..
sábado, 9 de agosto de 2014

Arroz Branco na Panela de Pressão

Depois que fiz meu primeiro arroz na panela de pressão elétrica nunca mais fiz de outra forma! Além de ser muito rápido sempre sai soltinho, saboroso e no ponto.
Além da receita, que é super simples, darei algumas dicas minhas ótimas!



Ingredientes:
2 medidas de arroz branco
3 medidas de água temperatura ambiente
1 colher de chá de sal
1 fio de óleo ou azeite
1 colher de chá de alho amassado ou triturado
1 colher de sopa de cebola picada ou triturada

Se você gosta de refogar os temperos antes do preparo, refogue , como já ensinei AQUIdepois coloque o arroz e a água, tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe a função ARROZ por 10 minutos.
Quando estiver pronto você pode virar a válvula e retirar a pressão da panela ou aguardar ela destravar sozinha, abrir e servir o arroz. Eu gosto de deixar a panela destravar e liberar a pressão sozinha quando faço arroz, acho que fica mais saboroso e soltinho!














Se você não liga para refogar os temperos basta colocar tudo dentro da panela de pressão, tampar, programar a função ARROZ por 10 minutos e pronto.

Dicas: Nesta receita eu tenho um truque, para não precisar refogar os temperos utilizo alho frito, daquele que já compramos fritinho e sequinho, coloco 1 colher de chá dele e quando quero cebola uso uma colher de chá de cebola desidratada, o sabor e o aroma ficam intensos, uma delícia e pronto em apenas 10 minutos sem ter que refogar nada.
Outra dica aqui é substituir os temperos e o sal por um envelope / sachê daquele temperinho pronto para arroz ou aqueles para legumes, além de agilizar dá outro toque e cor no arroz.

Observações: Para fazer menos ou mais arroz o tempo será sempre o mesmo, mas siga sempre a seguinte regra de proporção:
- 1 xícara de arroz + 1 e 1/2 xícara
- 1 e 1/2 xícara de arroz +  2 e 1/2 xícaras
- 2 xícaras de arroz + 3 xícaras
- 3 xícaras de arroz + 4 e 1/2 xícaras
- 4 xícaras de arroz + 5 xícaras
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.


74 comentários:

  1. Vc sempre inovando... Já vou comprar a minha panela de pressão elétrica pq sei que vem muitas receitas deliciosas como no blog da máquina de fazer pão e a do AirFree.
    Meus parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lourenço, seja bem-vindo aqui também, é um prazer! Obrigado pelo carinho, vc vai adorar, estou preparando muitas delícias! ;)

      Excluir
  2. Olá Maurício,
    arroz branco em 10min pronto? Soltinho?

    E o parboilizado? Em média quanto tempo?

    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Rafaela ;) O parboilizado eu nunca fiz, não gosto, mas acredito que pode fazer do mesmo jeito que ficará ótimo!

      Excluir
  3. A modo de preparo também serve ao arroz integral? Pois hoje em dia só temos comido esse tipo de arroz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, não, o integral muda, ou ensinar aqui no blog em breve, aguarde. Abraços!

      Excluir
  4. Gente, que legal poder fazer arroz branco na panela de pressão também!! vou testar :)

    ResponderExcluir
  5. Vc não vai mais querer fazer de outra forma! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maurício. ..sempre acompanhando e curtindo suas receitas.Tenho a panela elétrica da Eletrolux...o feijão fica maravilhoso,mas o arroz,não acerto.Será q é a marca do arroz ou a qtde de água??...coloco duas medidas de água p uma e arroz.

      Excluir
    2. JO, vc esá errando a proporção, veja aqui na minha receita a correta!

      Excluir
  6. ola adorei seu novo blog, ja te acompanhava na fritadeira , mas estou com uma duvida, esse tempo de 10 min é somente para duas medidas de arroz ? , como calculo o tempo para outras medidas .abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no caso do arroz branco, quando eu faço mais do que isso leva o mesmo tempo.

