Últimas Receitas

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Como Refogar e Dourar na Panela de Pressão Elétrica?

Muita gente tem me perguntado como fazer para refogar temperos na panela de pressão elétrica, e como fazer se quiser dar uma dourada em ingredientes ou carnes antes do preparo, então hoje explicarei como fazer!



É bem simples e não tem segredos.

- Como refogar:
Para refogar qualquer coisa, como temperos, bacon, vegetais... basta selecionar a função REFOGAR da panela de pressão elétrica, colocar os alimento dentro e refogar como já fazia normalmente antes no fogão. Quando estiver da forma que deseja cancele a função e programe a função que irá utilizar para preparar o tempo, ajustando o tempo e timer se for o caso.

Se sua panela não tem o ciclo REFOGAR, utilize qualquer ciclo da panela de pressão elétrica, você pode colocar o que deseja refogar dentro dela e mexer refogando como se faz normalmente. Quando estiver bom para seu gosto cancele a programação e prossiga com o preparo da receita como de costume ou indicado na própria receita.
Para padronizar e simplificar você pode usar sempre o ciclo ARROZ, que é um dos mais curtos e rápidos, refogando conforme desejar e cancelando a programação quando desejar.

Você pode fazer isso com a panela aberta ou com a tampa somente apoiada, caso seja algo que espirre ou gere muito cheiro pela casa.
Por exemplo, se for refogar temperos básicos, como cebola, alho... basta pica-los como de costume, ou triturar, amassar... colocar na panela com um fio de óleo ou azeite e refogar como expliquei acima, depois cancele, coloque a carne, arroz, etc... tampa a panela e programa a função desejada, ajuste o tempo se for necessário e pronto.



- Como dourar:
Para dourar, como carnes, aves, etc... o processo é o mesmo de refogar. Basta selecionar a programação de REFOGAR ou um ciclo qualquer, pode ser o ciclo ARROZ que é mais curto e rápido, colocar dentro da panela o que desejar dourar e quando estiver pronto cancele o ciclo, tampe a panela, escolha o ciclo que vai utilizar na receita, ajuste o tempo se for necessário e pronto.

Dicas: Eu particularmente não gosto de refogar temperos, pois acho que perdemos tempo e ficamos com a roupa, cabelo e a casa cheirando forte. Então eu faço o seguinte, utilizo alguns temperos prontos, como alho frito daquele comprado granuladinho já frito, cebola desidratada, hoje já existe a frita douradinha também... quando vou fazer o arroz por exemplo, coloco um fio de óleo, o alho e cebolas fritos, o arroz e o sal, já tampo a panela programo e pronto, e o sabor fica maravilhoso, as vezes até melhor do que fritar o fresco, o mesmo vale para feijão, sopas, molhos...

Espero ter ajudado e simplificado essa dúvida tão comum e tão simples.

Abraços,

Maurício


18 comentários:

  1. Esse é o Cara!!
    Mauricio vc já mandava com a Fritalight mas agora tá se superando hein.
    Show!!!

    ResponderExcluir
  2. to adorando pois tenho os dois a panela e a fritalight

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, agora não precisa de mais nada na cozinha rs

      Excluir
  3. Maurício estou com uma dúvida, eu vi algumas pessoas reclamando que a panela nova da mondial no modo refolgar ela nao refogaa estando aberta, isso é verdade? Quero comprar a minha, mas fiquei com essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, eu não me recordo agora se na função REFOGAR ela funciona com a tampa aberta, mas isso não faz diferença, pois na hora de refogar vc vai usar a panela sem pressão, seja sem ou com a tampa. Abraços!

      Excluir
  4. Obrigada pela resposta Maurício, agora posso comprar sem medo. Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!! Acabei de me dar de Natal a panela de pressao e a air fryer, achei o manual e receitas muito vago, resolvi pesquisar e encontrei tudo num lugar só. Muito obrigada por fazer o trabalho por nós. kkkkkk, sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de comprar uma panela elétrica e achei muito fraco as informações do manual, se não fosse esse blog, certamente teria detestado o produto. Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  7. lenite santos cunha4 de março de 2015 19:34

    ganhei a minha panela de pressao eletrica,estou vendo suas dicas de como usar,gostando muitooo.obgd.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelas dicas.Comprei a panela de pressão elétrica MONDIAL estou AMANDO.Uma dúvida posso fazer bolinho de chuva nesta panela?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom, parabéns. Bolinho de chuva? Mas bolinho de chuva é frito rs... faço na AirFryer. Abraços!

      Excluir
  9. Por sua culpa não aguentei e comprei também uma panela de pressão kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Parece tudo de bom essa panela de pressão! Acho que vou correr p/comprar uma! Kkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  11. Estou adorando as dicas uma dúvida já que nunca usei cebola nem alho granulado (vou comprar) qual quantidade que eu uso?

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Como Refogar e Dourar na Panela de Pressão Elétrica? 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top