurício. Parabéns pelo blog!
    Segui a receita, mas coloquei a vagem por baixo e ela acabou queimando antes mesmo da batata cozinhar. Quando se usa vagem é preciso colocar água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, mas vc não leu o que eu escrevi rs.. eu disse aqui mesmo na receita, que poderia colocar POR CIMA ...

      Excluir
  10. Ficou divina minha salada de batata!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Mauricio, vc poderia me ajudar? Quero fazer batata recheadas daquelas com casca e td, antes eu cozinhava no microondas, queria cozinhar na PPE, penso que é mais rápido. Vc tem uma sugestão de tempo, pois as batatas são grandes e inteiras? Precisa colocar água?? Obrigada e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  12. Simples, mas uma das melhores dicas aqui do blog, cozinhar ovo tudo junto, menos trabalho.

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Maionese de Legumes Fácil na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top