      Excluir
  7. A minha e da Electrolux e não tem função arroz,seguindo sua receita qual função eu coloco? Já que não tem função arroz?

    ResponderExcluir
  8. Vou comprar uma panela de pressão elétrica em breve
    já coloquei esse blog nos meus favoritos junto com o outro da AirFryer
    Quero fazer o arroz sem comprar os temperos prontos, e não precisar refogar os temperos
    Tem como fazer os temperos alho frito e cebola desidratada na AirFryer ?
    Ficaria melhor, ou é melhor comprar os prontos mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai adorar. Leia o post de como refogar aqui mesmo no blog. Acredito que dê sim, ainda não experimentei. Os prontos são super barato, 100 gr custa bem pouco e rende um montão para vc ter uma ideia. Abraços!

      Excluir
  9. Olá Maurício,
    eu de novo! Deixa eu te pedir uma coisa! A panela possui um timer, semelhante a da máquina de pão, onde posso programar tantas horas para o início do arroz? Sonho em chegar em casa ao meio dia e o arroz já estar prontinho (ou terminado) hehe!"

    Qual é o modelo da sua?

    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, a minha é Mondial de 4 litros. Tem um botão escrito TIMER, é usando ele que vc programa, veja como fazer no post onde explico "Como Usar a Panela de Pressão Elétrica" aqui mesmo no blog e tb tem no manual. Abraços!

      Excluir
  10. Maurício, comprei uma da oster e a receita de arroz também fala em 2 xícaras. Sabe o tempo para fazer 1 xícara?

    ResponderExcluir
  11. Maurício qual a quantidafe de água ideal para cada medida de arroz?

    ResponderExcluir
  12. Só de ouvir meu marido dizer q foi o melhor arroz q já fiz valeu o investimento. Realmente ficou soltinho meu arroz muito tenro. Show!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mauricio
    Vc sabe dizer se é possível fazer o arroz para sushi (gohan) usando essa panela de pressão eletrica da Mondial?
    Parabéns pelo blog =)

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo trabalho e obrigado por nos ajudar. Minha família é bem grande e comprei uma Philco de 6L que o fabricante diz fazer 12 xícaras de arroz. A medida de.de tua receita não segue um padrão. Quantas de água devo usar p 10 xícaras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jimmy essa informação q vc diz é 10 xícaras de arroz pronto, não crú rs...

      Excluir
    2. Rs deve ser, mas Fiz 03 medidas e deu por volta de 1/3 da panela. Ficou bom mas botei pouco óleo. Qual o máximo que já fez? E obrigado por ter respondido.

      Excluir
    3. Jimmy nunca faço muito, faço sempre 1, 2 ou 3 xícaras, nunca precisei fazer muuuito. A medida não é uma xícara, por isso eu disse, 2 medias vão dar umas duas xícaras, então deve dar para vc fazer umas 3 xícaras de crú, e tem que ver se não passa do limite MAX da panela.

      Excluir
  15. Débora Souza Olevate31 de maio de 2015 às 18:55

    Ei, Maurício! Amo seus blogs! Muito obrigada por sempre facilitar nossas vidas com suas dicas! Ja fiz várias das suas receitas, tanto na pressão, como na air fryer, e todas deram certíssimo! Mas estou com alguma dificuldade no arroz... Já fiz várias vezes, segui a receita direitinho, mas esta ficando grudado... Não consegui descobrir o motivo... Minha panela é da Philips, lavo o arroz, coloco 10 min, afogo o alho, uso a proporção de agua e arroz que vc indica... Mas não ficou soltinho nenhuma vez, será pq? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou trocar o arroz? Arroz bom não precisa ser lavado. E se mesmo assim ficar grudado use um pouquinho menos de água. Outra coisa, não abra a panela assim que ficar pronto, pode ate retirar a pressão, mas deixe alguns minutinhos tampada ainda, fica mais soltinho.

      Excluir
  16. Bom dia! Por favor, devo aumentar a quantidade de temperos na mesma proporção em que aumentar a quantidade de arroz?

