Últimas Receitas

sábado, 9 de agosto de 2014

Conhecendo a Panela de Pressão Elétrica!



A Panela de Pressão Elétrica, ou Eletrônica, faz tudo que uma panela de pressão comum faz, porém com mais qualidade, praticidade e segurança!

Hoje explicarei à vocês sobre cada detalhe deste tipo de panela e como funciona, não é nada complicado ou difícil.
Se você é daqueles que tem medo de usar panela de pressão agora não tem mais o que temer!

Antes de qualquer coisa leia o manual de seu produto, mesmo lendo minhas dicas. Leia também todas as instruções das etiquetas fixadas no produto.

Geralmente estas panelas vem com acessórios como colher e copo medidor, o que é muito útil e facilita nas receitas. Use a colher para mexer os alimentos e não riscar o antiaderente e o copo medidor para medir as medidas indicadas nas receitas.

Outra coisa importante de lembrar é que a panela de pressão elétrica é silenciosa, não faz aquele chiado que estamos acostumados e não libera vapor como as panelas tradicionais, libera apenas uma mínima quantidade e só em alguns tipos de alimentos.

Painel: O painel das panelas de pressão elétricas sempre tem funções de preparo já pré-definidas, timer, ajuste de tempo, refogar e a função para aquecimento / cancelamento.
As funções pré-definidas servem para facilitar na hora de preparar estes alimentos e também para termos uma ideia do tipo de alimento, assim a panela irá preparar na pressão e temperatura adequada. Algumas panelas tem botões manuais, de giro, onde basta girar e selecionar o tempo que se deseja para o preparo do alimento, também é bem simples.
O botão de ajuste de tempo é para alterarmos o tempo de preparo, se queremos mais o menos tempo, o que serve para quando vamos fazer maior ou menor quantidade dos alimentos, ou alimentos que precisam de outro tempo diferente do pré-definido.
O timer é muito prático, ele permite que programemos após quanto tempo, ou daqui quanto tempo, queremos que o alimento fique pronto, então e só colocar tudo dentro da panela, escolher a programação e ajuste de tempo se for necessário e o timer, assim podemos ter a refeição pronta no tempo ou hora que desejamos.
A função de aquecimento serve para aquecermos a panela antes do preparo dos alimentos, dar uma refogada rápida nos temperos e para deixar os alimentos quentes até a hora de servir, o mesmo botão cancela qualquer programação ou aquecimento.

Tampa: A tampa da panela de pressão elétrica é com fechamento de encaixe, estilo aquelas panelas de pressão com fechamento externo, o que eu prefiro, por ser bem mais fácil de fechar. Na hora de fechar basta encaixar a tampa e girar sentido anti-horário, ao fechar você verá que um pino de metal sairá e travará a tampa.


Ainda na parte externa da tampa tem a válvula de pressão. Na hora de cozinhar esta válvula sempre deve estar com o pino virado para a parte central da tampa, em direção ao buraquinho da trava, e na hora de tirar a pressão basta girar a válvula para o sentido anti-horário, daí o vapor vai sair e destravar a tampa. A tampa da panela só abre após sair toda a pressão, não force. Esta válvula pode ser retirada puxando para cima, para limpeza.



Na parte interna da tampa você vai encontrar a borracha da panela, presa a um suporte, na panela de pressão elétrica esta borracha de vedação na verdade é de silicone, e dura muito, nunca precisei trocar a minha, pois não resseca como as tradicionais, e tanto esta borracha como o suporte podem ser retirados para lavar, bem como toda a tampa que pode ser lavada também. Nesta parte interna da tampa também é possível ver as duas válvulas de pressão e segurança da panela.

Cuba: Dentro da panela de pressão elétrica há outra panela, uma cuba de metal antiaderente que é onde preparamos os alimentos e que podemos retirar para colocar os ingredientes e para lavar.

Reservatório / Coletor de água: Durante o preparo de alguns alimentos, só as vezes, a panela de pressão libera um pouco de vapor que se condensa e vira água, esta água escorre e vai para um pequeno reservatório preso na lateral da panela, próximo a tampa, ele pode e deve ser retirado quando tiver água e limpo. Quando abrimos ou fechamos a panela as vezes também cai um pouco de água nas bordas da panela, essa água também escorre para este reservatório.

Avisos sonoros: Quando os alimentos estão prontos a panela de pressão elétrica geralmente emite um sinal sonoro para avisar, e depois disso já entra no modo de aquecimento automaticamente, isso pode ser cancelado na hora que desejar.

Segurança: A panela de pressão elétrica possui diversos sistemas de segurança, o que me deixa muito tranquilo em seu uso, além de ser muito fácil de usar, a única coisa que temos que ficar atentos na hora do preparo é fechar a tampa corretamente até travar e com a borracha encaixada com suporte e colocar o pino da válvula na posição de cozimento!

