Últimas Receitas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Como cozinhar Leite Condensado de Lata e Caixinha na Pressão

Doce de leite é sempre uma delícia, se for feito com leite condensado cozido na pressão então é ainda melhor. Vou ensinar aqui como cozinhar tanto o leite condensado de latinha como o de caixinha tetra pak. Sim, dá para cozinhar leite condensado de caixinha também!



Você pode cozinhar quantas latas ou caixinhas de leite condensado quiser ao mesmo tempo, contanto que caiba um ao lado do outro na panela de pressão elétrica.

Lata: Para cozinhar o leite condensado de lata, coloque a lata dentro da panela de pressão elétrica e cubra com água uns 2 dedos acima da lata pelo menos.
Coloque a válvula da panela na posição de pressão. Programe a panela de pressão elétrica na função FEIJÃO e ajuste o tempo para 40 minutos.
Quando estiver pronto desligue a panela, retire a pressão e retire a lata de dentro, coloque na geladeira para gelar e depois abra e sirva!

Caixinha (Tetra Pak): Para cozinhar o leite condensado de caixinha não podemos simplesmente colocar ela dentro da panela como no caso da lata, temos que embrulhar em papel alumínio.
Embrulhe a caixinha em papel alumínio enrolando o papel ao redor dela, dê pelo menos 5 voltas justas, depois dobre as pontas e coloque dentro da panela de pressão elétrica.



Cubra com água uns 2 dedos acima da caixinha pelo menos.
Coloque a válvula da panela na posição de pressão. Programe a panela de pressão elétrica na função FEIJÃO e ajuste o tempo para 40 minutos.
Quando estiver pronto desligue a panela, retire a pressão e retire a caixinha de dentro, coloque na geladeira para gelar e depois abra e sirva!

Dicas: Para um doce de leite mais escuro e bem firme deixe mais tempo, até 50 minutos.

Aviso: NUNCA, nunca mesmo abra o leite condensado após cozido ainda quente, pode espirrar para todos os lados, pode até explodir e te queimar, sempre espere gelar ou esfriar para depois abrir.


31 comentários:

  1. bom dia estou fazendo as receitas do blog, só tenho uma duvida ,a forma de pudim não estraga o antiaderente da panela? tt. syrthe

    ResponderExcluir
  2. que legal a ideia do doce de leite ........tenho uma duvida, a lata de leite condensado moça agora vem com a aquela tampa com o abridor , que particularmente acho horrivel, e mais dificil de abrir ...sera que essa lata pode ser feito na pressao ???? outra coisa tem alguma marca especifica ou pode ser feito com qualquer leite condensado...obrigada....Mirna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirna, pode ser feito com qualquer marca de leite condensado. Aquela nova lata com puxador eu ouvi dizer que não pode, que ela se abre durante o cozimento.

      Excluir
    2. Estou fazendo, fiquei na dúvida...vai pra geladeira embrulhado no papel alumínio?

      Excluir
    3. muito obrigada pela resposta.....e vamos fazer o doce de leite ...Mirna

      Excluir
    4. Sim, pode levara para gelar embalado mesmo, depois que gelar bem aí vc abre e serve o doce!

      Excluir
    5. Pode cozinhar a nova lata normalmente, a Moça me confirmou!

      Excluir
  3. Obrigada! Ficou ótimo. Postei foto no Fb. beatriz

    ResponderExcluir
  4. Estou fazendo essa receita agora para uma torta de doce de leite que vou fazer. Mas só o falto de poder cozinhar a caixinha seguindo esse passo a passo já achei maravilhoso, pois geralmente as caixinhas são mais baratas do que as latas.
    Obrigado Mauricio sigo seus dois blogs e sempre suas receitas me ajudam Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mauricio
    Tem uma receita de doce de leite que o pessoal faz no vidro de palmito, na panela de pressão comum.
    Podemos fazer na elétrica tb?
    Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço Sandra, não sei te dizer. Mas se é feito na pressão acredito que não teria problemas.

      Excluir
  6. Ok, Mauricio.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Maurício, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelas receitas, uma melhor do que a outra. E o melhor de tudo, todas praticas para nós mulheres modernas e sem tempo kkkkk
    Minha duvida é a seguinte, teria problema de coloca-las em pé para cozimento? Ex: se eu for cozinhar 4 caixas de leite condensado, posso embrulha-las e deixa-las em pé na panela?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! Não, não tem problema, nem tb se forem deitadas umas sobre as outras, isso não faz diferença, contanto que a água cubra tudo! Abraços!

      Excluir
  8. Em qualquer panela elétrica pode coziar o doce de leite ?! Todas são seguras? Boa noite Odorei suas receitas Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em qq panela de pressão elétrica vc pode fazer qq uma de minhas receitas ;)

      Excluir
  9. Bom dia Maurício! Estava olhando as suas receitas e a minha panela ela é diferente da sua, a minha não tem essas funções "Arroz" "Feijao" ela tem as funções de cozinhar, selar, aquecer, pressão, entre outras nesse estilo. Quando você fala nas suas receitas que é pra programar a válvula pra pressão e colocar no ciclo tal, posso colocar a minha no ciclo pressão? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais importa não são as funções, as funções apenas facilitam o manuseio e programação, o que mais importa é seguir o tempo e modo de preparo.

      Excluir
  10. boa tarde a minha panela e manual e na posição FEIJÃO marca 1 hora e na receita vc diz 40m, como faço????

    ResponderExcluir
  11. Posso colocar a lata deitada? Pois se colocar em pé, com dois dedos de água, vai ficar além da quantidade máxima permitida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q vc não leu com atenção... são dois dedos de água acima, e não apenas dois dedos de água. Pode ser na posição que quiser a lata.

      Excluir
  12. Boa tarde, vim deixar meu depoimento, ontem vi a receita no seu site, fiquei receosa em fazer com o leite condensado de caixinha, pois já faço outras receitas, como bolo de chocolate, pudim de leite e bolo de banana, alem do que a panela nos propõe.Mas, a curiosidade foi maior, arrisquei fiz logo duas caixinhas, obedeci todo o processo que vc ensinou e fui á luta. Não é que deu certo, alias,certissimo,ficou mesmo uma delícia, arrisquei deixar a mais 10 minutos do tempo indicado, mas ainda prefiro fazer da proxima vez ele com 40 minutos que ficara mais clarinho. Depois de pronto abri a caixinha coloquei em um pote na geladeira, aí é que a coisa ficou boa. Agora uma curiosidade, fiz duas caixas, no caso de fazer mais e já deixar na geladeira na própria caixinha para uma eventual visita ja ter pronto, para serfci-la de imediato, fica bom?

    ResponderExcluir
  13. Mauricio, é a segunda receita sua que testo e também é muito prática e como você sugeriu deixei por 50 minutos e ficou moreninho, mais firme. Adorei. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Estava louca para saber se podia fazer doce de leite na panela elétrica ....e achei aqui...você é DEMAIS!!!! Muito obrigada por compartilhar conosco. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Vc já usou aquela lata abre fácil? Sabe se pode? Muito bom o seu artigo, eu estava em duvida se podia mesmo usar uma panela elétrica pra fazer esse doce maravilhoso. Obrigada!

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Como cozinhar Leite Condensado de Lata e Caixinha na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top