    ResponderExcluir
  17. Olá Maurício, parabéns pelo excelente blog, Comprei uma panela de pressão da Wallita e já fiz varias receitas nela que sempre deram certo, porem só tenho problemas com o arroz nunca da certo, após o termino do ciclo que no caso da wallita são 3 minutos e não 10 como na sua, mas se faço com 3 minutos quando abro ainda tem agua e se deixo 10 minutos fica empapado. O que pode estar acontecendo? Obs uso arroz de qualidade. Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. A maneira de contar o tempo de sua panela é um pouco diferente, mas experimente fazer com as medidas e o tempo que passo aqui e veja o resultado, se for necessário ajuste a agua ou o tempo até acertar, lembre-se que a panela de pressão elétrica não perde líquidos.

      Excluir
  18. Boa tarde!
    Olá, Mauricio
    Ganhei uma panela de pressão eletrica e fui pequisar receitas no google, então, acheio o seu blog, adorei é maravilhoso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Oi Mauricio, uma dúvida cruel, rsrs. Eu tenho uma panela elétrica de arroz. Só que quando ela entra em aquecimento o arroz tem que ser retirado. Sempre gruda no fundo quando não queima um bocadinho. Nem tenho usado mais. Com a panela de pressão isso não acontece? Obrigada, abraços. Anamaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tem nada a ver uma com a outra, são eletros totalmente diferentes. A de pressão elétrica pode ficar o tempo q vc precisar e nunca queima no fundo. Por isso já faz anos q deixei de lado a de arroz e tenho várias de pressão rs.

      Excluir
  20. Pelo que entendi da sua proporção é 1 de arroz para 1/2 de água certo?
    Então 4 de arroz dá 6 de água e não cinco como acima.ou entendi errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, conforme aumenta as medidas de arroz a proporção muda, não tem um padrão, justamente por isso que fiz essa "tabelinha" a ser seguida. Lembre-se q a panela de pressão elétrica não perde água.

      Excluir
  21. Olá Mauricio, seu blog é fantástico, sempre corro aqui para consultar receitas :)
    Qual é a medida da sua xícara? 200mL, 250mL ou vc usa o copo medidor da panela como 'xícara'?
    Obrigada,
    Stephanie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Qd me refiro a medida é o copinho q vem com a panela, qd falo xícara é xícara medidora de uso culinário, que tem padronizadamente 240/250ml.

      Excluir
  22. Oi Maurício acabei de fazer meu 1°arroz na minha maravilhosa panela de pressão elétrica,ficou divino nossa o pessoal aqui de casa adoraram.Graças a minha linda panela e a você neh porque sem vc seria uma ótima panela claro, mas sem função porque não saberíamos fazer essas delícias

    ResponderExcluir
  23. Caramba!!! Seu blog veio na melhor hora! Ganhei a panela e estou me deliciando com as suas receitas e dicas. Muito obrigada!!
    Patrícia

    ResponderExcluir
  24. Olá, Maurício! Adoro suas receitas, as dicas, as ideias... Nossa, todas as minhas dúvidas, consulto o seu Blog ou seus vídeos no You tube... É maravilhosooooo! Parabéns e muito obrigada por ser meu GURU na cozinha tecnológica!

    ResponderExcluir
  25. Bom dia!Sempre quis ter uma panela de pressão mas ocupam muito espaço e já tenho a de arroz e a air flyer que uso bastante. Minha de arroz quebrou e como vi que dá para fazer arroz na de pressão estou querendo unir o útil e agradável e adquirir uma de pressão. Qual panela de pressão você indica e usa?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Mauricio, td bem? Onde compro esses temperos prontos que vc usa?
    Não é legal a casa cheirando alho mesmo =/, quero experimentar pra ver se acaba meu "problema". Em casa de produtos naturais que acho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são temperos prontos e sim desidratados ou em pó rs... vc encontra em qq mercado, em cerealistas, mercados municipais, feiras, etc...