Capacidade e limites: Cada panela tem uma capacidade e o limite desta capacidade é justamente o informado no produto e manual, ou seja, se sua panela prepara até 4 litros nunca ultrapasse este preparo, pois o alimento pode não ficar pronto e os líquidos podem começar a vazar ou sair pelas válvulas, além de poder danificar o produto.

Em breve falarei sobre como utilizar a panela sem segredos e suas vantagens mais detalhadamente!


61 comentários:

  1. qual modelo de panela é utilizado por voce nas suas receitas? pois tem alguns modelos diferentes da mondial!:??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a minha é a de 4 litros, mas todas da Mondial, são iguais, só muda a capacidade e cor rs

      Excluir
  2. Maurício... eu quero te matar... Tu já "me obrigou" a comprar a máquina de pão, com o outro blog, agora tô aqui me coçando pra comprar a panela de pressão... hahahaha....
    Ela tá 169,00 no Submarino hj....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk... Nessa, vc vai adorar, e o preço está ótimo, aproveite!

      Excluir
  3. oi comprei uma panela de pressao eletrica fiz arroz e pudim de leite normal, só que no final da receita não emite o sinal sonoro. onde estou errando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom que gostou! Ao final do tempo, quando está pronto ela emite um bip bip avisando, se for igual a minha claro, outras marcas variam.

      Excluir
  4. Olá!
    A minha (MONDIAL tb) não emitiu sinal sonoro!!! O q pode ter acontecido? Será que foi pq tirei a pressão manualmente?
    É a 1ª vez que uso e fiz o macarrão da sua receita :) . Ficou MARAVILHOSO!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, só emite quando termina o tempo, não é alto, talvez vc não tenha escutado, eu mesmo as vezes nem me dou conta rs. Que bom que gostou, obrigado!

      Excluir
  5. Maurício,
    uma dúvida, a válvula é soltinha mesmo? Ou será que a minha é problemática?
    Fiz arroz integral ontem e não deu certo...devo ter colocado ela pro lado errado. Ahe fiz o teste do brócolis... e não deu certo, na real, queimou um pouquinho, acho que poderia ter ido mais água.

    Vou esperar teu teste para me aventurar de novo! ;)

    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rafaela, é fácil de girar e de tirar a válvula. Ela deve ser posicionada com a pontinha para o centro, para o mesmo sentido do cabo da panela para cozinhar com pressão, veja aqui no blog as imagens e no manual. Se vc tiver colocado na posição errada por isso queimou. Abraços!

      Excluir
  6. Cássia Regina Damiani16 de setembro de 2014 18:48

    Nossa Mauricio vc explica melhor que o manual. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Verdade, Maurício vc explica muito melhor que o manual,rsrrsrs.
    Mas me tire uma duvida. No blog da fritadeira vc ensina besuntar
    de oleo a cesta da fritadeira antes de usa-la, pela primeira vez,
    vc diz que é sempre bom fazer isto com produtos anti-aderente.
    Devo seguir o mesmo procedimento com a panela de pressao tbm? Muito obrigada.
    Que Deus continue te iluminando por ser essa pessoa prestativa e muito adoravel por todos. Abracos

    ResponderExcluir
  8. Olá Mauricio, parabens pela iniciativa e pelo blog! Comprei a minha Mondial (4L, igual a sua) e ela acabou de chegar...Já vou seguir várias receitas suas neste fim de semana. Uma coisa que achei "estranho" é o pino/valvula de segurança...mesmo ele posicionado para fechar, achei ele meio "mole". Bom, espero sua resposta pq quero usá-la agora no jantar! \Obg pela atenção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Sim, é assim mesmo, molinho, fácil de tirar e recolocar, limpar etc....

      Excluir
  9. Boa tarde Mauricio!
    Como vc faz a limpeza da tampa da panela? É normal apos lavagem do mesmo ficar com cheiro "forte" de tempero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, apenas lavo a cuba com esponja maia para antiaderente e detergente neutro. Dependendo do que fez as vezes fica um pouco de cheiro, mas depois logo sai. Por fora apenas paninho macio úmido.

      Excluir
  10. Maurício gostaria de saber o modelo da sua pois vou comprar hj obrigado

    ResponderExcluir
  11. Oi Maurício, já adquiri a fritadeira inclusive te envie fotos agora ganhei a de pressão da filhota, hj fiz carne de panela com batatas e cenouras, errei na água poderia ter colocado menos, msm assim ficou macia e saborosa, bati cabeça na válvula mas consegui. Sua explicação como já disseram antes, é melhor que a do manual. Amei minha panela, sem aquele incomodo do barulho que as comuns fazem e da praticidade que ela tem!!! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Maurício, parabéns pelo novo blog, foi ele que me incentivou a comprar a panela de pressão elétrica pois agora podemos contar com suas excelentes receitas.

