Últimas Receitas

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Arroz Integral na Pressão

Hoje em dia o arroz integral finalmente se popularizou, sempre gostei, mas antes era difícil até de encontrar para comprar.
O único inconveniente é que no fogão nem sempre sai como queremos e na panela de pressão elétrica fica sempre perfeito, no ponto, eu adoro!



Ingredientes:
2 medidas de arroz integral
4 medidas de água
1 fio de azeite
Sal, alho e cebola à gosto

Como já ensinei para vocês na receita de Arroz Branco na Pressão, eu costumo usar como tempero apenas alho frito daqueles comprados prontos, mas vocês podem usar o tempero que estão acostumados. O sal eu também deixo à gosto aqui porque no arroz integral particularmente gosto de usar menos sal, acho que se usar a mesma quantidade que uso no arroz comum fica salgado para meu paladar.
Coloque todos os ingredientes na panela de pressão elétrica, programe o ciclo ARROZ e ajuste o tempo para 17 minutos, se gostar mais al dente ajuste para apenas 15 minutos.




Dicas: Você pode substituir os temperos e o sal por um envelope / sachê daquele temperinho pronto para arroz ou aqueles para legumes, além de agilizar dá outro toque e cor no arroz.
Se quiser refogar os temperos antes basta programar o ciclo ARROZ colocar os temperos e refogar, depois cancele a programação, coloque os demais ingredientes e program o tempo que indiquei acima.

Observações: Para fazer menos ou mais arroz siga sempre a seguinte regra, para cada medida de arroz integral utilize 2 medidas de água + os temperos à seu gosto!


16 comentários:

  1. Que rápido o cozimento, Maurício!
    Comprei uma semana passada, na promoção do Submarino! Estou louca para testar! ;)

    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, que bom, vc vai adorar sua nova parceira na cozinha!

      Excluir
  2. Comprei 1 de arroz e outra de feijão too esperando chegar espero que não me arrependa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas para que panela de arroz Marta? Com a panela de pressão elétrica vc faz tudo, inclusive o arroz, e mais rápido e melhor!

      Excluir
  3. Boa tarde Maurício, para fazer apenas 1 medida de arroz posso usar 2 de água? E quanto ao tempo, será que 10 minutos fica bom?
    Abraço, Gil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil, é como eu disse no final da receita "Para fazer menos ou mais arroz siga sempre a seguinte regra, para cada medida de arroz integral utilize 2 medidas de água + os temperos à seu gosto!", o tempo é o mesmo, pois não é pela quantidade e sim o tempo de cozimento do alimento. Abraços!

      Excluir
  4. Fiz conforme a receita ...não tem erro. Ficou perfeito !!!!

    ResponderExcluir
  5. O meu arroz integral (prato fino) ta durando 30 minutos para ficar pronto faço com dois e meio de água, com menas água fica duro. Sera que é por causa da marca?Qual você usa?Ou você deixa de molho na água de um dia pro outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ser a marca, eu não uso parboilizado ok, uso o integral comum tipo 01.

      Excluir
  6. Mauricio..fiz conforme a receita e quando abri ainda tinha água..coloquei mais tempo e virou papa..usei integral uncle beans....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é Arroz parboilizado? Pq eu não uso desse, uso comum.

      Excluir
  7. Maurício cozinha normal sem pressão?eu fiz assim e não ficou bem cozido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas amiga, vc não leu a receita? Esta escrito... como sem pressão, panela de pressão é para usar com pressão, se não para q serve rs

      Excluir
  8. Maurício é que arroz branco eu faço sem pressão.e de fato eu não entendi na receita se precisava de pressão.mas eu fiz de novo agora co pressão rs e deu muito certo.obrigada Maurício sempre muito atencioso s e com ótimas receitas e dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois faz errado, arroz branco é com pressão tb, tudo é com pressão, a panela de pressão elétrica é justamente para isso, e assim vc mantem os nutrientes e faz tudo mega mais rápido, agora se vc usa ela sem pressão é a mesma coisa de usar qq panela comum e não ganha nem em tempo nem nas demais vantagens da panela de pressão elétrica.

      Excluir
  9. O arroz integral ficou otimo. Adorei a praticidade. Nunca pensei que levasse tão pouco tempo no preparo. :)

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Arroz Integral na Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top