      Excluir
  27. Olá, Mauricio. Tenho essa panela de pressão da Mondial, e ainda não tinha utilizado ela prá fazer arroz. Pode me esclarecer uma dúvida; será que ela mantem o arroz quentinho por bastante tempo como as panelas de arroz??? É que eu gostaria de utilizá-la para quando tiver churrasco em casa, e, sabe como é, churrasco nem todos se servem na hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, ao terminar ela entra nessa função, mantem muito melhor que a de arroz. Vc já viu as DICAS aqui no blog? Já leu o manual ou viu os vídeos básico de panela de pressão elétrica no canal? Se não, recomendo. Bjos

      Excluir
    2. Oi. Parabéns pelo blog. Arroz parbolozado tbm segue as regras do arroz branco? Obrigada.

      Excluir
    3. Não tenho como te dizer, nunca fiz porque não suporto esse arroz kkk

      Excluir
  28. Olá, fiquei com uma duvida, o que seria "um fio de", esse termo "fio" é qual medida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma medida popular e não exata, assim como se diz uma pitada de, se usa um fio de... é basicamente uma quantidade pequena, aquela que cai ao se despejar em fio o óleo ou azeite, a quantidade que sai e é logo interrompida ao se formar esse fio ligando a fonte do óleo usado até que o mesmo chegue a panela. Jura que nunca ouviu essa expressão? Vc cozinha? É do Brasil?

      Excluir
    2. Não cozinho, estou me mudando pra morar só pq passei em um concurso aí estou aprendendo isso agora, haha.vlw pela dica.

      Excluir
  29. Acho que suas explicações são as melhores. Outros videos são dificeis de entender. Mas não encontrei o video de como fazer o arroz, assisti outros videos e me confundi toda se era ou não pra deixar pressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Não tem vídeo de arroz, tem receita, aqui mesmo onde vc esta comentando.

      Excluir
  30. Hola Mauricio estoy amando mi olla express eléctrica hice arroz, carne, el biscochon de chocolate que tú enseña en tus vídeos, se quedo riquísimo y el pisto(antepisto) de berenjena fue todo un suceso 👏👏👏👏gracias por ebseñar nos tanto, me gustaría tener en vídeo la receta de algunos de los caldos😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  31. Oi Mauricio,
    Comprei uma panela elétrica de pressão Walita, e não encontro muitos vídeos de receita e qdo encontro não são tão explicativo como vc. Parabéns!!!!! vou tentar adaptar a sua mondial na walita. Será que dará certo? te conto depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda panela de pressão elétrica faz a mesma coisa meu amor.♥

      Excluir
  32. Hello Maurício!! Você é muito show. Suas receitas são ótimas e você está salvando meu esposo e eu (rsrs). Pois, compramos uma panela de pressão elétrica e estamos fazendo suas receitas. E eu não poderia deixar de comentar que você se garante. Um abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  33. Oi Maurício. O arroz posso usar no timer? Quero ir trabalhar e deixa-lo pra ficar pronto qdo volto. Será que dá tranquilo?

    ResponderExcluir
  34. Achei hoje esse blog e já estou amando. Adquiri uma panela elétrica de pressão e estava pensando em disfazer da de arroz . Agora vendo que dá p fazer na de pressão irei com certeza criar esse novo hábito ! Obrigada por compartilhar :)

    ResponderExcluir
  35. Fiz exatamente como na receita e ficou perfeito. Quantidade ideal para um casal.

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Olá, como faço para comprar seus livros de receitas?.Moro em Portugal. Obrigado

    ResponderExcluir

Tem uma dúvida? Por favor veja se a informação já está no próprio texto da receita ou se já está respondida nos comentários ou na categoria DICAS aqui mesmo do blog antes de perguntar. Todas as receitas e fotos deste blog são reais e de minha autoria, todas dão certo em qualquer Panela de Pressão Elétrica. Precisa de ajuda? Terei prazer em ajudar!

Item Reviewed: Arroz Branco na Panela de Pressão 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.

Veja também:

Scroll to Top