    A minha chegou essa semana e vou usar ela hoje pela primeira vez.

    Comprei da Mondial também, 4L, modelo PE-09. Somente a título de informação deixou aqui as diferenças que encontrei da minha com relação a sua.

    A tampa da minha tem uma válvula de proteção lateral, a peça onde fica a borracha de vedação é diferente e a válvula de pressão também é um pouco diferente, a posição para pegar pressão é toda para a direita e não central apesar que aparentemente também funcione na posição central.

    Acho que é só isso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge, que bom, tenho certeza de que irá amar! É assim mesmo, os fabricantes, principalmente a Mondial, sempre estão atualizando os modelos, aprimorando rs... a pressão tanto faz ser centralizado como toda para o lado da pressão, funcionará exatamente do mesmo jeito. Obrigado e abraços!

      Excluir
    2. Jorge, me manda um e-mail explicando direitinho que tento de ajudar ok. Abraços!

      Excluir
  13. Prezado. Tenho uma Practic Cook 5l e gostaria de uma Receita de Sardinha na Pressão.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mauricio
    Com que frequência devemos tirar a válvula para lavar?
    Obg,
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, só quando estiver suja mesmo, quando notar que tem algo, pois geralmente não sai comida ou caldo facilmente como uma panela de pressão comum.

      Excluir
  15. Oi, Mauricio.
    Desculpa ... eu de novo .... Essa sujeira da válvula é perceptível? Quais são os sintomas? (rs)
    Deu pra perceber que sou uma das que tem medo de panela de pressão?
    Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Sandra, mas fique tranquila, tenho minha panela a mais de 2 anos, e nunca tive problemas, a válvula da minha nunca ficou com acumulo de sujeira.

      Excluir
  16. Olá. ..
    Tenho uma panela mondial e ainda não usei. Gostaria de saber se o adesivo com instruções de uso que está na tampa e também na lateral da panela, deve ser retirado antes de utilizar o produto.
    Desde já agradeço pela sua atenção.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa, pode deixar os adesivos para não errar.

      Excluir
  17. Oi Maurício Td bem?
    Gostaria de saber se posso lavar a tampa em água correntr?
    Obtigada. Adoro seus blogs

    ResponderExcluir
  18. Oi Mauricio, tudo bem? Acompanho o blog e adoro, Parabens!!!
    Eu comprei a minha panela de pressao mondial 4L, porém, ela está liberando água (água mesmo, não é vapor) pela Valvula de travamento da tampa, e faz muito chiado, e ouço falar que ela é uma panela bem silenciosa, isto acontece mesmo?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larisse, ela é silenciosa sim, só faz um chiado por alguns segundos na hora que vai pegar pressão, em seguida para e é silencio até o final, sem sair vapor. Veja se é isso sua dúvida se não for veja se está posicionando a válvula na posição correta. Abraços!

      Excluir
    2. Olá Maurício
      Gostaria de uma informação,todas as vezes que usei a panela direcionei o pino da válvula na posição pressurizar (Airproof) como diz na tampa da panela e hj entrei no seu site para preparar uma linguiça na panela deparei que vc relata que tenho que deixar o pino no centro.mesmo usando o pino na pressurizar deu certo.Uso o pino no centro então.
      Abraços léa

      Excluir
    3. Tanto faz Léa, das duas formas esta correto ;)

      Excluir
  19. Olá Maurício, td bem ? Parabéns pelo blog ! Eu tenho uma Mondial 4l mas não estou sabendo usar , pois nem sempre ela pega pressão, os dois dígitos zero a esquerda ficam piscando por horas e a contagem regressiva não inicia nunca e algumas vezes vaza água pelo pino. Onde será que estou errando ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia aqui no blog todos os posts da categoria DICAS que vai lhe ajudar a ver onde está errando.

      Excluir
  20. Olá Mauricio, tudo bom?!! Parabens pelo blog, mto bacana a iniciativa. Mas me tire uma duvida, a panela de pressao eletrica prepara mais rapido os alimentos do que a panela convencional?!! se for sim, como que faço pra calcular o tempo?!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Algumas coisas sim, outras no mesmo tempo, siga as dicas e receitas aqui do blog que não errará. Abraços!

      Excluir
  21. Oi Maurício. Parabéns pelo blog.
    Essas panelas elétricas correm o risco de "explodir" como as panelas de pressão convencionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje não ví nenhum caso, são super mais seguras que a tradicional.

      Excluir
  22. Maurício, boa noite!!! Fui estrear minha Mondial com sua receita de sopa de ervilha... Ela já estava há um tempo pegando pressão quando começou a sair vapor e uns respinguinhos de águas, coisa pouca mesmo, da válvula de travamento. Fiquei com medo e desliguei rs Isso é normal?? Fiquei pensando, será que coloquei a posição certa da válvula? Joguei ela toda pro lado "airproof". Se eu colocar mais pro meio tb funciona? Me ajude, estou com medo de ter algo de errado com minha panela, já que o manual fala pra ficar atento com vapor saindo da válvula de travamento. O que vc acha? Obrigada, desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, vc não leu os posts de DICAS aqui no blog onde explico como a panela funciona e como usar né rs... dá uma lida, isso é normal, antes de travar ela solta um pouquinho só de vapor, aí trava e pronto. Abraços!

      Excluir
  23. Olá Maurício!! Me dê uma luz...!! O anel de vedação de minha panela pegou cheiro de temperos...
    Já deixei de molho no café, no bicarbonato e no vinagre e nada de sair este cheiro!! É normal pegar cheiro neste silicone??
    Tem alguma dica para eu me livrar deste cheiro, já que acho q toda as receitas q faço, agota ficam com o gosto "do cheiro" !!! Me dê uma luz...Rsrs
    Muito obrigada e grande abraco!!
    Milena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal, conforme for usando e lavando vai saindo ou as vezes pegando de outro alimento, mas não passa para os ouros alimentos que for preparar não. Veja o post de dicas de limpeza da panela de pressão elétrica aqui mesmo no blog. Abraços!

      Excluir
  24. Mauricio Rodrigues , A minha panela de pressao não está mais apitando quando a comida está pronta ,o devo fazer ,ja limprei tudo dentro dela ,e nada de voltar a funcionar ,o que deve ser ,,,muito obrigada ,ate logo; charlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se antes ela apitava e agora não mais assistência.

      Excluir
  25. Bom dia!
    Mauricio, comprei minha fritadeira, depois que conheci o seu blog, agora quero fazer um outra compra, mas agora com sua orientação, afinal não quero ter um monte de eletro parado, só ocupando espaço.
    Estou querendo comprar não sei é uma panela de arroz eletrica ou de pressão, meu esposo que vem sempre falando, ele comentou que desliga sozinho, e mantem quente, e da para fazer legumes a vapor, não sei isto acontece com a panela de pressão, pois tem hora q vejo comentário que queimou na pressão, não sei se tem diferença de uma para outra, a principio o que desejo fazer e arroz, legumes a vapor e pudim, sem a preocupação de ficar olhando, pq tenho que aproveitar que meu marido quer ir para cozinha e claro sem ter trabalho. Você pode me orientar, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Esqueça a panela de arroz, a de pressão faz tudo que a de arroz faz e muito mais. A de arroz que queima no fundo, a de pressão não, é silenciosa, tem timer, desliga sozinha, não perde água, é mais rápida e mantem muuuuito mais os nutrientes dos alimentos. Fiz um post aqui mesmo no blog, nas DICAS, onde ensino como escolher a melhor para vc. Abraços!

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno comprei e já estou gostando, valeu as dicas. Comprei a de 5l vermelha, não consegui utilizar minha forma de pudim , vou ter q comprar uma forma menor, obrigada pela atenção, outros dúvida e possível fazer pipoca??

      Excluir
  26. ...Boa noite Maurício, gostaria, se possível, de uma informação vossa. Existe, nesta modalidade de panelas de pressão elétrica, algum tipo de panela que eu possa programar algumas horas antes o momento dela começar a cozinhar? tipo, uma noite antes eu coloco todos os ingredientes (legumes, etc) dentro e a programo para que ligue sozinha no outro dia, tipo as 12h. Isto é possível ou ainda apenas ficção na minha cabeça?rsrs...abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aqui mesmo no blog nas DICAS eu explico isso, as que são Digitais, tem o timer que faz essas programações.

      Excluir
  27. Olá, Maurício! Tenho uma panela de pressão (Walita), mas usei apenas uma vez e ficou tudo errado! rsrsrs Vim me socorrer no seu blog, porque já sou assídua no "fritadeira sem óleo" e amo! A cuba antiaderente da minha panela de pressão tem uma marcador indicando a quantidade mínima de água, mas observei que em muitas receitas não colocamos água... Inclusive, acho que minha única tentativa de usar a panela não deu certo, porque coloquei muito líquido (para poder atingir a linha de marcação) e ficou uma verdadeira "sopa"! E agora? Preciso mesmo colocar a quantidade mínima de líquido indicada na panela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pode fazer exatamente como ensino aqui no blog nas receitas. Abraços!

      Excluir
    2. Ok! Muito obrigada! :)

      Excluir
  28. Mauricio,obrigada pelos os detalhes que nos deixam bastante seguras. Gostaria de saber se pode colocar a água já aquecida, no caso, para cozimento de feijão.

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Conhecendo a Panela de Pressão Elétrica! 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top